Atualmente, consumidores e empresas de todos os segmentos estão vivenciando momentos de mudanças.
Isso inclui o novo perfil de consumidor, onde as empresas precisam se adaptar ao atual cenário de vendas e oferecimento de serviços.
Contudo, já era de se esperar que as tecnologias seriam importantes aliadas na hora de expandir negócios, e o e-commerce vem crescendo cada dia mais.
Neste ano de 2020, com o combate à disseminação do coronavírus, o lockdown foi uma das soluções encontrada por autoridades para manter a saúde das pessoas.
No entanto, muitas empresas tiveram que usar recursos tecnológicos para manter suas funções, incluindo as vendas pela internet.
Mudança de hábitos de clientes e empresas
Com as vendas online disparadas durante a quarentena, segundo a pesquisa realizada pelo Compre&Confie, o e-commerce durante o mês de maio teve um salto gigantesco, com 126,9% de pedidos durante o período.
Sendo assim, com um movimento de 9,4 bilhões, as vendas online foram as atividades mais acessadas pelas redes de internet, seja pelo celular, computador ou tablet.
Os setores que mais tiveram altas nas vendas foram o de alimentos, bebidas e entretenimento, incluindo jogos e artigos esportivos.
Diante disso, o novo perfil de consumidor vem sendo notado ao longo desse período pós-pandemia, fazendo com que a maioria das compras sejam feitas online, mesmo podendo sair de casa.
Com a mudança de hábito, os consumidores estão mais exigentes e avaliam tudo sobre a empresa: reputação, usabilidade do site de vendas, atendimento online e presença nas redes sociais.
Por isso, as empresas precisam estar antenadas a nova forma de consumo, aproveitando todas as ferramentas digitais disponíveis para fazer bons negócios e mantendo sua presença online.
Apostas em canais online para comunicação
O que seria de uma empresa ou marca sem sua presença online, não é mesmo? Este ano de 2020 nos mostrou o quanto se torna importante investir em tecnologias de comunicação na internet.
Desse modo, o crescimento significativo de cada segmento dependerá de recursos online, adotando estratégias em marketing digital para uso de determinadas plataformas virtuais.
Marcar presença nas redes sociais
Já faz um tempo que as redes sociais viraram vitrine de produtos e serviços online, isso porque a praticidade e alcance dos usuários é significativa para a maioria dos negócios.
Para cada negócio, inclusive um e-commerce de tênis, é possível criar conteúdo de engajamento que fazem o “seguidor” transitar pelo funil de vendas, com posts relevantes sobre produtos esportivos que levam para o site da loja, apresentando os produtos mais vendidos ou os destaques do site.
Um perfil comercial na maioria das vezes, já possui ferramentas capazes de ajudar na divulgação, com botões “Compre Agora”, promovendo anúncios e se comunicando com sua audiência.
Expansão pelos Marketplaces
Os marketplaces são canais para expandir a sua marca, fazendo parcerias que aumentam o mix de produtos de sua loja online.
Além disso, você terá uma ampliação do seu espaço, aproveitando todos os recursos tecnológicos e de logística oferecido pelas diversas plataformas.
Investimentos em Loja online
Ter um espaço virtual é essencial para quem procura atuar pela internet, onde a usabilidade ajuda na experiência de compra.
Por isso, para loja online de tênis, invista em um layout responsivo, com todos os produtos bem organizados em categorias, marcas, promoções e gênero.
A descrição de cada tênis precisa ter informações quanto a numerações disponíveis, cores e orientações para uso ou ocasião.
E não se esqueça de um espaço para atendimento online, sendo este um recurso que apresenta confiabilidade e segurança ao cliente.