Se você trabalha com comunicação, provavelmente já ouviu falar em inbound marketing. Atualmente se fala muito sobre essa estratégia inovadora que está rompendo os antigos conceitos do marketing tradicional e das propagandas intrusivas.
Além disso, ele está dando lugar a um método que se baseia em ganhar o interesse das pessoas, fazendo com que os seus potenciais clientes te procurem, e não o contrário.
O mais legal é que todos os nichos podem aplicar o inbound marketing. Desde uma imobiliária até uma empresa de tratamento de água.
Levando em conta a importância do assunto, preparamos este conteúdo para falar um pouco mais sobre o que é inbound marketing e como aplicar na sua empresa. Acompanhe!
Qual a diferença entre inbound e outbound marketing?
Diferente do Inbound Marketing que tem como premissa atrair o consumidor, o Outbound se refere ao marketing tradicional, que usa a interrupção para se comunicar com o público.
Toda vez que você precisa parar o fluxo natural de uma pessoa que está navegando na internet, ouvindo um programa de rádio ou assistindo a um programa na TV para passar uma mensagem, chamamos de Marketing de Interrupção.
Ou seja, o usuário não necessariamente pediu para ver aqueles anúncios, pelo ao contrário, a mensagem é imposta a ele e grita pela sua atenção.
Por exemplo, você está assistindo jornal e começa a passar o comercial da grama sintética decorativa. Você não pediu para ver aquilo, mas o marketing de interrupção mesmo assim levou até você.
Atualmente por conta da mudança do comportamento do consumidor, que está cada vez mais seletivo e não aceita interrupções, o Outbound Marketing está precisando se adaptar.
Separamos algumas dicas para você iniciar o inbound marketing na sua empresa. Confira:
Mecânica de geração de leads
É necessário criar uma oferta, ou seja, gerar um conteúdo em formato de eBook, infográfico, planilha, webinar etc., solicitando o contato do visitante em troca do conteúdo ofertado.
Para solicitar as informações, o usuário deverá cadastrar-se em um formulário disponível em uma landing page (página de conversão).
Após criar o conteúdo e ofertá-lo via landing page, é necessário divulgá-lo em todos os seus canais digitais: anúncios patrocinados, site, redes sociais, entre outros.
Vale lembrar a necessidade de avaliar a qualidade dos leads que estão sendo gerados, bem como a taxa de conversão da landing page (relação de número de visitantes que visitam a página e número de leads gerados).
Planejamento de conteúdo
Agora é necessário focar em volume e recorrência da produção de conteúdo e precisamos organizar diversas iscas para manter uma estratégia complementar. Ou seja, agora é a hora de começar a produzir conteúdos para o seu blog.
No seu blog é necessário ter conteúdos de qualidade e que sejam voltados ao seu público. Ou seja, se o seu público trabalha com segurança do trabalho, você pode falar sobre cuidados necessários em indústrias, empresas e até mesmo abordar sobre as placas de sinalização de segurança.
Assim como nas etapas anteriores, é extremamente importante manter um planejamento, definir a pauta do que será produzido, voltado a qual persona e também avaliar quem será o responsável por essa produção (equipe interna ou equipe terceirizada). Defina, inclusive, as datas de finalização da escrita, revisão e publicação em um calendário de postagens.
Relacionamento com o cliente
Saber como usar inbound marketing é também conseguir nutrir os seus leads para que eles avancem no funil de vendas para que se tornem clientes da sua marca.
E isso quer dizer que o seu empreendimento precisa urgentemente saber como fazer inbound marketing para se relacionar por meio dos canais mais adequados de comunicação.
Por isso, ofereça aos seus potenciais clientes diversos conteúdos que sejam realmente úteis para a sua educação.
Primeiras vendas
Aqui se estruturam os passos principais para o processo de vendas aos clientes Inbound. Lembre-se de que a venda Inbound necessita de uma abordagem diferente da venda tradicional.
Esse lead já tem um relacionamento com a sua empresa, foi qualificado, te deu diversas informações sobre ele. Agora, é preciso em uma abordagem de venda consultiva.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Aplique o inbound marketing na sua empresa e conta aqui nos comentários o que está achando.