As tendências em decoração para o ano de 2021 giram em torno da percepção de um novo futuro. Um futuro que olha tanto para tecnologia quanto para a natureza, tanto para individualidade quanto para o coletivo. Um futuro que busca o equilíbrio.
Dentro desse clima de um mundo diferente, separamos algumas tendências incríveis para o próximo ano. Inspire-se aqui para começar a decorar sua casa agora mesmo!
Sustentabilidade
A nova década suplica por um olhar diferente para o meio-ambiente, um olhar de mais cautela e respeito. Então, a tendência é voltar-se para uma decoração sustentável.
Essa sustentabilidade vai desde móveis e acessórios produzidos com materiais reciclados até casas e edifícios autossuficientes, com aproveitamento de água da chuva e luz solar.
Dentro da sua casa, opte por um mobiliário feito com materiais reutilizados e evite estofados e similares de origem animal. Além disso, é uma boa ideia considerar o fator ambiental na hora de escolher de quem você consome: escolha empresas que já possuem uma visão sustentável.
Tecnologia
O mundo tecnológico não é ignorado nas tendências de decoração. Apesar desse apelo ao natural, a grande promessa para 2021 são as casas e edifícios inteligentes.
O uso de sistemas automatizados que cumprem todas as funções da casa por um comando de voz, como ligar/desligar as luzes ou abrir/fechar as cortinas está cada vez mais acessível e, portanto, cada vez mais utilizado.
Além do benefício de conforto e facilidade que esses sistemas tecnológicos trazem, a preocupação ambiental também se faz presente aqui. Com uma casa inteligente, você tem um consumo muito menor de luz, água, gás e, assim, acaba ajudando na preservação da natureza.
Minimalismo
O minimalismo deixa de lado extravagâncias e abre espaço para uma decoração funcional. A paleta de cores fica clara e neutra, remetendo a uma busca por ambientes de paz e tranquilidade.
Esse estilo de decoração já se relaciona com um estilo de vida em que a tendência é focar nas coisas que realmente importam, abrindo mão do que não se faz necessário e de tudo o que está ligado somente ao mundo das aparências.
Como já diz a famosa frase: Menos é mais.
Monocromático
Ligada ao estilo minimalista, a paleta de cores tende a ser monocromática. O destaque das tendências para 2021 são ambientes monocromáticos e brancos, valorizando a iluminação natural e procurando a expansão dos espaços.
Entretanto, para quem não abre mão de uma cor, investir em decorações monocromáticas em tons mais chamativos também é uma ideia moderna e sofisticada.
Espaços multifuncionais
Seguindo com o ideal de focar no que realmente importa, os ambientes da casa devem funcionar para diversos propósitos. Por isso, a pedida é por espaços amplos e abertos.
Esses espaços podem ser sem qualquer divisão, a exemplo do que normalmente acontece quando são conectados sala de estar, jantar e cozinha. Mas também podem ser separados por móveis retráteis ou biombos.
A grande questão dessa tendência é que ninguém mais quer seguir regras ao usar espaços da sua casa. Não é mais obrigatório fazer as refeições na sala de jantar e trabalhar apenas em um escritório, então é preciso que os ambientes estejam decorados abertamente para assumir diferentes funções.
Ambientes em estilo industrial
Focando em tipos de decoração, a pegada industrial vem com tudo. Esse estilo busca valorizar aspectos já existentes na construção (tijolos aparentes, paredes em diferentes materiais, encanamentos, etc).
Para dar um ar de aconchego, são usadas estruturas de plástico reciclado, metal e ferro para integrar os ambientes da casa. O mobiliário permanece em tons metálicos e o conforto fica por conta de poltronas super modernas e estilosas.
Ambientes em decoração escandinava
A decoração escandinava vem em contraste com o estilo industrial, pois prefere os tons claros e o clima clean.
Esse estilo está fortemente ligado a valorização de tons claros, da luz natural e do simples. Aqui o aconchego vem em primeiro lugar.
Os acessórios mais usados são colchas, tapetes, almofadas, tudo o que remete ao conforto. Já o mobiliário volta para tons de branco e também alguma coisa em madeira.
Vegetação interna
Independente do estilo de decoração do seu ambiente, existe uma tendência muito forte para incluir um pouco de verde nos espaços.
Uma vegetação interna está ligada com essa valorização do meio ambiente e de tudo o que é natural. Além, de concretizar a busca por paz e tranquilidade.
Esteticamente, as plantas são bem vistas também por funcionar como uma quebra de ambientações monocromáticas e brancas. A vegetação tendência para 2021 são os crótons, a palmeira-ieque e a árvore-da-felicidade. Também há o retorno das samambaias e da lança-de-São-Jorge.
Sabendo de todas essas tendências para o próximo ano, você tem inspiração de sobra para decorar ou redecorar sua casa.
Utilize toda a sua criatividade e lembre-se sempre de ver qual dessas novas modas encaixam-se com a sua personalidade. A tendência mais futurística de todas é a valorização do que você gosta!