Como atrair mais clientes? Essa pergunta é muito presente na vida dos profissionais autônomos, empreendedores, funcionários de marketing ou vendas, entre outros.
O fato é que o jeito de comprar mudou drasticamente, então a forma de vender também precisa mudar. Por isso, é importante elaborar uma nova estratégia para atrair o público, caso contrário você perderá seus antigos clientes e os futuros para a concorrência.
Para alinhar as estratégias com esse novo comportamento do consumidor, não basta seguir esse padrão de vendas que o mercado está acostumado, é preciso focar na experiência do consumidor.
Utilizar uma comunicação personalizada, eficiente, investir em tecnologia e focar em atendimento, certamente é uma das melhores estratégias para acompanhar os hábitos do público-alvo.
Por isso, o Marketing Digital é uma ferramenta imprescindível para quem deseja alcançar o consumidor de forma efetiva. Sendo assim, separamos algumas estratégias para aprimorar esse conceito. Ficou curioso? Acompanhe!
5 estratégias para alcançar os clientes com
Marketing Digital
Nós daremos um breve spoiler sobre essas estratégias: elas envolvem ações para alcançar os usuários de forma direta. Veja:
1. Inbound Marketing
Inbound Marketing é o conjunto de estratégias que focam atrair cliente por meio da criação de conteúdo relevante.
Diferente do marketing tradicional, mais conhecido como Outbound Marketing, a empresa não ‘’empurra’’ o produto para o consumidor, mas explora meios para que o cliente chegue até ele.
Ou seja, são ações com objetivo de atrair o potencial cliente para o seu blog, website ou redes sociais. A partir disso, as ações visam construir um relacionamento sólido com o consumidor.
Basicamente, esse relacionamento é nutrido por meio de conteúdo relevante, que pode ser transmitido por e-books, e-mail, vídeos, infográficos, entre outros.
Funciona mais ou menos assim: o cliente comprou um serviço deinstalação câmera de segurança, por exemplo. A partir desse momento, o empresário passa a enviar conteúdos que estejam alinhados com a necessidade desse consumidor.
Em outras palavras, a empresa vai gerando valor adicional na experiência de compra do consumidor, fazendo com que ele esteja sempre engajado com a marca.
2. Funil de vendas
Dentro da estratégia do Inbound Marketing, ainda existe um modelo de funil de vendas. Provavelmente você já ouviu falar. Mas sabe o que realmente significa?
O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é uma estratégia aplicada pelo Inbound Marketing para apresentar a jornada de compra do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da compra – em alguns casos, vai além dela.
Em outras palavras, ela faz uma análise do caminho que o cliente percorre até realmente decidir realizar a compra.
Uma ferramenta que consiste em acompanhar ou conduzir o cliente a partir do momento que ele conhece o seu produto até o fechamento do negócio.
3. Automação de marketing
Com certeza você associou esse termo a automação industrial, certo? Provavelmente veio a mente a imagem de uma fábrica repleta de robô industrial transportando caixas, e sem nenhum sinal de trabalho humano.
A grande diferença entre as duas automações, é a automação de marketing, além de conter boa dose de tecnologia, ela busca compreender muito sobre o ser humano, aliando esses dispositivos tecnológicos com a comunicação pessoal.
Em outras palavras, a automação de marketing pode ser definida como uma ferramenta para aumentar o número de vendas da empresa sem precisar de vendedores.
A automação de marketing age por meio de ações e segmentação de leads, que só é possível acompanhá-lo com o seu uso. Uma boa dica é utilizar o lead scoring e o lead tracking, que são ótimas ferramentas para a nutrição de leads.
Além disso, o uso desses sistemas também otimiza o trabalho em equipe, uma vez que trabalha com atividades mais repetitivas, fazendo com que os profissionais foquem em tarefas mais estratégicas.
4. Anúncios pagos
Embora os anúncios tenham sido deixados um pouco de lado com as novas estratégias de marketing, ele ainda é muito efetivo na atração de novos clientes.
Hoje, as organizações visam concentrar as ações em Inbound Marketing, porém, os links patrocinados, como são chamados os anúncios, ainda surtem efeitos em ações estratégicas de atração.
Os anúncios atuam diretamente na visibilidade da empresa, na conquista de novos clientes, na definição das personas e, ainda, na apresentação da marca para o consumidor.
Geralmente, as plataformas mais utilizadas para essas estratégias são: Google Adwords, Facebook Ads, Youtube Ads e Linkedin Ads.
Com as ferramentas certas, é possível segmentar o público por meio do comportamento, hábitos, interesses e questões demográficas, como gênero, renda, idade e escolaridade.
O objetivo da segmentação é alcançar o cliente certo, no momento certo e na plataforma que ele mais usa. Além disso, ela contribui no tipo de consumidor que chegará até a sua página.
Muita gente tem dúvida do custo dessas plataformas. Mas o Google Ads, por exemplo, você paga apenas pelos cliques no anúncio. Ou seja, o pagamento é realizado dependendo do resultado que a plataforma trará.
5. Gestão de resultados
Todas as ferramentas mencionadas ao longo do post precisam ser monitoradas para garantir o melhor resultado sobre o investimento feito, além de possibilitar a tomada de decisões mais assertivas e a elaboração de novas campanhas.
Mensurando os resultados, você consegue identificar quantos visitantes, leads, ou clientes que o seu anúncio gerou.
Dessa forma, você pode avaliar o Retorno sobre investimento (ROI) e avaliar a eficiência das suas campanhas sobre o público.
Por exemplo: sua campanha foi elaborada com base em um lençol de borracha. Com o ROI, é possível analisar a relação do dinheiro gasto com o investimento (lençol de borracha) e o retorno obtido com ele.
Sua empresa está pronta?
Agora que você já conhece as técnicas do Marketing Digital, não perca tempo! Afinal, atualmente, não é possível atrair clientes se não investir em novas técnicas.
Se algum colega seu perguntar como desenvolver estratégias para alcançar o público-alvo, você já sabe como responder!
Gostou das dicas para conquistar novos clientes? Já vem adotando medidas para isso? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.