Que o marketing digital revolucionou o mercado e trouxe mais inteligência para as ações e estratégias de empresas e marcas não é uma novidade, certo? Por isso, a ferramenta vem conquistando cada vez mais espaço nas relações corporativas e comerciais.
O marketing digital tem como características o custo-benefício, a segmentação do público e a possibilidade de monitorar e acompanhar estratégias. Dito isto, podemos afirmar, com segurança, que empresas que não investem na metodologia dificilmente permanecerão ativas no mercado.
No entanto, muitos empreendedores ainda negligenciam a importância do marketing digital, seja por não acreditarem no potencial da estratégia ou por não se adaptarem aos recursos do ambiente digital. Mas chegou a hora de desmistificar ambas as ideias!
Pensando nisso, preparamos uma lista com os 4 principais benefícios do marketing digital para as empresas. Neste post, você verá como essa ferramenta pode ser útil para o seu negócio. Confira!
1. Construção de audiência qualificada
Conhecer o seu público é fundamental para qualquer empresa que busque sair um passo à frente da concorrência. A boa notícia é que aplicar o marketing digital permite estudar a fundo os principais hábitos dos consumidores, bem como suas necessidades e desejos.
Além disso, o marketing digital facilita a compreensão de como os consumidores se comportam, e isso é determinante para construir uma audiência sólida e qualificada.
Para isso, é ideal segmentar muito bem os seus contatos, de preferência separando-os por listas de acordo com os interesses e necessidades de cada um, como, por exemplo, adquirir uma porca gaiola.
2. Maior presença na internet
Mesmo sabendo que as empresas estão atuando fortemente na internet, a utilização de ações de marketing digital para empresas ainda é mínima.
Nesse sentido, é muito comum encontrar grandes empresas, que são líderes em seus mercados, que na internet têm um papel e importância muito pequenos.
É importante mencionar que investir em marketing digital para empresas pode gerar ganhos para negócios de todos os tipos e segmentos, como quiosque de madeira. Afinal, marcas que usam a internet de maneira estratégica já saem na frente de 90% de seus concorrentes.
3. Diferenciais competitivos
Outro benefício do marketing digital é a construção de diferenciais competitivos. Para se ter uma ideia, 60% das empresas tem como objetivo colocar em prática estratégias de marketing de conteúdos nos próximos anos.
Em outras palavras, quem conseguir se destacar agora vai estar em grande vantagem quando seus concorrentes decidirem colocar em andamento suas estratégias de marketing digital. Isso em qualquer nicho, como motor elétrico usado.
4. Custo-benefício
Por último, e não menos importante, o custo-benefício também é uma realidade em empresas que investem em marketing digital. Afinal, não é necessário realizar grandes investimentos para atingir o público-alvo, diferentemente das mídias tradicionais.
Uma estratégia de marketing de conteúdo, que conta com um blog, por exemplo, pode ser implementada por um custo realmente pequeno se comparado com a possibilidade de retorno que esse tipo de estratégia pode gerar.
Gostou do nosso post sobre 4 benefícios do marketing digital para as empresas? Então, compartilhe com os colegas de profissão e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.