O Instagram, uma das maiores plataformas de mídia social do mundo, parece estar enfrentando problemas técnicos. A partir do meio-dia de terça-feira, 05 de março, usuários relataram que não conseguem postar ou visualizar os feeds de perfis específicos na plataforma. Uma das mensagens de erro exibidas é “não é possível recarregar o feed”.
Andy Stone, chefe de comunicações da Meta, empresa mãe do Instagram, reconheceu o problema em uma postagem no Twitter. “Estamos cientes do problema e estamos trabalhando nisso agora mesmo”, disse Stone.
No entanto, o Instagram não é a única plataforma de Mark Zuckerberg que está enfrentando problemas nesta tarde. O Facebook também está fora do ar e o Threads, um aplicativo associado ao Instagram, não está permitindo a visualização da timeline. Apesar da opção “tentar novamente” ser oferecida no aplicativo para celular, parece que nada acontece quando selecionada.
As buscas pelo assunto dispararam no Google, indicando que as pessoas estão ansiosas para entender o que está acontecendo. O site de monitoramento DownDetector também indica que usuários brasileiros em diversas regiões estão enfrentando a pane. O mapa de calor destaca São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Belém como as áreas mais afetadas.
Curiosamente, o WhatsApp, também propriedade da Meta, parece estar funcionando normalmente apesar dos problemas em outras plataformas da empresa.
Ainda não há uma previsão de quando os serviços serão restaurados. Os usuários são aconselhados a aguardar enquanto a empresa trabalha para resolver os problemas.