A humanidade está passando por transformações de diversos aspectos há muitos anos e ultimamente essas mudanças têm se tornado ainda maiores e significativas.
Se olharmos para um passado recente podemos analisar como a tecnologia e as inovações digitais foram importantes agentes de mudanças no nosso estilo de vida e como ela reconfigurou novos modelos de trabalho e de socialização.
Além disso, essas transformações possibilitaram com que tarefas longas e complexas se tornassem simples e rápidas, ajudando as pessoas a economizar tempo e investir energia em outras áreas, aumentando a qualidade de vida.
Para as empresas, essas inovações digitais foram ainda mais significativas. O mercado de aplicativos possui hoje uma diversidade de soluções voltadas para empreendedorismo, comunicação, divulgação, administração de negócios, gerenciamento de pós-venda e várias outras ferramentas.
Tudo isso facilitou de forma expressiva os processos no mundo corporativo. Empresas que entenderam a importância da transformação digital estão 30 passos à frente no mercado e possuem um futuro muito promissor.
O modelo de negócio, os modelos de profissões e modelos organizacionais que conhecemos até então estão sendo derrubados muito rapidamente e já são vistos de forma ultrapassada.
Outros modelos de gestão estão surgindo e se consolidando no mercado. A transformação digital veio para modificar de vez todos os modelos da sociedade, muito além da tecnologia ela traz um novo mindset e uma mudança de comportamento.
A busca pela inovação digital nas empresas é cada vez maior e o impacto dessa transformação pode ser muito positivo com a utilização de algumas ferramentas inovadoras.
Neste post vamos te mostrar como as empresas estão se tornando mais digitais e qual o impacto dessas mudanças e avanços no mercado.
O que é transformação digital?
Quando falamos sobre transformação digital, logo imagina-se inovações tecnológicas, inteligência artificial, robótica e aparelhos digitais. Porém, apesar dessa transformação estar relacionada a tudo isso, ela também está ligada a aspectos culturais e comportamentais.
Você já se perguntou de que forma as pessoas se relacionavam há 40 ou 50 anos atrás? Como elas pesquisaram e estudaram determinado assunto antes da invenção da internet?
Tarefas e ações que antes demandavam muito mais tempo e dedicação, hoje com a transformação digital se tornaram simples e instantâneas.
Não se consegue mais dividir o online e offline porque estão todos online em tempo integral, com a internet disponível dentro do bolso.
Com o fluxo de informações mais rápido e a comunicação quase que instantânea, as novas gerações de consumo se tornaram ainda mais exigentes e rigorosas, o que mostra como essas transformações estão diretamente ligadas ao nosso comportamento.
A transformação digital vai muito além da tecnologia e atravessa uma reinvenção das formas de trabalho, das relações sociais e principalmente do comportamento de consumo.
Os consumidores de hoje em dia não querem apenas um produto, mas sim uma experiência de compra, com inovações digitais, conexões, propósitos e causas.
As empresas têm urgência em entender e aderir a esse movimento novo da sociedade baseado nas tecnologias e inovações do mercado.
As inovações digitais estão aí para fazer tudo mais rápido e mais barato, otimizar os processos, melhorar a performance da equipe e aumentar ainda mais os resultados dos negócios.
Benefícios das soluções digitais
Os benefícios do digital vão muito além da praticidade e da economia de tempo. A transformação digital traz muito mais eficiência porque possibilita continuidade para além do horário habitual de trabalho. Processos digitalizados não precisam parar quando o expediente acaba, por exemplo.
Além da inteligência artificial evitar os erros humanos, a transformação digital abre espaço para as pessoas desenvolverem suas habilidades socioemocionais e expandir as suas potencialidades, enquanto as máquinas e softwares desenvolvem tarefas repetitivas.
A nova realidade é completamente digital, em pouco tempo tudo que puder ser automatizado, será de fato automatizado. As empresas precisam reconhecer esse fato e se adaptar ao novo mercado o quanto antes.
As tecnologias por trás de tudo isso já existem e estão sendo cada vez mais desenvolvidas. Para cada problema no mundo corporativo há uma solução na transformação digital.
