Os celulares contêm uma enorme quantidade de dados confidenciais, incluindo mensagens privadas, fotos e informações bancárias. Eles, portanto, são um alvo óbvio para qualquer bandido que queira acompanhar os movimentos, atividades e estilo de vida de suas vítimas.
O smartphone também é o aparelho preferido pelo hacker que cria, todos os dias, novas formas de invadir o celular de uma pessoa e roubar suas senhas e cartões de crédito.
Esconda o seu IP!
Utilize a função meu IP que mostra a sua localização baseada no seu endereço IP e veja como é fácil para uma pessoa rastrear sua localização real. Uma das formas mais rápidas e eficientes de estar com a sua localização oculta é instalando um aplicativo VPN no seu smartphone.
São muitos os aplicativos espiões no mercado
Stalkerware, também conhecido como Spouseware, é o nome dado a uma classe de spyware que é comumente usada por agressores domésticos e ex-companheiros para espionar o telefone da vítima e obter acesso a informações privadas.
Empresas como FlexiSpy e mSpy estão tornando o stalkerware facilmente acessível a qualquer pessoa, geralmente comercializando o produto como uma ferramenta para “manter seu filho seguro” ou “pegar um cônjuge trapaceiro”. Um relatório de 2016 da Vice descobriu que o FlexiSpy tinha um volume de vendas mensal de mais de US $ 400.000 para seus produtos stalkerware, o que significa que, ao longo de um ano, poderia haver mais de 100.000 novas vítimas de stalkerware somente desta empresa.
Proteja-se!
Além de uma VPN, aconselhamos instalar um antimalware no seu celular. Procure por um que seja “leve” porque a maioria dos antimalwares utilizam muita memória do aparelhos, deixando o seu smartphone lento.
Para os fãs da Apple
Sem sinais de que a Apple permita aplicativos de segurança completos em breve, é importante que os usuários do iPhone permaneçam vigilantes contra hackers e stalkerware.
Então, qual é a melhor maneira de proteger um iPhone de stalkerware?
A medida mais importante que você pode tomar é garantir sempre que sua versão do iOS seja mantida atualizada, o que dificultará muito o acesso desses aplicativos ao seu dispositivo.
Segundo, certifique-se de usar uma senha forte (6 caracteres ou mais) que apenas você saiba, pois isso impedirá que alguém tenha acesso ao seu dispositivo para instalar um aplicativo oculto de stalkerware.
Em seguida, verifique se a autenticação de dois fatores está ativada para o seu ID Apple, pois isso impedirá qualquer pessoa de acessar suas informações pessoais armazenadas no iCloud, que geralmente contém um backup completo de todo o seu telefone.
Se você está preocupado com a possibilidade de o stalkerware ou o spyware já estar instalado no seu iPhone, mesmo que não haja aplicativos disponíveis para isso na App Store, existem algumas ferramentas que não são da App Store emergentes, como o MobilEdit, que podem detectar se você foi vítima de algum stalkerware.
Mesmo que você nunca tenha sido vítima de stalkerware, armar-se com o conhecimento das ameaças e tomar as devidas precauções pode dificultar a instalação, com êxito de alguém, no seu dispositivo. Esse conhecimento pode ajudar você ou um amigo a escapar potencialmente de uma situação perigosa no futuro.
Por Davi Gomes – Techwarn