Entenda quais são as principais características dos tipos de ração existentes no mercado.
Todo dono está preocupado com a alimentação do seu melhor amigo de quatro patas. E uma das melhores formas de garantir o bem-estar do cachorro é oferecer a ele uma ração adequada, que tenha os nutrientes necessários para ele se desenvolver e viver com saúde e disposição para dividir bons momentos com seu dono.
Se você quer acertar na escolha da ração para cachorro, é melhor compreender melhor as características dos principais tipos existentes no mercado. O texto abaixo apresenta esses detalhes.
Comum
Trata-se do tipo mais encontrado nos pet shops e lares dos brasileiros, por se tratar do tipo mais barato disponível no mercado. A ração comum é caracterizada por ser de fonte natural, composta em grande parte por ingredientes de origem vegetal, como farelo de soja e milho.
Você não precisa se preocupar pensando que ela pode fazer mal para o seu cachorro ou que ele não se saciará com ela. A produção dessa ração leva em conta as principais necessidades do cão, a ponto de suprir o valor nutricional mínimo que ele precisa para viver bem.
Entretanto, por se tratar do tipo mais barato, o dono precisa saber que as rações desse tipo são as menos efetivas disponíveis, geralmente, com baixa taxa de absorção pelo organismo do animal. Para que a dieta dele fique mais equilibrada, é interessante misturar esse tipo de alimento com outras rações.
Premium
As rações do tipo Premium são alimentos de primeira qualidade, caracterizadas por sua fonte de origem animal, ou seja, rica em proteínas. Elas também são mais digestíveis para o cachorro e, de uma maneira geral, colaboram melhor para o funcionamento de todo o organismo.
Elas também oferecem a vantagem de serem compostas por minerais e vitaminas que fazem bem à saúde do seu pet. E, justamente por serem mais completas, é provável que o seu cão se alimente menos vezes durante o dia, já que esse tipo de ração sacia o animal por mais tempo.
Claro, em relação às rações comuns, a Premium é mais cara e vai pesar mais no bolso. Porém, como o animal comerá menos vezes em sua rotina, é preciso fazer os cálculos. Dependendo da dieta dele, talvez fique mais barato optar por esse tipo em relação ao comum.
Super Premium
Essas rações são 100% de origem animal, o que as torna perfeitas para a digestão do cão. Inclusive, isso é válido também para os conservantes utilizados nesta ração, de forma que a refeição dele seja ainda mais completa. Seus ingredientes nobres podem incluir carne, frango, salmão e cordeiro, além de muitas vitaminas e minerais.
Por um lado, a imunidade do seu cachorro vai agradecer por todos esses nutrientes. Como se trata de uma ração muito rica em proteína, a tendência é que seu cachorro coma uma menor quantidade dela, ou seja, o pote dele ficará cheio por mais tempo. Uma dieta com ração desse tipo evita doenças como obesidade, ajudando o cão a ficar dentro do peso ideal — combinada, claro, com a prática regular de atividades físicas.
Entretanto, é o tipo de ração mais caro no mercado. O proprietário precisa avaliar se compensa mais comprar pequenos pacotes desse tipo, que vai saciar o cachorro por mais tempo, ou se fica mais barato escolher outro tipo de ração.
Pontos para considerar
Além do preço e do valor nutricional das rações, o dono precisa considerar outros aspectos antes de escolher o tipo ideal para o seu cachorro. Um dos principais deles é observar se os ingredientes que compõem a ração são, majoritariamente, de origem animal. Quanto mais deles houver, melhor para o cão.
Também fique atento se há uma boa quantidade de vitaminas e minerais na composição nutricional do alimento. Evite as opções que tenham muitos corantes e aromatizantes: isso pode até deixar a ração mais gostosa para o seu parceiro, mas também pode causar reações alérgicas em alguns deles.
Por fim, converse com o veterinário responsável pelo seu companheiro. Ele poderá indicar uma ração apropriada para o seu animal, levando em conta o porte, a raça, a idade e as condições de saúde que ele apresenta. Dessa forma, há menos risco de você errar na escolha da comida do seu pet.