Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.
Essa definição mostra a abrangência da concepção de marketing. O foco dessa atividade não é vender produtos para clientes, como muitos poderiam pensar.
O marketing trabalha com a geração de valor, e isso deve acontecer na percepção dos diferentes públicos sobre o custo-benefício que a empresa entrega.
O marketing pode abranger qualquer tipo de serviço ou produto, até os menos conhecidos como o de ventilador umidificador industrial.
O fato é que possuir presença digital na “era da internet” em que vivemos é muito importante para empresas e marcas de todos os portes.
Principalmente quando consideramos o mercado incerto que se instalou no país nos últimos tempos, é necessário sempre ter em mente estratégias para atingir seu público.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar um pouco sobre o que você precisa saber sobre o marketing. Acompanhe!
No marketing digital tentativa e erro são comuns
O marketing digital, apesar de sua grande importância e relevância ao redor do mundo, ainda está entre uma ciência e uma forma de arte.
Vale ressaltar que do outro lado do grande alcance e dos baixos investimentos com bons retornos, encontra-se muito trabalho e boas horas estudando ferramentas e estratégias.
Quando se trabalha com resina epóxi ou qualquer outro negócio, é importante ter em mente que no marketing a tentativa e erro são comuns, mas com a análise de resultados e mensuração do alcance da mensagem,é possível obter ótimos resultados.
Você e sua equipe podem lapidar as campanhas em tempo real, alinhando constantemente às expectativas de seu público algo, de seu produto e do momento que sua empresa está vivendo.
Lembre sempre que tudo na internet é adaptável e fluído, permitindo que erros sejam remediados de maneira rápida e pouco custosa.
Veja outras dicas sobre o marketing:
Atraia, encante e converta
Quando você pensar em alguma ação de marketing no meio digital, utilize essa divisão básica para entender se está colocando sua atenção no ponto correto.
“Não tenho visitantes”, então você precisa de ações para atrair clientes. “Já tenho visitantes, mas não estou tendo resultados”, então se preocupe em encantar (argumentação de venda, layout de site, usabilidade) e, por fim, converter (resultado esperado).
Se você trabalha com envelope awb e deseja ter mais vendas, é necessário que você chame a atenção dos seus clientes com conteúdos atrativos em seu site, para que você encantá-los e então converta esse interesse em uma venda.
Aumente a visibilidade
Outro objetivo que o marketing ajuda a atingir é aumentar a visibilidade da marca e dos seus produtos.
Porém, não adianta buscar visibilidade junto a um público que não tem nada a ver com a empresa. Para otimizar os investimentos em marketing, as estratégias devem ser focadas nas pessoas certas: aquelas que têm mais chances de virarem clientes.
Google é uma medida reativa e pró-ativa
No Google você deve trabalhar para que o seu site seja encontrado nas buscas, e também pode complementar com investimentos em anúncios pagos de buscas.
São anúncios “reativos”, pois esperam que o possível cliente tome o primeiro passo, que é realizar uma busca.
O Google também tem anúncios pró-ativos, como o Facebook: são os banners que aparecem em milhares de sites e blogs, que aceitaram vender espaço publicitário.
Estes banners podem ser “remarketing”, ou seja, apenas mostra para quem visitou meu site, ou direcionado para um público específico que ainda não conhece sua empresa.
Construa bons relacionamentos
Marketing também tem tudo a ver com relacionamento. Ao estreitar os laços com os seus públicos (não apenas clientes, mas também parceiros, colaboradores etc.), uma empresa consegue fortalecer a sua marca.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta aqui nos comentários o que mais você sabe sobre marketing e como têm sido aplicar essa estratégia no seu negócio.