Muitas pessoas acreditam que sabem sobre o marketing digital, mas a verdade é que seu conceito pode parecer muito confuso e acabar até mesmo gerando sérios problemas na hora de implementar as estratégias.
Afinal, qualquer ação feita na internet faz parte do marketing digital? Quais são as estratégias mais vantajosas para a minha empresa? Qual a sua diferença com o marketing tradicional?
Se você tem essas dúvidas agora, saiba que em um futuro próxima todas as empresas precisam se tornar expert em marketing digital para obter sucesso e conseguir gerar resultados positivos.
Por essa razão, nós elaboramos esse conteúdo para te mostrar todos os detalhes do marketing digital e explicar como ele funciona na prática.
Se você é uma empresa que deseja se destacar e migrar para o universo digital, então venha conhecer mais do marketing digital e mude totalmente as suas estratégias!
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar nosso conteúdo! Está preparado?
O que é marketing digital
Basicamente, o marketing digital diz respeito a um conjunto de estratégias aplicadas ao ambiente online, que tem como finalidade promover um determinado produto, serviço ou a marca em alguma rede social.
Para entendermos melhor, vamos supor que sua empresa preste serviços de manutenção de chiller.
Com o marketing digital, o seu negócio consegue atrair clientes, otimizar e ampliar a sua comunicação, solucionar as necessidades do seu público, se tornar mais reconhecida e posicionada, entre outros.
Além disso, o marketing digital é uma variável dentro do conceito de marketing, que por sua vez, é o processo de incrementar ações para alcançar resultados positivos e fortalecer a sua marca com visibilidade e alcance de novos clientes.
Porém, o marketing digital é basicamente o marketing aplicado aos meios online. Ele utiliza todos os canais digitais, tais como blogs, redes sociais, fóruns, mecanismos de buscas, entre outros.
Como o marketing digital funciona na prática?
Basicamente, o marketing digital sempre passa por mudanças contínuas. Isso, pois ele é uma inovação tecnológica e, por isso, está sempre se otimizando e se tornando cada vez melhor para as pessoas e organizações.
E por isso, os processos de marketing digital também mudam diversas vezes. Se você tem uma empresa de alpinismo industrial, o primeiro passo para implementar uma ação de marketing digital é definido seu objetivo,
Se você quer atrair clientes se tornando mais visível, por exemplo, algumas estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo pode ser muito eficientes.
Já se sua empresa tem uma plataforma na internet, mas quer estar posicionada nas primeiras páginas do Google para gerar tráfego, então o SEO on page o off-page são essenciais.
Se você vende oxigênio medicinal, e quer ampliar os seus canais de venda, por meio das mídias sociais, você encontra diversos canais de vendas como as redes sociais e os marketplaces.
Agora, se você quer impulsionar os seus produtos e serviços, as campanhas de anúncios e links patrocinados são uma excelente alternativa!
Se você gostaria de fazer tudo isso com facilidade e otimização, hoje em dia existem diversas ferramentas de automação de marketing, que são plataformas
Conclusão
Até agora vimos que o marketing digital não tem somente um objetivo, mas sim, uma gama variada deles, podemos finalmente concluir que o marketing digital é um conjunto de estratégias online para gerar resultados positivos e agregar valor a uma organização!
E dentre cada uma estratégia, é essencial o gestor ter planejamento e um objetivo bem definido, além de, é claro, sempre se manter focado no monitoramento e analisar se há um retorno esperado! Gostou do nosso conteúdo?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.