Algum momento se questionou o que era o streaming? Se o fez, chegou ao local certo. Mostra que tem curiosidade no tema e ficou interessado em saber mais.
Pois, bem! Muitos já ouviram falar dele em algum momento, mas para quem ainda não assimilou ou entendeu esse conceito, esse artigo vai explicar da forma mais simples possível, o que é streaming. A tão famosa tecnologia que permite transmitir arquivos de áudio e vídeo em um fluxo contínuo através de uma conexão com ou sem fio à Internet.
O que é streaming?
O conceito de streaming refere-se a qualquer conteúdo de mídia, seja ao vivo ou gravado, que possa ser desfrutado em computadores e dispositivos móveis pela Internet e em tempo real. Podcasts, webcasts, filmes, programas de TV e vídeos musicais são tipos comuns de conteúdo de streaming.
Como funciona?
Música, vídeo e outros tipos de arquivos de mídia são pré-organizados e transmitidos em pacotes sequenciais de dados para que possam ser transmitidos simultaneamente. E, ao contrário dos downloads tradicionais salvos em seu dispositivo, os arquivos de mídia são excluídos automaticamente após serem reproduzidos.
Tudo que precisa para fazer um streaming é uma conexão rápida e confiável de alta velocidade com a Internet, acesso ou assinatura de um serviço, ou aplicativo de streaming e um dispositivo compatível. Veja as recomendações de velocidade abaixo.
O que é streaming ao vivo?
O Streaming ao vivo é a transmissão de um evento pela Internet no momento em que ele acontece.
Nesse campo há uma variedade crescente de tópicos disponíveis, desde programas de prêmios oficiais como o MTV VMA, com todas as estrelas da música importantes; torneios de eSports, o maior exemplo desse campo é o League of Legends com milhões de espectadores; e até poker online, cujos streams são cada vez mais populares em plataformas como Twitch.
Por outro lado, caso deseje transmitir ao vivo para qualquer smartphone, tablet, TV, computador ou console de jogos é possível, desde que sua conexão de internet seja relativamente rápida.
Dispositivos para fazer streaming
Há uma grande variedade de dispositivos de streaming, cada um com seus próprios recursos exclusivos. Se estiver a procurar uma opção de qualidade, fiável, amplo armazenamento interno, algo barato e/ou acessibilidade 4K, há inúmeros dispositivos no mercado.
Procure avaliações de empresas conceituadas e considere opções alternativas, como um console de jogos ou descodificador de sinais, do seu provedor de serviços de televisão. Mi Stick, Chromecast, Apple Tv, são excelentes opções a manter debaixo de olho.
Qual o serviço de internet mais indicado para streaming?
Como mencionamos anteriormente, o serviço de streaming requer uma certa velocidade para um desempenho ideal. Vários serviços de streaming de vídeo oferecem recomendações de velocidade mínima com base na qualidade da resolução do conteúdo.
Quanto maior for a resolução, como 4K, maior será a velocidade necessária para transmitir músicas e filmes quase perfeitos.
Quais os aplicativos de streaming mais populares?
Agora que sabe como fazer o streaming e de quais dispositivos precisará, que tipo de conteúdo fará o streaming? Netflix, uma das maiores plataformas atuais e já é uma tendência do marketing, YouTube TV, a primeira plataforma online com vídeos armazenados, e vários outros continuam sendo alguns dos melhores e mais populares serviços de streaming, com aplicativos que pode acessar onde quer que esteja.
Ainda mais fantástico é o número crescente de aplicativos de streaming que estão sendo adicionados, o que oferecerá um mundo de novos conteúdos. Variedade é o que define os próximos aplicativos de streaming, com algo a oferecer para todos.
Como funcionam os direitos de autor em streaming?
Como em todos os casos de criação de conteúdo, a propriedade intelectual deve ser respeitada. No streaming não difere e deve saber quais são as diferenças entre consumir conteúdo legal ou ilegal.
Streaming legal
Na web encontrará muitos conteúdos streaming, mas a maior parte deles é protegida e deve fazer um pagamento para visualizá-los. Nessas mesmas páginas pode visualizar o conteúdo gratuitamente graças às promoções que oferecem, mas geralmente para consumir qualquer informação deve fazer um pagamento.
Streaming ilegal
É verdade que pode encontrar centenas de sites que oferecem conteúdo protegido e exclusivo totalmente gratuito, mesmo que sejam pagos. Nesse caso, o streaming é ilegal, uma vez que o autor do áudio ou vídeo não deu autorização para sua divulgação gratuita.
Com efeito, após essa leitura o termo streaming não tem de ser mais desconhecido. Além disso, está mais que provado que permite que toda uma série de conexões, eventos ou conteúdos serem transmitidos na internet ao vivo e direto por meio de um site ou celular, o que pode ser perfeito para qualquer empresa ou organização.
Por Olivia Motta – EBR DIGITAL MEDIA