Empresas e negócios estão sempre em busca do melhor aproveitamento do tempo e otimização de tarefas do cotidiano. Com o sucesso das aplicações recentes da inteligência artificial, muitos são os mercados que vêm se aproveitando da tecnologia para melhorar atividades e processos, e nos setores de transporte e entregas isso não é diferente.
Um levantamento da Gaudium, empresa de tecnologia focada nos mercados de logística e transporte, apontou que as movimentações financeiras de aplicativos de transporte e delivery regionais somaram mais de R$ 1 bi no ano passado, e espera-se que o delivery cresça 7,5% até o final deste ano, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB).
Bruno Muniz, sócio-executivo da Gaudium, explica que a expansão contínua desses mercados se dará com o auxílio de IAs, que têm grande potencial para fazer parte do processo. “Na era digital, a inteligência artificial é uma ferramenta indispensável para impulsionar o crescimento das empresas. A tecnologia possibilita previsão de demanda, personalização e mais agilidade no dia a dia. Ela veio para ficar e pode tornar todos os setores mais interessantes e competitivos”, pontua Muniz.
A seguir, o executivo dá quatro exemplos de aplicação para os mercados de mobilidade delivery:
1- Suporte ao usuário
A inteligência artificial pode ser usada para fornecer suporte aos usuários das plataformas de transporte e delivery, respondendo perguntas sobre opções de pagamento, rastreamento de pedidos, reagendamento de entregas e políticas de cancelamento. Isso permite economizar tempo e custos com algumas demandas operacionais dos consumidores, sem deixar de dar a atenção necessária às dúvidas.
2- Planejamento de rotas
Com todos os endereços de entregas a serem realizadas, uma empresa de delivery pode aplicar a IA para fornecer as melhores opções de rota de acordo com o horário e a análise de tráfego, garantindo um menor tempo entre o centro de distribuição e a casa do comprador.
3- Gestão de estoque
Integrando a inteligência artificial ao estoque, ela poderá analisar dados passados para fazer a previsibilidade da demanda por determinados produtos. Dessa forma, evitam-se desperdícios e excessos, e as empresas podem ajustar com mais precisão o carregamento de seus estoques.
4- Rastreamento
Desde que esteja integrada à plataforma da empresa e com acesso à geolocalização da frota, a inteligência artificial pode enviar atualizações em tempo real sobre o andamento de uma entrega, a localização de um veículo, tempo estimado de chegada e outras informações relevantes aos usuários. Ele pode responder a perguntas sobre o status da viagem, fornecer notificações sobre o veículo e ajudar a lidar com possíveis atrasos ou problemas.
Texto: Rafaela Martins Soares*