O Instagram é uma plataforma online social que foi criado em 2010, com o intuito de promover a facilidade na comunicação e o aumento de interação e compartilhamento de fotos e vídeos.
Você já deve ter instalado esse aplicativo em seu celular, ou muito provavelmente tem muitos parentes ou amigos próximos que utilizam a plataforma, não é mesmo?
Afinal, segundo a agência Wck, o Instagram atingiu a marca de 800 milhões de usuários lá em 2017, e hoje em dia é a segunda rede social mais utilizada no Brasil. A primeira plataforma mais utilizada é o Facebook.
E o melhor de tudo, é que o Instagram também é um aplicativo que se popularizou no meio empresarial.
Isso, pois as fotos e vídeos permitem que as empresas tenham um contato e comunicação com mais proximidade pelos seus clientes.
Hoje, o Instagram já é parte das ferramentas de marketing digital de milhares de empresas que procuram se destacar no mercado.
E se você ainda não sabe se ele vale a pena ou não em suas estratégias, então acompanhe nosso post! Nós vamos te explicar as principais vantagens de utilizar essa ferramenta no seu ambiente de trabalho! Está preparado?
Encontre seu público nesta plataforma
Nos dias de hoje, segundo o mesmo levantamento mencionado no início do texto, a demografia média dos usuários ativos no Instagram representa 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino, com idade entre 16 a 30 anos.
Ou seja, se sua empresa vende produtos como fita de led, por exemplo, é possível segmentar conteúdos e fotos sobre o produto e como é o seu funcionamento, por exemplo.
Dessa forma, é possível alcançar o seu público-alvo de maneira totalmente otimizada! Além disso, também é importante ressaltarmos que, quando se trata de segmentar campanhas e divulgar seus produtos, é preciso utilizar a linguagem ideal de acordo com o perfil da marca e do público.
É uma plataforma de divulgação e vendas
Você sabia que o Instagram já possui a funcionalidade de compras diretamente pelo próprio aplicativo? Isso mesmo. Esse diferencial faz com que você consiga vender e ao mesmo tempo divulgar seus produtos e serviços.
Agora, se sua empresa presta serviços de instalação câmera de segurança, por exemplo, é possível comprar online e, antes, durante e após o processo, também é possível oferecer um atendimento totalmente personalizado para garantir a segurança e a boa experiência ao cliente. Mas isso vamos ver no próximo tópico, por isso, continue nos acompanhando!
Tem uma comunicação otimizada
O Instagram é um aplicativo que também promove a otimização da comunicação e atendimento, por fazer parte das redes sociais.
Por essa razão, você pode oferecer um atendimento diferenciado e impulsionar a experiência do cliente, aumentando as suas chances de venda e fazendo com que os consumidores fiquem satisfeitos e, assim, recomendem outras pessoas.
Além disso, se você vende produtos muito complexos, como projeto de spda, por exemplo, muitas pessoas podem ter dúvidas e entrar em contato com sua empresa.
Nessas horas, o Instagram serve como um estreitador de relacionamento e ajuda o seu negócio a ter um atendimento mais eficiente.
Proporcionar uma comunicação também faz parte de uma boa construção da imagem da marca e promove um relacionamento mais sólido com os clientes!
Agora que você já sabe quais as maiores vantagens de utilizar o Instagram como ferramenta de marketing digital em sua empresa, o que está esperando para utilizar a plataforma e crescer o seu negócio?
E aí, gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre a sua opinião. Também não deixe de nos acompanhar nos próximos conteúdos!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.