Embora sejam frequentemente falados de forma independente um do outro, a otimização de mecanismos de pesquisa e a criação de sites elegantes e atrativos do ponto de vista visual. ele são as duas faces da mesma moeda. Isso significa que, ao construir seu site, você precisa encontrar o equilíbrio certo entre os dois para garantir que seu conteúdo possa ser descoberto e que a experiência do usuário seja atraente.
Aqui estão algumas dicas para ajudar qualquer pessoa que esteja lutando com esse processo, fornecendo conselhos que podem fazer uma diferença tangível na eficácia do seu site.
Faça a UX e a visibilidade da pesquisa trabalharem juntas
Você pode presumir que uma interface simples e limpa é a melhor maneira de garantir que seu site seja intuitivo e fácil para os visitantes usarem, o que vai contra a ideia de que a navegação amigável para SEO depende de agrupar o máximo de categorias ricas em palavras-chave em seu menu possível.
Uma boa opção para encontrar o ponto ideal entre usabilidade e visibilidade de pesquisa é fazer uso de mapas de cliques . Eles mostrarão onde os visitantes estão clicando, quais elementos da interface são mais úteis e quais estão potencialmente atrapalhando sua experiência. Você ainda pode usar palavras-chave em barras de navegação e menus suspensos, mas examinar os dados do clickmap mostrará quais elementos vale a pena manter e quais são simplesmente desordenados.
Considere o conteúdo e o layout da página simultaneamente
Encher seu site com conteúdo exclusivo de alta qualidade e relevantes para seu público alvo é de fato primordial para fins de SEO, mas pode deixar os visitantes confusos ou fazer com que o design do seu site pareça menos polido se for considerado isoladamente.
Em vez disso, você precisa vincular o tipo de conteúdo que encomenda à forma como as páginas são dispostas para garantir que tudo pareça bom e possa ser consumido de maneira clara e concisa. Vincule isso à duração do conteúdo, bem como à inclusão de elementos de mídia, para evitar qualquer confusão estética.
Otimize a velocidade de carregamento de sua página para evitar penalidades
Quanto mais rápido suas páginas carregarem, maior será sua classificação nas SERPs. O Google deixou claro que as velocidades de carregamento da página são os principais fatores de classificação, especialmente em dispositivos móveis .
Obviamente, você também deseja garantir que o design do seu site seja atraente e envolvente, que é onde as imagens entram em cena. Do ponto de vista de SEO, você deseja certificar-se de que todas as imagens incorporadas às páginas sejam compactadas de forma adequada para evitar comprometer a velocidade de carregamento da página, embora tenham uma qualidade alta o suficiente para chamar a atenção dos visitantes.
As fotos dos produtos são um dos principais impulsionadores das vendas, portanto, o uso ideal delas em seu site é necessário para fins de SEO e design.
Mantenha as equipes conversando
O conflito entre web design e SEO pode frequentemente surgir se as pessoas responsáveis por essas duas áreas não estiverem realmente trabalhando juntas. Se cada um for tratado isoladamente, você pode descobrir que eles acabam puxando em direções opostas e deixam seu site em apuros após o lançamento.
Em vez disso, é melhor garantir que essas equipes se comuniquem umas com as outras e trabalhem juntas para o mesmo objetivo.