O site é uma das plataformas de comunicação e divulgação mais populares e utilizadas no mundo inteiro.
Enquanto as pessoas utilizam o site para receber informações e agregar valor e conhecimento, para as empresas, essas plataformas são uma ótima maneira de atrair novos clientes e gerar mais lucro.
E melhor ainda, os sites são um dos meios online, ou seja, faz parte da internet. Segundo uma pesquisa realizada pela Internacional Communications Union afirmou que as páginas web cresceram quase sete vezes em 10 anos, desde 2010.
Isso mostra como os sites são cada vez mais utilizados. No entanto, para que seja possível ter uma página com um bom design, funcional, e que seja capaz de atrair clientes, é necessário que ela seja responsiva.
Quer entender o que é isso e quais os critérios para você ter um site responsivo? Então continue lendo esse post!
O que é um site responsivo
De forma básica, um site responsivo é uma página que pode ser acessada de maneira fácil e rápida por meio de qualquer dispositivo.
Em outras palavras, um site responsivo pode ser facilmente acessado tanto por um computador, quanto por um celular, tablet, notebook, entre outros.
Se procurarmos o termo “responsivo” no dicionário, vamos achar a seguinte explicação: “que envolve ou contém resposta”.
Uma empresa que produz placa de circuito impresso dupla face, por exemplo, é importante ter um site com todas as informações necessárias, para que os usuários consigam navegar com mais praticidade e dinamismo.
Ou seja, nos dias de hoje, ser responsivo é uma questão de prioridade para as empresas que querem se destacar diante da concorrência.
Como fazer um site responsivo?
Agora que você já sabe do que se trata ter um website totalmente responsivo, veja abaixo quais as maneiras que conseguir isso em seu próprio site:
Se apoie em profissionais de web design e TI
Antes de mais nada, se você pretende fazer qualquer tipo de mudança em sua página na internet, é indispensável conversar e se auxiliar com profissionais qualificados.
Isso, pois as configurações de estrutura e do modelo de design são muito complexas e precisam ser tratadas com o máximo de cuidado para não gerar erros de programação e danificar todo seu site.
Pesquise pelos melhores profissionais de web design e TI e explique para eles sobre suas necessidades. Eles irão entender do assunto e ajudá-lo a criar um site responsivo com qualidade e segurança.
Além disso, também é importante que os profissionais saibam exatamente qual o seu segmento. Se você vende molde de injeção plástica, por exemplo, todas as reformulações no site precisam estar direcionadas ao público-alvo!
Não tenha imagens pesadas e efeitos
Outro fator que pode acarretar em um site pesado e com demora em seu carregamento são a qualidade das imagens e o excesso de efeito.
Apesar de imagens com alta qualidade ou efeitos diferentes deixem o site com uma melhor estética, a maioria dos usuários preferem um site com um carregamento rápido e otimizado.
Imagine que você queira comprar um stand para eventos, por exemplo. Quando você entra em um site de vendas, o que você procura não são apenas imagens pesadas, mas sim, fotos que mostram a realidade do stand e todas as informações necessárias sobre o produto.
Adapte seu site
Ao longo do post, vimos como um site responsivo pode fazer a diferença para milhares de usuários da internet.
Por sua vez, um site responsivo é uma página que pode ser acessada facilmente por qualquer dispositivo, seja ele um computador, tablet, celular, notebooks, entre outros.
Ter uma página responsiva tem inúmeros benefícios, desde a melhor experiência dos usuários em sua navegação, até o melhor posicionamento do site nos mecanismos de busca.
Agora que você já sabe tudo sobre o conceito de um site responsivo e como aplicar em sua plataforma, o que acha de seguir essas dicas e se destacar no universo online? Gostou do post? Conta pra gente! Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.