Item presente em grande parte das residências brasileiras, o botijão de gás deve ser usado de maneira segura, de modo a atender as recomendações técnicas. Tudo para garantir a segurança dos usuários.
Listamos abaixo algumas dicas de segurança para o uso do botijão de gás e como aplicá-las corretamente no seu dia a dia. Caso possua tal item na residência, o ideal é sempre adquirir o produto de uma distribuidora de gás conhecida.
Cuidado com as mangueiras
Nunca faça emendas na mangueira. É indicado que o botijão fique a uma distância segura do fogão, entretanto não estique a mangueira original, que tem no máximo 80 centímetros. Por isso, calcule a distância antes de instalar. Não a deixe a mangueira posicionada atrás do fogão, porque o calor durante o uso pode danificá-la e causar vazamentos. As mangueiras de gás possuem prazo de validade e por isso devem ser trocadas a cada cinco anos no máximo, para garantir a integridade e a segurança da peça.
Local arejado
Os botijões de gás devem estar em um abrigo adequado para botijões, com a porta bem arejada e espaço para o gás, o registro e a mangueira. Mantenha o local sempre limpo.
Mantenha produtos inflamáveis distantes
O botijão de gás não deve ficar perto de armários ou prateleiras em que estejam produtos inflamáveis, como álcool, querosene, inseticidas, entre outros; porque, em caso de vazamento, podem entrar em contato com o gás e causar explosões.
Atenção com ralos e caixas de esgoto
É importante manter o botijão a uma distância de pelo menos um metro e meio de ralos, porque o gás é mais pesado do que o ar e em caso de vazamento pode se infiltrar nessas tubulações e causar explosões.
Não deite o botijão!
Ao contrário da crença popular, deitar o botijão não ajuda a aproveitar o finalzinho do gás e continuar cozinhando. Isso não deve ser feito, porque quando o vasilhame é deitado o GLP pode haver vazamento pela mangueira, além de danificar o regulador de pressão. Tal dispositivo deve ser instalado com as mãos. O uso de ferramentas deve ser evitado porque podem causar faíscas, desgaste ou danificar a peça.
Sempre faça o teste de vazamento
O truque da espuma de sabão é o mais indicado para detectar possíveis vazamentos. Após conectar a válvula, passe espuma de sabão entre a conexão. Se surgirem bolhas, existe vazamento. Caso isso aconteça, desconecte a válvula e repita a instalação. Caso o vazamento continue, solicite a troca do botijão.
Compre apenas produtos confiáveis
A melhor forma de ter garantia do produto é comprar de revendedores autorizados. É importante verificar a presença e a integridade do lacre e do rótulo de segurança.
Por Alice Bachiega