A cada ano, surgem novas tecnologias e tendências que modificam a forma que os diversos setores operam. No marketing não é diferente e 2021 apresenta diversas novas tendências promissoras.
Conteúdo gerado pelos usuários em alta
Mesmo que os usuários não estejam familiarizados com os conceitos do plano de marketing, o conteúdo gerado por eles, chamado de user-generated content (UGC), tem sido a principal forma de “boca a boca” digital e superado até mesmo o trabalho dos influenciadores digitais.
De acordo com a Envato, desde a ascensão desse tipo de marketing em 2016, essa tendência já se tornou uma das fundações das estratégias de mais de 86% das empresas e marcas de grande nome.
Ainda que esse tipo de conteúdo não seja novidade devido ao alto número de novos produtos e serviços que migraram para a internet no último ano, essa deve ser uma das principais tendências conforme mais marcas se adaptam ao cenário digital e procuram seus clientes para que eles criem o conteúdo que elas desejam ver.
Vale mencionar que esse tipo de conteúdo é uma das formas de marketing mais autênticas e proporciona uma excelente oportunidade para as marcas se tornarem mais acessíveis e conectadas com seu público.
Para Jo Birleson, especialista em mídia social da Envato, esse tipo de conteúdo é tão valioso quanto um feedback e não apenas humaniza a marca, mas mostra que os consumidores estão genuinamente entusiasmados com ela. Além disso, é comprovado que chamar clientes para não apenas gerar conteúdo como também comercializá-lo de forma gratuita e orgânica é uma das melhores relações possíveis e deve ser encorajada ao máximo pelas marcas.
Um exemplo de sucesso recente é o uso de latinhas com nomes personalizados pela Coca-Cola, que fez com que os usuários que encontrassem seus nomes realizassem postagens e comentários sobre a marca, mas existem muitas outras formas de utilizar essa estratégia com sucesso.
Disponibilizar o serviço no maior número de plataformas possível é outra tendência
De acordo com a consultoria McKinsey, a disponibilidade de produtos e serviços é o principal motivo pelo qual os clientes trocam de marca. Por esse motivo, cada vez mais é integral que um produto ou serviço esteja acessível no maior número de plataformas possível.
Nesse sentido, os sites e aplicativos de cassino online disponíveis são um dos melhores exemplos atuais. É possível encontrar e utilizar esses serviços de forma otimizada em todos os principais dispositivos modernos, de forma que eles sempre estão facilmente acessíveis aos usuários.
É possível, por exemplo, disputar uma partida pela manhã no celular, uma a tarde no computador e uma a noite no tablet e a experiência do usuário será otimizada, confortada e acessível em todas esses dispositivos.
Outros exemplos de sucesso em relação a esse tipo de serviço disponibilizado em diversos canais são os serviços de streaming como a Netflix e a Disney+, que contam com experiências otimizadas para todo tipo de tamanho de tela, assim como lojas de varejo como a Magazine Luiza e a Amazon.
Pesquisa por voz deve crescer de forma significativa
A queda significativa no preço de dispositivos com diversas assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Assistent têm aumentado de forma significa as vendas e conquistado cada vez mais usuários nos últimos anos.
Devido ao fato de que pesquisas de voz geram resultados diferentes que pesquisas tradicionais de texto, a importância de ter uma boa estratégia para esse tipo de ferramenta cresceu de forma proporcional ao número de novos dispositivos em uso e se tornou uma das principais tendências para 2021.
Sendo assim, é cada vez mais necessário que as marcas produzam pelo menos parte do seu conteúdo de forma direcionada e otimizada para atender esse tipo de pesquisa e existem diversos fatores que devem ser considerados em relação a isso.
O mais importante é o fato de que, para aparecer como resultado na pesquisa, o conteúdo deve ser o mais similar possível aos padrões de comunicação verbal, ou seja, ele precisa ser mais informal, direto e comunicativo que o tradicional.
As diferenças na hora de produção de conteúdo não são enormes, mas são significativas e aqueles que desenvolverem essa estratégia conseguirão uma vantagem diante dos que a ignorarem.