Entenda como a análise de pessoas se aplica ao setor de Recursos Humanos.
O People Analytics é uma metodologia de análise amplamente utilizada pelo setor de Recursos Humanos. O objetivo principal está em auxiliar o processo de tomada de decisões para contratação de novos profissionais.
Entender o conceito e a aplicabilidade do People Analytics no setor de recursos humanos ajuda a trazer produtividade, precisão e eficiência a diferentes setores da empresa.
O que é o People Analytics?
O People Analytics, também conhecido como análise de pessoas, é uma metodologia que trabalha com coleta, com organização e com análise de dados sobre os profissionais da empresa.
Ele utiliza softwares específicos os quais fazem o cruzamento de informações oriundas de diferentes fontes, otimizando o trabalho dos profissionais de Recursos Humanos. Além de auxiliar no processo de contratação, ele é uma ferramenta que também se aplica à tomada de decisão em relação a funcionários que já fazem parte do quadro de colaboradores.
Assim, o People Analytics permite acompanhar de perto — e com base em dados — questões relacionadas à produtividade, ao engajamento, aos resultados e à satisfação dos funcionários.
Como a metodologia funciona?
A aplicação da metodologia People Analytics está baseada em quatro etapas principais: coleta de dados, cálculo, análise dos dados e cruzamento de informações. Entenda!
Coleta de dados
A primeira etapa consiste na coleta dos dados que serão analisados utilizando a metodologia People Analytics. Essa coleta pode considerar diferentes origens: sistemas de gestão da própria empresa, currículos e até pesquisas realizadas na empresa com os candidatos às vagas.
Cálculo
Com todos os dados coletados, a etapa seguinte é a de cálculo. Neste momento, é possível encontrar a resposta para as perguntas da empresa, sendo que as respostas obtidas devem ser apresentadas de forma clara e estruturada. Trata-se de uma etapa importante, pois facilita a análise posterior das informações — etapa seguinte.
Análise
Na etapa de análise é que a empresa consegue usar as informações levantadas e o cálculo para qualificar o seu processo de tomada de decisões. Com um processo de decisão embasado em dados concretos, a proteção e a assertividade alcançam graus mais elevados.
O People Analytics oferece a possibilidade de ter uma gestão mais alinhada e favorece o crescimento do negócio. Ajuda, ainda, a identificar lacunas, pontos fortes, tendências e problemas da empresa e das equipes que precisam de uma atenção especial.
Modelagem
Por fim, a etapa final, chamada modelagem, consiste no cruzamento de todos os dados e de todas as análises colhidas até então. Desse modo, fica fácil identificar, por exemplo, relações entre grau de formação dos profissionais, tempo de trabalho, evolução salarial, promoções recebidas, entre outros aspectos.
Essa modelagem traz insights para a gestão, que poderá repensar formas de estruturação de equipes, oferta de benefícios e programas de incentivo, por exemplo.
Como implementar o People Analytics no setor de RH?
O primeiro passo da implementação do People Analytics consiste no processo de entendimento sobre o seu conceito e sobre a sua aplicabilidade dentro de uma empresa. A seguir, listamos dicas práticas que vão ajudar na sua implementação:
- Tenha um objetivo claro: antes de colocar em prática o plano de implementação do People Analytics, a organização precisa ter um objetivo claro com relação ao processo. Ou seja, conheça os problemas e os motivos que levam à necessidade de usar o PA e saiba quais dados devem ser cruzados;
- Defina métricas e indicadores: definido o seu objetivo, estabeleça quais serão os indicadores de desempenho e as métricas aplicadas ao projeto. Isso garantirá a eficiência desejada;
- Envolva os times: a fim de que a metodologia do People Analytics traga os resultados esperados, é necessário envolver os colaboradores. Tenha em mente que a metodologia é baseada em dados, e a principal fonte dos dados são as pessoas. Uma forma de aumentar o engajamento é demonstrando que a empresa está preocupada em analisar a rotina e os comportamentos visando melhorar as condições de trabalho e agregar qualidade à rotina dos trabalhadores.
Por fim, além dessas dicas, estabeleça projeções. Apesar de ter um objetivo claro e definido desde o início, a coleta e a análise de dados trarão informações relevantes e que podem ser objeto de ações a curto, médio e longo prazo. Utilize o conhecimento gerado para aplicar melhorias em todos os níveis do negócio.