Os números são positivos: na mais recente medição de sua velocidade média de internet, o Brasil cresce 69% e chega a 93,31 MB/s, com destaque para o Mato Grosso, dono do melhor resultado estadual na segunda metade do último ano (159,47 MB/s). É o que confirmam as plataformas Minha Conexão e Melhor Plano, que acabam de compartilhar, em primeira mão, uma análise dos dados mais recentes compilados pelo velocímetro de desempenho de conexão. Além do estado, Piauí e Goiás também assumem o topo das localidades mais velozes.
Para obter os resultados, o estudo considerou cerca de 12,5 milhões de testes dos internautas no inferidor de velocidade, entre aspectos como ping (latência), download e upload, no segundo semestre de 2021. Vale destacar que, junto das médias dentro de cada estado, foram calculadas a qualidade de internet total do país e em cada região brasileira. De modo geral, a pesquisa revelou que as velocidades médias de internet tiveram um crescimento em todo o território nacional se comparada ao início de 2021.
Diferença entre regiões reaparece em nova lista
Numa distribuição regional similar à da primeira metade do ano, a lista das velocidades registradas durante o segundo semestre contou com o mesmo destaque das regiões Centro-Oeste (122,21 MB/s), Sudeste (99,09 MB/s) e Sul (85,85 MB/s). Mais uma vez, as posições mais baixas da lista foram preenchidas pelas regiões Nordeste (75,35 MB/s) e Norte (72,64 MB/s), que apresentaram números gerais na faixa dos 70 MB/s.
Ranking estadual: a melhor e a pior velocidade média do país
Embora o ranking de velocidades por região não tenha sofrido alterações durante a segunda metade do ano, os novos números divulgados reordenaram a lista de desempenhos estaduais com base nos seis primeiros meses de 2021.
Enquanto, no primeiro semestre, o pódio havia sido encabeçado por Piauí, Amapá e Goiás, o mais recente apresenta um TOP 3 constituído, respectivamente, por Mato Grosso (159,47 MB/s), Piauí (158,08 MB/s) e Goiás (132,48 MB/s). Trata-se, portanto, de um interessante movimento duplo: de um lado, a saída do Amapá, agora na sexta posição, bem como a liderança do Mato Grosso, da quinta posição na primeira metade de 2021 ao primeiro lugar.
Metodologia
Os dados levantados pelo Minha Conexão partiram de aproximadamente 12.592.000 testes de velocidade de internet realizados por meio do site Minha Conexão de julho a dezembro de 2021. Durante a coleta e sua análise posterior, foram eliminados todos os registros internacionais, duplicados e com valores iguais a zero, bem como negativos. A eliminação ainda se aplicou aos testes feitos por celular, tablet e demais aparelhos não conectados ao Wi-Fi durante a testagem.
Sobre o Minha Conexão
Disponível nas versões web e mobile, o Minha Conexão é hoje um dos maiores medidores de velocidade de internet do país. O velocímetro, que conta com mais de seis milhões de acessos mensais, permite que os usuários avaliem gratuitamente informações importantes sobre a qualidade de suas conexões, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload. Desde 2020, o site é mantido pelo Melhor Plano, plataforma especializada na comparação imparcial de planos de telefonia e internet no Brasil.
Por Helvio Caldeira
Via Melhor Plano