Quando iniciamos um negócio online, a primeira coisa que pensamos é em quais estratégias adotar para conquistar clientes e estabelecer sua marca, definitivamente no mercado. Uma tarefa um tanto quanto complexa, tendo em vista a disputa que ocorre dentro desse cenário.
Atualmente, os usuários da internet usam esse meio digital para buscar produtos e serviços instantaneamente. O objetivo é conseguir aquilo que deseja no momento que procuram. A realidade, então, se configura diante aquele que tem o melhor conteúdo para oferecer.
Os potenciais clientes se interessam e confiam em uma loja quando a mesma oferece textos e postagens que te garantem credibilidade.
Bom, para o donos de um e-commerce, conquistar likes e seguidores nas redes sociais pode parecer fácil. Porém, é necessário seguir algumas técnicas para atrair os usuários. Uma delas é investir em alguns anúncios, por exemplo.
De modo geral, o objetivo de qualquer empresa, seja ele iniciante ou veterana no mercado, é criar um relacionamento duradouro com as pessoas através da produção de conteúdo nas redes sociais.
Dentro desse cenário, é importante contar com conteúdos muito bem escritos e postagens em redes sociais estrategicamente pensadas. Pensando nisso, produzimos um artigo bem interessante com algumas dicas básicas de produção de textos para blogs e redes sociais. Está preparado? Então, vamos nessa!
O primeiro passo é conhecer seu público-alvo
Não existe a menor possibilidade em realizar um conteúdo de qualidade e chamativo sem que você conhece, realmente, quem é o público-alvo que pretende atingir. Pense bem: aquele que deseja atingir todo mundo, acaba ficando sem ninguém, viu?
Os conteúdos que vai produzir depende muito dos produtos e serviços que a empresa de circuito impresso, por exemplo, oferece e, é claro, das pessoas que se interessam por eles. A ideia é que você consiga desenvolver conteúdos, seja para o blog ou para as redes sociais, que tenha a capacidade de fisgar seus potenciais clientes.
Quando você pensa em utilizar técnicas bem específicas de marketing digital como o marketing de conteúdo, inbound marketing ou apenas algumas técnicas de social media, nada é mais importante do que conhecer seu público. Só assim é capaz de ter algum tipo de sucesso ao aplicar essas técnicas.
Dentro de tudo o que foi falado até o momento, é fundamental que consiga e defina suas personas. Mas o que é isso, exatamente? Bom, é muito simples: elas nada mais são que as representações simplificadas dos clientes ideais de sua empresa de lona de caminhão.
Essa estratégia garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos por você e sua equipe estejam de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse.
É importante que você use a mesma língua do seu
público
É claro que conhecer seu potencial cliente é mais o que fundamental, porém existem outros métodos que precisam ser avaliados e adotados. Aliado com a dica acima citada, é importante que você consiga compreender, exatamente, a maneira como ele se comunica é importantíssimo para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja.
É fato que cada empresa tem sua própria forma de abordar os clientes. Aliás, é isso que diferencia uma da outra e que possibilita a disputa sadia no mercado. Pensa comigo: você jamais vai usar as mesmas estratégias de conversa que usaria com grandes empresários com jovens que acabaram o ensino médio, por exemplo. Não faz o menor sentido.
O que quero dizer é que cada uma destas pessoas entendem e se identificam com um tipo de linguagem diferente. Enfim, você só precisa trabalhar duro para compreender quem é seu público, a maneira como eles se comunicam e como é que você deve abordá-los.
Trabalhe com a criação de conteúdo sob medida
para cada plataforma
Bom, se você trabalha postando sempre os mesmos conteúdos, da mesma forma, e com os mesmos gatilhos mentais para atrair novos clientes, essa dica pode te cair muito bem. A verdade é que copiar e colar um texto ou imagem em diferentes lugares pode não ser uma ideia tão boa.
Você precisa trabalhar pensando que cada rede social tem uma forma correta de se desenvolver o conteúdo para que se encaixe melhor na sua configuração e, com isso, engaje melhor.
É só pensar um pouco: postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes pode dar uma bela impulsionada nos seus conteúdos, a ponto de atingir novos clientes de uma forma muito mais orgânica. Ou seja, seu conteúdo será entregue da melhor maneira possível para seus seguidores.
Para tal, é fundamental que se utilize imagens, vídeos, podcasts e quaisquer outros formatos que façam sentido para seu público e as redes sociais que você utiliza.
E que fique bem claro que existem diversas dicas para que você trabalhe seus conteúdos de uma forma mais lógica e direcionada. Essas técnicas servem para qualquer tipo de segmento empresarial, até mesmo para um empreendimento de estação de tratamento de água, por exemplo.
Este artigo foi produzido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.