Estamos conectados o tempo todo em todos os lugares e interagindo por meio das redes sociais. Buscamos locomoção nos aplicativos como o Uber, alugamos estadias e lugares pelo AirBnb, pesquisamos sobre qualquer assunto no Google, fazemos transações por aplicativos, tudo isso em poucos minutos.
Outra grande revolução das transformações digitais foi no comportamento de consumo. Os consumidores atuais buscam e priorizam a praticidade e o digital. Uma prova disso é o crescimento expressivo do e-commerce nos últimos anos e o aumento das lojas virtuais.
Com a pandemia do Covid-19 em 2020 esse crescimento foi ainda mais visível, muitas empresas que ainda não possuíam domínio na internet e não possuíam e-commerce precisaram sair do presencial e adentrar no digital para continuar no mercado.
Isso porque nos dias de hoje com a transformação digital, criar uma loja online se tornou muito mais fácil e não requer um investimento alto. Os serviços de hospedagem e domínio que são necessários para criação de sites na internet estão cada vez mais baratos.
Para uma empresa criar uma loja online e entrar no mercado digital o primeiro passo é registrar um domínio disponível. A boa notícia é que o mercado atual conta com várias empresas nacionais que fornecem esse serviço de forma muito mais acessível.
Sair do presencial para o digital é uma grande aventura, assim como foram todas outras transformações da história. Em contrapartida, o digital se torna cada vez mais o principal meio de consumo entre as pessoas.
Contudo, é preciso reconhecer todos esses benefícios, estar ligado às tendências dessa transformação digital e usufruir dos impactos positivos que isso agrega nas empresas e para as marcas.
Inovação na cultura organizacional
A partir do momento que o computador veio para o bolso das pessoas por meio dos smartphones, tudo se tornou ainda mais fácil, intenso e rápido.
Com isso, as empresas precisam tomar medidas que acompanhem essa evolução e redefinir uma cultura organizacional mais inovadora.
No atual mercado, só é possível vender bem se houver integração com a tecnologia e alinhar o funcionamento da empresa com as inovações digitais.
Não importa se o seu produto é tecnológico ou não, a cultura organizacional deve ser. É muito importante que as empresas adotem esse mindset e incorporem essa ideia entre os colaboradores.
Conscientizar a equipe da importância e dos impactos positivos dessas inovações é o primeiro passo para que essa transformação aconteça.
A transformação digital nas empresas só é possível por meio de uma cultura organizacional que incentiva o desenvolvimento e a criatividade. A tecnologia deve ser uma facilitadora para a elaboração de um ambiente corporativo inovador, voltado para o aprendizado contínuo.
Além disso, ela pode ser usada para estimular a produtividade da equipe, diminuir o tempo de execução de algumas tarefas e aperfeiçoar alguns processos como o controle de estoque e distribuição de mercadorias.
Investir em inteligência e em serviços que facilitem o dia a dia da equipe abre espaço para que elas possam desenvolver suas potencialidades e focar em estratégias no objetivo comum da transformação digital.
Conclusão
A transformação digital já alcançou todas as pessoas de alguma forma, pois desde a população mais jovem até as mais idosas estão inevitavelmente utilizando alguma ferramenta digital.
O impacto dessa transformação para as empresas é ainda mais significativo, pois traz uma nova demanda de consumo, de gestão, de produtos e de experiência.
Hoje em dia as pessoas não querem mais um relógio convencional, elas querem um smartwatch. As novas gerações buscam tecnologia, informação instantânea, querem estar conectadas a todo momento e otimizar o tempo por meio de aplicativos.
É preciso que as empresas repensem os processos e operações organizacionais e estejam abertas a novos modelos mais automatizados e associados ao digital.
Toda essa mudança vai além de um domínio de site na internet. Essa transformação tem muito a ver com mudanças de comportamentos e adaptação para as novas realidades.
A transformação digital pode ser um grande desafio, mas compreender a dimensão dessas transformações e os impactos positivos dessas inovações pode ser um grande diferencial no mercado.