A pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) causou muita preocupação para os empreendedores e líderes de negócios. Afinal, o isolamento social fez com que as organizações adotassem um novo modelo de trabalho: o home office.
O trabalho remoto, por sua vez, trata-se de um escritório em casa, onde os profissionais realizam as suas atividades corporativas e mantém a comunicação com os gestores e a equipe por meio da plataformas digitais.
Nesse sentido, por se tratar de uma modalidade a distância, o home office oferece inúmeras vantagens, principalmente para o profissional que idealiza ter liberdade profissional, flexibilidade de horário e, claro, ser o seu próprio patrão.
Em contrapartida, na medida em que o home office cresce, as desvantagens dessa modalidade também surgem. Pensando nisso, separamos uma lista com os principais benefícios e desafios do trabalho remoto. Continue lendo!
Vantagens do home office
O home office reúne uma infinidade de vantagens. Porém, é importante ressaltar que elas precisam ser bem administradas. Confira:
1. Flexibilidade de horário
Uma das principais vantagens do home office que, aliás, conquista os profissionais é a flexibilidade de horário. Nesse sentido, os adeptos podem organizar seu tempo e atividades da maneira que desejar.
Com isso, é possível, por exemplo, executar as atividades em momentos de maior concentração ou lidar com imprevistos, como um quiosque de madeira quebrado, por exemplo.
2. Comodidade
Outra característica do trabalho remoto é a comodidade. Afinal, imagine não enfrentar o trânsito caótico das grandes metrópoles? Ou até mesmo não utilizar o transporte público lotado?
Dessa maneira, é possível poupar tempo e reverter esse período em atividades de lazer, como esportes, almoços, entre outras opções.
3. Qualidade de vida
Como mencionamos anteriormente, a flexibilidade de horário e a comodidade são fatores predominantes no home office. Assim, ao unir as duas vantagens, é possível aumentar a qualidade de vida.
Com isso, o profissional consegue aproveitar melhor o seu dia, o que acaba gerando uma maior produtividade.
Além disso, é possível conciliar as atividades com as tarefas pessoais, principalmente as específicas, como o desenvolvimento de umSPDA para raio, fazendo com que o colaborador se sinta mais motivado.
4. Economia
A economia, por sua vez, pode atuar em dois aspectos: nas ações benéficas para a empresa e, claro, para o profissional.
Portanto, gastos com alimentação, transporte, manutenção, entre outros, podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados.
Desvantagens do home office
Engana-se quem pensa que o trabalho remoto apresenta apenas vantagens. Na verdade, ele reúne um conjunto de desvantagens significativas. Veja:
- Facilidade de distração, como TV, família, redes sociais e lanches;
- Redução de produtividade e desempenho;
- Falta de atualização profissional em processos gerenciais, como a produção de comprar ímã de neodímio;
- Falta de contato entre colaboradores, o que pode interferir no desenvolvimento profissional e na promoção de um ambiente anti-social;
- Maior risco de vazamento de informações sigilosas;
- Excesso de carga de trabalho.
Por fim, como você pode perceber, o trabalho remoto conta com um conjunto de vantagens e desvantagens que, por sinal, fazem toda a diferença no desempenho do profissional.
Porém, é importante ressaltar que as vantagens acabam conquistando destaque, uma vez que a possibilidade de aumentar a qualidade de vida é determinante na realidade profissional.