Dentro dos setores que utilizam a metrologia em seu dia-a-dia, é preciso que haja um instrumento de medição elétrico para executar as mais variadas tarefas dentro de uma empresa. Nesse equipamento, desde que seja de qualidade, é possível encontrar algumas informações interessantes e que muitos não sabem seu real significado. Uma dessas informações seria o índice de proteção IP.
Essa sigla vem do inglês, significando International Protection, e a sigla normalmente contém letras seguidas de uma numeração específica, como IP65. Dentro da metrologia, o IP é de muita importância para que os equipamentos de medição fiquem salvos de vários itens que podem afetar ele. O equipamento de medição é um objeto essencial para algumas empresas e indústrias de certos setores, pois, sem ele, a técnica da metrologia não pode ser aplicada.
Desde sempre o ser humano teve a necessidade de obter números exatos e contar medidas de forma prática, afinal a matemática sempre teve seus contratempos. Portanto, tornar esse processo mais prático não apenas no cotidiano do ser humano, mas também em escala comercial, especialmente para o padrão de medida durante as exportações entre diferentes regiões do mundo.
A metrologia é muito importante para o mundo como um todo, já que ela é responsável pela padronização de itens que estão presentes no dia-a-dia de todos os seres humanos. Desde peças de carros nos automóveis até peças para eletrodomésticos, os produtos oferecidos pela indústria só possuem tamanha qualidade atualmente por conta dessa técnica ser tão utilizada no setor empresarial. Mas o uso do equipamento de medição só é possível através da IP.
O que seria o grau de proteção IP?
O grau de proteção IP ou nível de proteção IP é um padrão internacional definido pela norma IEC 60529, que serve para classificar e avaliar o nível de proteção dos produtos eletrônicos fornecidos contra invasões de poeira e/ou corpos sólidos, contato acidental e água.
Esse grau de proteção demonstra ao usuário informações mais detalhadas sobre o produto que está utilizando para a medição. Os números, denominados como números de características, são resumidos em uma tabela que indicam conformidade com as condições. Cada IP possui seu código de proteção e tipo, portanto o usuário de um instrumento de medição deve ser ciente da presença da tabela de IP.
Qual a importância do grau de proteção IP
O grau de proteção indica a resistência e a adequação dos produtos para utilização em ambientes fechados que têm algum tipo de influência ou perigo como umidade, vapores, poeiras, sobras de materiais, resíduos de outros produtos ou que sejam instalados em ambientes abertos que podem oferecer condições variáveis de temperatura, umidade, ruído ou vapores tóxicos. Ou seja, o grau de IP evita que haja a perda de produtos instalados em certos ambientes e que o aparelho de medição continue com sua qualidade original.
Possuir um certificado de calibragem em casos de baixa proteção IP é essencial para quem utiliza o instrumento de medição, pois é uma garantia de qualidade do medidor para atuar na metrologia. O equipamento de medição é o mais importante aliado para essa técnica dentro de empresas, laboratórios, indústrias e outros setores. Portanto, o equipamento deve ser mantido em bom estado para o usuário.
Como analisar uma numeração IP
A numeração deve ser analisada baseando-se no número presente após o ‘IP’ no rótulo de informações do equipamento. Por exemplo, um equipamento com grau de proteção IP 20 possui proteção contra objetos sólidos com diâmetro maior que 2,5 mm , mas que não possui nenhuma proteção quanto a entrada de água. Por isso, cada IP possui suas propriedades específicas e, portanto, não é algo que deve ser ignorado.
Um produto grau de proteção IP54 possui resistência em nível médio, pois possui proteção contra a poeira e projeções de água, ou seja, não é tão indicado para ambientes externos que sejam totalmente ao ar livre, mas podem ficar em locais externos que estejam cobertos.
Por conta disso, existe a tabela de grau de proteção IP para determinar cada especificação. O IP68 é o maior grau possível de proteção que um produto pode atingir. O ideal é que todos os produtos possuam este grau de proteção, porém para atingir esse grau os custos de produção se elevam e muitas vezes aumentam o valor do produto no mercado.
Quais os códigos de proteção IP?
O nível de IP vai determinar o uso de um produto ou do próprio equipamento de medição para um ambiente específico, seja interno ou externo, sendo para uso pessoal, empresarial, comercial e etc.
Por conta disso, existem alguns códigos de proteção a serem considerados antes de adquirir um produto, como seu uso externo ou interno e a quais elementos o produto vai ser exposto.
Muitas vezes, a numeração IP não considera certas situações, portanto, apesar dela ser importante e os códigos serem essenciais de compreender, nem todo número IP pode determinar uma situação específica que o usuário possa criar.