O Brasileiro é um dos campeões em permanecer uma maior quantidade de tempo conectado na internet. Ao longo do dia, a presença de pessoas conectadas é muito maior do que as assistindo televisão ou escutando rádio.
Por esse motivo, empresas viram uma grande oportunidade nos meios digitais para alcançar clientes, e por isso, o marketing tradicional se viu obrigado a evoluir para o digital.
Atualmente, devido a internet, negócios de qualquer lugar do mundo podem concorrer com o seu, devido a isso, as pessoas tornaram-se muito mais criteriosas para finalizar uma compra. Não basta ter um negócio físico e não ter boas avaliações no Google ou Facebook, pois é através desses meios que os clientes buscam informações para saber se sua empresa com os serviços ou produtos que oferece realmente é de qualidade.
Além disso, se fazer presente no meio digital possui inúmeros benefícios, o principal dele é a possibilidade de obtenção de um maior alcance e consequentemente maior reconhecimento de marca.
Como ter presença digital?
Existem inúmeras ferramentas que podem te auxiliar no processo de se fazer presente online. Porém, não basta apenas realizar cadastros no mundo digital e não ser encontrado por possíveis clientes.
Para isso, ter uma boa estratégia de marketing digital é essencial, com essas estratégias você poderá chegar a um maior número de clientes e também estar presente nas páginas de pesquisa quando os consumidores utilizarem palavras-chave que estejam associadas ao seu negócio.
Existem algumas principais ferramentas que você pode utilizar, dentre elas podemos citar:
- Sites;
- Cadastro no Google Maps;
- Criação de perfis nas redes sociais;
- Anúncios;
- Blog;
- Google Meu Negócio.
Porém, conforme dito anteriormente, de nada adianta estar cadastrado em todas essas ferramentas se as pessoas não conseguirem chegar até você. Nesse ponto, os anúncios podem te ajudar, pois através deles e da criação de boas campanhas os seus possíveis clientes podem ser atingidos.
Entretanto, para quem não tem caixa para realizar investimentos em anúncios ou para quem quer ser encontrado de forma orgânica para reduzir custos e focar seus investimentos em outras estratégias, existem técnicas que podem ser utilizadas para tornar seu negócio presente no meio digital como, por exemplo:
- SEO: Search Engine Optimization é um conjuntos de técnicas e estratégias para colocar sites, blogs, portais e páginas nas primeiras colocações das páginas de pesquisa do Google. Através dessas técnicas o seu negócio pode ser considerado uma autoridade no meio em que atua e consequentemente atingir um número muito maior de pessoas.
O SEO é considerado uma das melhores estratégias dentro do marketing digital, para realizá-lo existem algumas técnicas, técnicas essas que são realizadas de duas formas On Page e Off Page.
As técnicas On page são aquelas realizadas dentro de suas próprias páginas como uma correta utilização de palavras-chave, conteúdo relevante, Imagens, velocidade de carregamento, entre outras.
As técnicas Off page são as realizadas externamente ao site como, obtenção de backlinks, buscas diretas, sinais sociais, etc.
Vale ainda dizer que uma das principais técnicas dentro do SEO é ter uma boa quantidade e diversidade de backlinks, pois é através deles que o Google entenderá que você é uma autoridade dentro do seu mercado. Os backlinks podem ser conseguidos através de parcerias com outros blog e sites, um bom método para conseguir essas parcerias é através de Guest Post, onde você produz um conteúdo relevante em troca de links que direcionem para a sua página.
- Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo deve ser atrelado às técnicas de SEO da sua página. Isso porque, o Google avalia quanto tempo as pessoas permanecem dentro do seu site para compreender se o seu conteúdo é relevante para os leitores. Por essa razão, é importante criar temas que agreguem valor às pessoas dentro do seu site, para assim elas permanecerem por mais tempo.
Dessa forma, é de extrema importância estar presente online se sua intenção é crescer o seu negócio, aumentar o número de vendas ou de reconhecimento e se destacar perante a concorrência. Basta associar ferramentas com boas técnicas de marketing que seu sucesso será garantido.