Ganhar dinheiro com a internet é o sonho de um número cada vez maior de profissionais. Prova disso é o crescimento expressivo de novos blogs, sites e canais do Youtube com objetivos de gerar renda. Com a concorrência aumentando, as chances de conseguir um alcance orgânico suficientemente poderoso para se tornar uma receita importante vão se tornando menores.
A fórmula do sucesso nas plataformas digitais segue um roteiro que envolve conteúdo de qualidade, search engine optimization (SEO) e divulgação. Sem essa tríade fica impossível conquistar um espaço de destaque nas páginas dos motores de busca. Mesmo seguindo o roteiro, o resultado vem em longo prazo.
A boa notícia é que uma vez que o site, blog ou canal atinge um tráfego consistente, é possível monetizá-lo antes mesmo de atrair patrocinadores.
Isso é possível porque o Google tem um serviço chamado AdSense, que faz uma ponte entre o produtor de conteúdo e os anunciantes, direcionando anúncios automáticos para sites, blogs e canais que tenham aderência junto ao público do anunciante.
Por exemplo: uma pessoa que tem um blog sobre moda, pode receber anúncios de marcas de roupas, sapatos, acessórios ou mesmo produtos de beleza. É uma forma de ganhar dinheiro extra sem ter que prospectar clientes de publicidade.
Importante saber que para abrir uma conta no Google AdSense não basta criar um blog ou lançar um canal no Youtube sobre qualquer assunto. O AdSense tem critérios rígidos e é preciso conhecê-los antes de se cadastrar para evitar punições. Os principais deles são que o produtor de conteúdo deve ser maior de 18 anos e apresentar informações originais, autênticas, verdadeiras, respeitosas e de valor para o usuário.
Fakenews, apologia à violência ou uso de drogas e discursos de ódio estão entre as abordagens que não são permitidas pelo documento de qualificação para uso do AdSense.
Como funcionam os pagamentos?
Para quem cumpre os requisitos estabelecidos pela plataforma, os pagamentos serão realizados em dólar. Isso pode ser animador, mas é preciso ter em mente que cada anúncio irá render apenas alguns centavos da moeda americana a cada click ou visualização.
Esse dinheiro fica guardado na conta do Google AdSense e só pode ser resgatado quando atingir a marca de US$ 100.
Para receber dinheiro do exterior será preciso abrir uma conta em algum banco que realize transferências internacionais, que vai atuar como um intermediário entre o AdSense e o banco de varejo do produtor de conteúdo.
Como abrir uma conta no AdSense?
Fazer o cadastro no AdSense é bem simples, mas antes a estratégia de marketing digital precisa estar funcionando adequadamente. Isso significa que antes de abrir uma conta é preciso que o produtor de conteúdo tenha bem definidos: objetivo, público-alvo e o assunto que será tratado naquele espaço.
Além disso, precisa ter um bom volume de produção e uma excelente divulgação porque embora o AdSense não seja claro quanto ao número de textos necessários para ser aceito, sabe-se que páginas muito recentes costumam não ser aceitas. Especialistas falam em cerca de 15 textos com 600 palavras cada.
Já para o Youtube as regras são bem definidas: o canal precisa ter pelo menos mil inscritos, quatro mil horas de conteúdos assistidos nos últimos 12 meses, bom engajamento, conteúdo adequado para os anunciantes e direitos autorais do que é produzido.
Importante saber que para ser aceito pelo AdSense é preciso que o site ou blog tenha domínio próprio, portanto, subdomínios como blogspot ou wordpress têm seus cadastros recusados pela plataforma publicitária do Google.
Se todos os requisitos estiverem em ordem, o cadastro pode ser feito seguindo os passos abaixo:
- Acessar a página do Google AdSense e colocar a URL do site onde quer exibir os anúncios;
- Inserir o endereço de e-mail;
- Definir se o AdSense pode enviar sugestões personalizadas para melhorar o desempenho;
- Fazer login com uma conta Gmail;
- Selecionar país ou território;
- Ler e aceitar os termos de condições de uso;
- Clicar em “criar conta”;
- Ativar a conta indo à página inicial do AdSense para concluir algumas tarefas como: conectar seu site à plataforma, inserir dados para pagamento e verificar o número de telefone.
Feito isso, o cadastro estará concluído e o AdSense vai analisar se o site, blog ou canal atende às diretrizes. A resposta é dada em, aproximadamente, 14 dias.