Muitas redes hoteleiras têm visto no Instagram um grande potencial de divulgação de seus negócios. A grande maioria delas, inclusive, se rendeu ao uso das redes sociais recentemente, visto que são nelas que tudo acontece. Pensando nisso, alguns hotéis têm criado algumas ações para aumentar seu engajamento. Mas vale a pena sortear diárias de hospedagem no Instagram para conseguir mais seguidores? Iremos responder essa questão ao longo do artigo.
O engajamento nas redes como forma de aumentar lucros
A internet alcançou um nível de expressividade e um número de usuários nunca antes imaginados. Atualmente, o Instagram conta com 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente no mundo todo. Inclusive nós, brasileiros, passamos, em média, três horas por dia nesta rede social, então existe, sim, um grande potencial na divulgação através das redes sociais. Imagine canalizar esse uso com um objetivo? É isso que muitas marcas e empresas vêm fazendo: investindo no marketing digital e na reversão de engajamento em lucros.
Visto que a visibilidade na rede pode converter seguidores em clientes, essas empresas criam estratégias para desenvolver seus perfis a fim de torná-los atrativos e convidativos aos que ainda não conhecem o serviço. Alguns fazem isso com a ajuda de um social media, profissional responsável pela administração do perfil, outros fazem isso através da publicidade em parceria com influenciadores digitais, outros ainda, como os hotéis sorteiam hospedagens para aumentar o número de seguidores, o que tem dado bastante certo para a grande maioria deles.
Como os hotéis se comportam nas redes sociais?
Os perfis no Instagram das redes de hotéis costumam ser bastante parecidos: dedicados à fotos do local, das refeições servidas, dos hóspedes em momentos descontraídos no local etc. É importante haver um diferencial nas redes que torne o hotel convidativo aos novos seguidores. Incluir detalhes sobre atendimento, acomodações, pontos turísticos próximos ao hotel, valores das diárias etc. Tudo isso tornará o acesso às informações mais facilitado e aumentará o interesse de seu seguidor pelo seu negócio.
Existem algumas redes de hotéis que se dedicam ao conforto total de seus hóspedes e oferecem alguns diferenciais, como chalés nas montanhas, hidromassagem, e fazem disso um ponto a mais frente à concorrência, como o Varandas do Sapucaí. Caso seu hotel ofereça algo diferenciado, não deixe de mostrar isso em suas redes sociais.
Vale a pena sortear diárias de hospedagem no Instagram para conseguir mais seguidores?
A resposta é sim, vale a pena! Mas existe um cuidado a ser tomado antes desta ação.
Determine a data de seu sorteio e cumpra-a rigorosamente. Quando for criar o post de divulgação do sorteio, especifique bem as regras para participar e condições de uso desta hospedagem, como: datas disponíveis, hospedagem pessoal e intransferível, direito a um acompanhante, horário de entrada e saída etc. Esse cuidado com os detalhes poupará o hotel de possíveis desentendimentos futuros.
Lembre-se também de preparar seu perfil para a chegada desses novos seguidores. Não tenha um perfil simples e sem conteúdo à espera deles, pois isso fará com que eles deixem de te seguir logo após o prazo de participação do sorteio. Tenha boas fotos e informações básicas à disposição de seus seguidores.
O que fazer durante o prazo de participação do sorteio?
Durante o prazo de participação do sorteio, movimente sua conta. Esteja ativo postando sempre fotos, vídeos e tudo o quanto estiver relacionado ao hotel. Não se esqueça de interagir também com seus seguidores.
Vale a pena sortear diárias de hospedagem no Instagram para conseguir mais seguidores, pois é uma forma eficaz de conquistar ainda mais hóspedes. Combine com o vencedor do sorteio que ele deverá fazer vídeos e fotos nas dependências do hotel durante toda sua estadia. Peça para que ele destaque sempre os pontos positivos e ofereça ainda um desconto aos hóspedes que vierem até vocês através desta divulgação. Esta é uma forma muito eficiente de expandir o seu perfil nas redes sociais e ainda aumentar a demanda de hóspedes em seu hotel.
Caso seu hotel esteja localizado em uma cidade turística, lembre-se sempre de destacar passeios interessantes a se fazer em seu perfil, ofereça condições facilitadas aos seus hóspedes de ida a esses destinos e priorize uma experiência positiva durante o tempo de permanência em seu hotel.
Mantenha seu público alvo interessado em seu perfil
Após o término do prazo de participação no sorteio, é comum que algumas pessoas deixem de seguir seu perfil, mas não se preocupe, este é o ciclo natural da internet e da forma como as redes sociais funcionam. Esteja atento somente com o fato de o seu público alvo se manter interessado em seu perfil. As pessoas que deixarão de seguir provavelmente possuem interesse num estilo diferente de hotel, ou numa cidade diferente. Mas aquelas que se interessam pelo estilo de suas acomodações, nas refeições e entretenimento oferecido se manterão ali. Preocupe-se em continuar alimentando a rede com informações, fotos convidativas e assuntos de interesse do seu público.
Se você concluir que vale a pena sortear diárias de hospedagem no Instagram para conseguir mais seguidores e a ação funciona bem para o seu negócio, faça isso esporadicamente, uma vez por semestre, por exemplo, e compartilhe a ideia com seus amigos para que eles fiquem atentos a essas estratégias de marketing digital.