Todos nós conhecemos o Windows, mas será que sabemos todas as versões dele? Pois bem, neste artigo vamos te apresentar todas as versões que existem do Windows.
A Microsoft teria anunciado que o Windows na versão 10, seria o último a ser lançado e nomeado Windows, e foi divulgado que seria o último desenvolvido, porém há pouco tempo foi anunciado o Windows 11.
Em 1985, quando foi lançado pela primeira vez, até os dias atuais continua ativo e sendo muito importante para os ecossistemas de computadores corporativos e de consumo próprio.
Muitas empresas usam e abusam de inúmeras ferramentas em que o Windows disponibiliza, os computadores em que são instalados suas versões tem um ótimo desenvolvimento.
As versões são bem diversificativas, versáteis e ótima ferramentas para o trabalho, faculdade e servem até para treinamentos de gestão em TI, por exemplo.
Agora que você já conheceu um pouco sobre o Windows, vamos te apresentar todas as versões existentes dele, fique com a gente até o final da leitura que você irá descobrir muitas coisas legais.
Conheça as versões do Windows
Como prometido nesse tópico você vai conhecer todas as versões desde o começo da Microsoft e entender um pouquinho de cada uma dessas versões. Então vamos lá.
Windows 1.0
Essa foi a primeira de todas as versões, foi lançada em 1985. Essa versão foi a pioneira onde não precisava digitar os comandos para usar, ao invés de fazer isso, você pode clicar ou acessar qualquer luar da tela usando o mouse.
Windows 2.0
Lançado em 9 de dezembro de 1987, essa versão teve os gráficos bem melhores, e também teve a nova função de sobrepor as janelas abertas, já no Windows 1.0 as janelas abertas só podiam ficar uma do lado da outra.
Nessa versão os ícones da área de trabalho já eram realidade e também foram criados os atalhos do teclado.
Windows 3.0 / 3.1
No dia 2 de maio de 1990 e o 3.1 lançado em 1° de março de 1992. Com a versão do Windows 2.0 sendo bem popular, causando uma ação judicial da Apple, onde eles alegavam que a nova versão violava os direitos autorais sobre sua inferface gráfica do usuário.
Windows 95
Sendo uma versão bem revolucionarista, foi divulgado em 4 de agosto de 1995, essa foi a versão que consolidou de vez a Microsoft na indústria de comutadores.
Ele teve uma grande campanha de marketing que brincou com a imaginação do público de uma maneira que não tinha nos outros computadores.
Foi nessa versão em que foi criado botão de iniciar, onde a falta desse botão 17 anos depois no Windows 8, causou um certo desconforto no público, de tão popular que ele se tornou. Essa versão também tinha várias outras funções revolucionárias.
Windows 98 / Windows ME / Windows 2000
Esse trio foi lançado entre os anos de 1998 e 2000, e estão juntos, pois não tinha muitas diferenças em relação ao Windows 95. Foram um marco para a Microsoft, porém não chegou ao recorde de vendar como aconteceu com o 95.
Windows XP
Foi lançada em 25 de outubro de 2001, versão do estrelismo da Microsoft, tendo um grande diferencial de que mesmo depois de muitas versões que foram lançadas ele segue firme e forte.
Entretanto, por mais que já esteja de idade avançada, ele continua sendo a versão mais popular da Microsoft, somente atrás do Windows 7.
Windows Vista
O ocupando o lugar de versão mais fracassada do Microsoft, temos o Windows Vista, que foi lançada em 30 de janeiro de 2007, tentou fazer a substituição do Windows XP e falhou bastante.
Não era um sistema tão ruim quando o Windows ME, porém as pessoas optaram por continuar no XP logo na sua chegada e essa versão não obteve muito sucesso entre os consumidores.
Windows 7
Conquistando boa parte dos consumidores, esse sistema operacional foi lançado em 22 de outubro de 2009, e teve 60% do mercado conquistado. Ele superou em todos os sentidos depois do Vista, o que fez com as pessoas esquecessem daquela versão.
Ele é uma versão que é facilmente de mexer, muito segura, estável e com um gráfico bastante amigável.
Windows 8
Mais uma versão que tentou substituir a outra e também falhou, lançado em 26 de outubro de 2012, essa versão veio para tentar substituir o Windows 7 e não deu muito certo.
A Microsoft, queria investir em um sistema operacional para aparelhos moveis, porem não queria deixar de lado os usuários de computadores. Então teve a brilhante ideia de fazer um sistema que funcionasse para ambos.
Porém, não deu muitos certo, o botão de iniciar não tinha nessa versão. Causando um falatório entre os usuários.
Windows 10
Lançado em 28 de julho de 2015, voltando com duas coisas relevantes uma delas é o botão inicial. E a segunda é que seria a última versão do Windows nomeada, segundo informações as próximas atualizações seriam feitas por modo de pacotes.
Porem no ano passado no dia 24 de junho foi lançada a versão Windows 11.