Problemas como tela quebrada e bateria desgastada são motivos comuns para comprar um novo smartphone.
A manutenção de um celular não é algo nem um pouco barato. Bateria velha e tela quebrada são algumas questões que envolvem o conserto do aparelho. Nessa situações, é comum se perguntar: será mais vantajoso comprar um smartphone novo ou investir no reparo do antigo?
Esses problemas podem ter um custo de reparo tão grande que se torna mais vantajoso financeiramente pesquisar por um novo aparelho. Mas o que precisa ser considerado para tomar a decisão correta? Abaixo, entenda melhor como avaliar quando é melhor optar por um celular novo, em vez de consertar o antigo.
Tela quebrada
Um dos motivos que levam os consumidores a pensarem em comprar um smartphone novo, em vez de consertar o atual, é display trincado. Nesses momentos, muita gente considera procurar a assistência técnica para trocar a parte quebrada.
Contudo, antes disso, é preciso fazer um cálculo. Se o valor do conserto da tela corresponder a até 30% do valor de um aparelho novo, compensa investir em uma nova. Porém, se for maior que isso, aí é mais vantajoso financeiramente comprar um smartphone novo para você.
Para não tomar a decisão equivocada, saiba que é possível economizar no conserto da tela. A assistência técnica costuma trocar tanto o vidro quanto o display do celular. No entanto, na maioria dos casos, apenas o vidro é danificado. Se você optar por trocar apenas isso, pode conseguir uma economia de até 70% no preço do reparo.
Para verificar se o display foi danificado, preste atenção se a tela apresenta manchas e riscos. Também verifique se o touchscreen segue funcionando normalmente. Em caso positivo, é um sinal de que apenas o vidro está trincado.
Bateria
A mesma regra dos 30% do caso acima vale para situações envolvendo a bateria do seu smartphone. À medida que ele é utilizado, a bateria perde força e não consegue mais sustentar a carga original. Com isso, ela vai estufando e desgastando, até chegar ao ponto em que o aparelho não liga mais.
Mesmo que o valor pago por uma bateria nova compense financeiramente, lembre-se de que é preciso levar em conta o tempo de conserto. Quanto mais antigo for o seu smartphone, maior será o prazo até a assistência técnica encontrar uma peça substituta. Caso tenha urgência para resolver assuntos relacionados ao trabalho, por exemplo, é mais vantajoso comprar um novo.
Custo de manutenção
De uma forma geral, os smartphones têm uma vida útil de um a quatro anos, a depender de como são conservados pelos usuários. Esse ponto precisa ser levado em conta, uma vez que, quanto mais velho, maiores serão as probabilidades dele necessitar de manutenção com frequência.
Com isso, há o risco do aparelho sofrer com um mesmo problema repetidas vezes, mesmo após o conserto, ou demandar reparos por motivos diferentes, mas sempre gerando um custo para o usuário. Nesses casos, os gastos com a manutenção superam o valor de um smartphone novo, compensando mais comprar um novo modelo.
Preço dos aparelhos novos
Um último quesito que deve ser avaliado é o valor de um novo smartphone. Aqui, você deve pesquisar não apenas pelo preço de um modelo igual ao seu, mas também verificar quanto custa celulares mais novos, com mais funcionalidades e melhor desempenho.
Dependendo de como estão os preços, pode até ser mais vantajoso aproveitar o infortúnio do problema do celular atual e adquirir um modelo de geração mais nova. Fique atento às promoções para fazer um negócio ainda mais vantajoso e gastar menos.