Telhado verde: conheça esta tendência e saiba como planejar para seu imóvel

7 minutos de leitura

Você já ouviu falar em telhado verde? Essa é uma das grandes tendências de casas de luxo no momento, uma vez que é um recurso que não traz só beleza estética para um imóvel, mas também contribui com o meio ambiente e com o próprio conforto térmico do local. Ou seja: é uma estratégia que deixa o ambiente mais bonito e também mais gostoso de se viver. Por isso que tanta gente não tem poupado recursos na hora de utilizá-lo.

Já se você não conhece o que é o telhado verde, pode se surpreender ao ir visitar um imóvel para comprá-lo e ver que o telhado do lugar é feito de plantas, como nas antigas casas vikings. Talvez isso assuste e você tenha muitas preocupações: afinal de contas, isso não gera infiltração? Não atrai bichos? Não vai pesar no telhado e derrubar a minha casa?

Nada disso. O telhado verde é algo feito com muita criatividade e tecnologia para proporcionar muitas vantagens para o morador. Quer saber mais? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é um telhado verde?

Um telhado verde é uma nova maneira de pensar o telhado das casas. Em vez de usar telhas normais (ou mesmo as novíssimas telhas com placas fotovoltaicas para geração de energia solar), o telhado é feito de plantas reais, orgânicas, vivas. Ou seja: o grande elemento desse telhado é a grama (ou plantas mesmo, de grande porte) aparentes que ficam ali.

É claro que não se trata somente de fazer uma horta no telhado. A ideia é que o espaço fique esteticamente agradável, mas que também tenha funcionalidade e que não traga problemas para o imóvel.

Como essa tecnologia funciona?

Para funcionar, é necessário que se use muita tecnologia dentro de um telhado verde. Afinal, ele consiste em vários riscos (desde a absorção de água até outros) e, portanto, é necessário um projeto completo para nulificar esses riscos e conseguir os melhores resultados possíveis.

No geral, um projeto de telhado verde é composto por 7 camadas diferentes de materiais. São elas:

  • Telhado em si: a própria lajota da construção é a base inicial do telhado verde. Todo o resto vem em cima disso. Portanto, precisa ser reforçada e bem robusta para aguentar todo o peso da construção;
  • Membrana à prova d’água: por cima do telhado, vem uma membrana que segura toda a umidade e garante que nenhuma gotinha de água passará para o interior do imóvel. Isso é vital especialmente porque o telhado verde precisa de água para as suas plantas e absorve bastante a água da chuva;
  • Barreira anti-raízes: um dos riscos do telhado verde é que as raízes das plantas se infiltrem no telhado e causem danos na construção. Por isso, aplica-se uma barreira para conter o crescimento e garantir maior estabilidade no projeto;
  • Sistema de drenagem: apesar do telhado absorver a água da chuva para alimentar as plantas, ele também precisa de um sistema de drenagem para retirar o excesso de água e impedir que o telhado alague ou tenha vazamentos;
  • Tecido permeável: essa é a base do telhado verde, sendo colocado por cima do sistema de drenagem para receber a terra e as plantas;
  • Terra: é colocada no telhado para dar sustentação às plantas. Não é qualquer terra: trata-se de uma terra com nutrientes específicos para garantir o sucesso da plantação;
  • Vegetação: por fim, a implementação da vegetação do telhado. O mais comum é usar grama, pois é a planta mais resistente e fácil de ser usada. No entanto, outras plantas podem ser usadas também. Depende de cada projeto.

Quais as vantagens desse recurso?

Um telhado verde traz muitas vantagens para a casa ou prédio onde é instalado. A começar pelo conforto térmico e acústico. Afinal, a plantação em cima do telhado impede que o calor e o som entrem no ambiente da edificação, o que é especialmente recomendado em cidades quentes e muito barulhentas. Para quem vive naquela casa, ter uma temperatura mais agradável e menos barulho faz toda a diferença para uma maior qualidade de vida.

Outra vantagem é que o prédio gera menos poluição. Em primeiro lugar, as plantas no telhado absorvem gás carbônico e geram oxigênio. Ainda que em pouca quantidade, isso contribui para limpar um pouquinho da cidade (se todas as casas fossem assim, o resultado seria muito melhor! É por isso que, em Recife, qualquer prédio com mais de 4 andares já tem de ter esse recurso). Em segundo lugar, o telhado verde reduz muito o calor dentro do espaço. Portanto, no verão, há menos necessidade de usar o ar-condicionado, que consome energia.

Pronto! Viu só como o telhado verde é algo bem interessante? É claro que existem pontos negativos nessa tecnologia, como o custo um pouco mais alto com a mão de obra qualificada e a burocracia para ter esse projeto aprovado pelos órgãos públicos. No entanto, nada disso faz com que não valha a pena investir nessa tecnologia, pois ela é realmente inovadora e traz muitos benefícios para você.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo dizendo se você teria um telhado verde em casa ou não!

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo