Existem vários serviços de Marketing Digital no mercado atualmente, mas nem todos seguem a mesma taxa de adoção. Isso significa que as empresas dão prioridade a alguns serviços em detrimento a outros, seja por falta de orçamento, seja por não enxergar benefício em todos eles.
Por isso, um bom profissional de marketing precisa estar preparado para atender as áreas mais procuradas pelos clientes e se posicionar de maneira a conseguir os melhores negócios possíveis.
Quer saber quais são os serviços de Marketing Digital de maior destaque no momento? Então siga a leitura do artigo abaixo!
SEO é um dos serviços de Marketing Digital em evidência
Uma área do Marketing Digital em constante crescimento é a de SEO. A otimização para motores de busca, especialmente o Google, é sempre necessária pela sua importância estratégica para as empresas.
Para se ter uma noção, o Google tem atualmente cerca de 83 mil buscas por segundo. Isso é o equivalente a mais de 215 bilhões de buscas mensais. É muita coisa!
Por isso, a demanda por boas colocações orgânicas no Google segue em alta e, conforme o buscador cresce, também aumenta essa necessidade das empresas.
Agora, com a crise do novo coronavírus, a demanda ficou mais acentuada porque as empresas precisaram migrar do físico para o digital e nem todas estavam preparadas para isso.
A consequência é que muitas estão com sites no ar, mas sem acesso por causa da baixa autoridade do domínio. A resposta é investir em SEO para conseguir os melhores resultados possíveis.
Uma das táticas de SEO mais em evidência atualmente é a de conteúdo convidado, especialmente via o site guestposts.com.br. A página ajuda empresas a conquistar links essenciais para uma boa colocação.
De acordo com o Backlinko, o principal elemento que define a posição de uma página no Google é a quantidade e qualidade dos links que ela recebe. Por isso, o linkbuilding é uma parte vital do SEO.
Outro setor em especial evidência nessa área é a do SEO Local. Isso porque mais empresas pequenas estão entrando no Google, mas também porque o público está usando as ferramentas de pesquisa para achar coisas locais.
De acordo com o próprio Google, houve um aumento de 900% no número de pesquisas de uma determinada empresa com os temos “perto de mim” e de 200% com termos como “perto de mim + aberto agora”.
Automação de Marketing segue crescendo consistentemente
Um elemento já tradicional para muita gente, mas que segue em crescimento sem parar é a automação de marketing.
Basicamente, a automação de marketing é montar uma estrutura especial de marketing que reage a maneira como o usuário interage com a empresa. Se ele curte um conteúdo ou baixa um ebook, recebe determinada resposta. Se entra em uma página de compra, mas abandona o carrinho, entra para o retargeting.
O crescimento da automação de marketing nos últimos meses se deve, também, ao novo coronavírus. Isso porque mais empresas precisaram entrar com tudo no Marketing Digital, o que abriu a necessidade de adotar técnicas que os concorrentes já usavam.
Além disso, a automação de marketing é extremamente eficaz: ela gera mais 35% leads, gera 38% mais leads qualificados e melhora a experiência do consumidor em 46%.
Gestão de redes sociais é essencial na época de quarentena
Com a quarentena do novo coronavírus, muita gente está em casa. E, quando estão em casa, as pessoas vão até as redes sociais para passar o tempo. Basta ver quantas vezes você já entrou em seu Facebook, Instagram ou Twitter hoje.
Por causa disso, um setor em grande crescimento nos últimos meses é o de gestão de redes sociais. A razão é bem simples de entender: as empresas precisam explorar melhor essa plataforma, já que mais gente está por lá.
Isso tem exigido mais criatividade dos gestores de redes sociais para gerar engajamento orgânico, mas também melhor uso da segmentação e de anúncios para trazer resultados.
Afinal, muitas empresas que não tinham redes sociais antigamente estão criando seus perfis agora para poder aparecer ao público uma vez que as pessoas não estão mais na rua.
Marketing de Conteúdo segue em crescimento nos últimos meses
O Marketing de Conteúdo foi um dos serviços de Marketing Digital que sofreu um baque no começo da pandemia do novo coronavírus. Isso porque o Marketing de Conteúdo é muito usado por pequenas empresas com orçamentos menores para brigar pelos anúncios no Google Ads e no Facebook Ads.
Como elas foram as que sofreram mais com a pandemia, houve uma queda de demanda significativa nas primeiras semanas. No entanto, o Marketing de Conteúdo já vinha em crescimento nos últimos meses pré-crise e agora já dá sinais de recuperação conforme a situação parece melhorar em muitos países.
Por isso, o Marketing de Conteúdo é um dos serviços de Marketing Digital a serem citados neste artigo, uma vez que a perspectiva é que a queda notada no período de quarentena seja recuperada em pouco tempo e o setor registre crescimento em 2020.
E aí, gostou de aprender sobre os serviços de Marketing Digital que mais cresceram nos últimos tempos? Agora é focar em dominá-los para ser um profissional mais requisitado no mercado.
Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!