Brasileiros precisam tomar cuidado: site aplica golpes em usuários
Em meio à pandemia de Covid-19, o Brasil testemunhou a febre dos aplicativos e plataformas de micro tarefas. Você provavelmente já viu alguém compartilhando o código do Kwai, por exemplo, em redes sociais.
Embora algumas das plataformas se tornem essenciais para a complementação de renda de inúmeros brasileiros, sites e apps também são utilizados para aplicar golpes na população, por meio do roubo de informações e até mesmo de dinheiro dos usuários.
Uma dessas plataformas é a Bamboo Braz, que vem sendo extremamente criticada nas redes sociais por não cumprir o que promete e por aplicar golpes nos usuários.
Como funciona a Bamboo?
A plataforma Bamboo Braz é relativamente uma novidade no mercado digital brasileiro.
No início do mês de março, usuários começaram a divulgar links de inscrição, enchendo as redes sociais de referências aos supostos pagamentos da iniciativa.
A popularidade do site aumentou exponencialmente pela grande facilidade de cadastro – o que pode ser considerada uma pista para as verdadeiras intenções da plataforma.
Para se cadastrar no site, usuários não precisam inserir muitos dados pessoais. O formulário pede apenas que os interessados informem o número de celular e utilizem o código enviado como comprovação.
No entanto, assim que os usuários se cadastram, o site deixa claro que é necessário “investir” um certo valor em dinheiro para receber os pagamentos. É aí que mora o perigo.
Esquema de Pirâmide?
Segundo comentários de usuários brasileiros em vídeos do YouTube e redes sociais, além da análise de especialistas, a plataforma Bamboo Braz não passa de um esquema de pirâmide digital.
Mas afinal de contas, o que é um esquema de pirâmide? O site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal caracteriza o crime como “ um modelo fraudulento de negócios, que não tem como dar certo”.
Esses esquemas precisam da da constante captação de outras pessoas, que normalmente pagam um valor para entrar na base do negócio, com a promessa de receber lucros pela inscrição de novos integrantes
Sendo assim, apenas o criador da pirâmide e um pequeno grupo de envolvidos, acabam enriquecendo. Os outros participantes ficam apenas com o prejuízo.
O Bamboo Braz pode ser classificado como um esquema de pirâmide pois suas tarefas diárias pagam muito pouco, e os usuários precisam “investir” e convidar amigos e conhecidos para a armadilha.
Os novos usuários, por sua vez, indicam um número ainda maior de pessoas, aumentando o lucro para os dirigentes e o prejuízo para a base da pirâmide.
Vale lembrar que no Brasil, esquemas de pirâmide são considerados crimes contra a economia popular, e podem gerar penas de prisão de 6 meses a 2 anos, além do pagamento de multa.
Roubo de informações, golpes e hackers – Outras queixas dos brasileiros
Como toda a situação ruim tem o potencial de piorar, o Bamboo Braz não só prejudicou os brasileiros por ser um esquema de pirâmide, mas também se envolveu em roubos de informações e golpes contra os usuários.
Relatos terríveis de usuários brasileiros indicam que, além de não pagar os valores prometidos, o site também hackeia contas bancárias e perfil digitais.
“É muito pior do que só uma pirâmide. Eles hackeiam seu celular ou PC, e roubam seus dados. Tive o cartão de crédito bloqueado porque a operadora notou uma tentativa de compra e bloqueou”, afirma uma usuária identificada apenas como Larissa.
No ReclameAqui, o maior agregador online de reclamações de consumidores brasileiros, o Bamboo Braz tem uma péssima reputação. Usuários publicaram 67 queixas, e a empresa não respondeu nenhuma delas.
“Comprei o Vip 2 para aumentar os ganhos, agora já fiz transferências de quatro saques, e nada! Preciso de uma posição urgente, esse aplicativo está nos fazendo de bobo. Vou registrar queixa na polícia, pois isso não está correto”, comenta outra reclamação.
A queixa está correta: o Bamboo Braz está realmente fazendo seus usuários de bobos. Antes de investir qualquer dinheiro em aplicativos, verifique a reputação da empresa e confira os comentários de outros usuários.