Se houve algum momento em que o videogame foi considerado algo de criança, esse momento definitivamente já passou. Atualmente 82% da população brasileira joga vídeo game em alguma plataforma, e esse número não parece que vai diminuir.
A tecnologia e indústria dos games vêm crescendo muito, e se no passado os jogos traziam alguns poucos bits que traziam aventuras simples com personagens bonitinhos, hoje trazem histórias complexas, simuladores ultrarrealistas e experiências que podem agradar desde os mais exigentes, e até mesmo as crianças querendo apenas se divertir e aprender.
Por conta disso tudo, os videogames conquistaram corações de pessoas de todas as idades, pessoas que por amarem tanto esse mundo e todas as complexidades que vem com ele, passaram a se imaginar trabalhando nesse ramo. E se no passado sonhar em trabalhar com desenvolvimento de games parecia algo fantasioso, com o avanço da tecnologia agora isso é algo totalmente possível.
Diferente de como era no passado, agora é muito fácil encontrar cursos que permitem você aprender a trabalhar nesse meio, e existem muitos cargos diferentes dentro do mundo dos games, afinal, são necessárias equipes gigantescas para fazer um jogo chamado Triple A, como chamam os jogos mais populares.
E se você se animou com essa notícia, mas ainda não sabe por onde começar, estamos aqui para ajudar. Hoje vamos explicar como você pode fazer para conseguir seguir uma carreira de programação de games e trabalhar com o que você mais gosta.
Por onde começar?
A primeira dúvida que alguém tem é: qual formação profissional eu devo ter? Claro que hoje existem cursos específicos para desenvolvedores de jogos, que são feitos pensando especialmente em atender esse mercado, mas já foi muito mais difícil que isso.
Encontrar um curso próprio para esse mundo era praticamente impossível, sobretudo no Brasil. Mas apesar de você poder sim fazer um curso voltado especialmente para jogos nos dias atuais, existe algo que era muito importante antigamente e que segue sendo muito importante hoje: o conhecimento sobre uma área.
Como já dito antes, existem diferentes tipos de funções dentro de uma equipe que está desenvolvendo um jogo, então estudar treinamentos AWS, programação, edição é importante, e podem existir cursos que vão te dar uma amostra de cada uma dessas coisas, mas o mais recomendado é que você se especialize em algum deles.
Então vamos citar aqui alguns dos tipos de profissionais que os estúdios precisam ter para poder desenvolver um jogo.
Programador
Sim, a programação é uma parte fundamental desse ramo, e você cursa essa área complexa, saiba que está no caminho certo. Você e a sua equipe vão cuidar de todos os detalhes que fazem um jogo funcionar, desde o caminhar de um personagem a forma com que a física vai se comportar e também é você que vai ter que resolver os possíveis problemas que tendem a aparecer na mecânica do jogo, os famosos bugs.
É literalmente uma das funções mais importantes dentro desse meio, e ser um bom profissional é fundamental.
Editor de vídeo e som
Erra quem pensa que edição de vídeo e de áudio é algo que você encontra apenas em filmes, músicas e séries de TV. E esse erro acontece porque editores não vão lá e apenas fazem cortes em obras, eles são responsáveis pelo ritmo com que uma história é contada, então se você acha que um jogo está com uma história muito corrida, ou que os ângulos de câmera de um jogo estão estranhos, parte da culpa disso é do editor.
E no que diz respeito a som, fazer com que os jogos sejam imersivos por conta de sons simples como os da natureza no jogo, ou como a trilha sonora vai responder ao que está acontecendo, sendo agitado quando a ação acontece, tensa quando o clima é de suspense e etc, é o papel de um editor.
Designer de game
Agora sim vamos falar de um curso que você faria especialmente voltado para essa área. Já existem cursos profissionalizantes na área de design de games justamente porque hoje em dia os games estão cada vez mais complexos, e por conta disso os profissionais estudam coisas bem específicas.
E como o nome sugere, esse profissional vai ser responsável pelo visual e design de um jogo. E isso vai muito além da programação normal, estamos falando da criação de arte em cima de como aquele jogo vai ser.
Esse jogo vai ser em 3D? Ele vai ter um mundo colorido? Vai ser em primeira pessoa? Todas essas decisões impactam diretamente o trabalho desse profissional.
Roteirista
E por fim, um cargo que não trabalha diretamente com a tecnologia, mas sim com a criatividade. Alguns Jogos são tão complexos quanto filmes, e precisam de alguém para escrever toda a sua complexa história.
Então se você prefere criar a história épica de um jogo, você pode focar mais em aprimorar isso em um curso de roteiro.