Você certamente já ouviu falar sobre a inteligência artificial, não é mesmo? Afinal, trata-se de propagandas e dispositivos desenvolvidos para simular habilidades próprias dos seres humanos, como a percepção e o raciocínio, e utilizá-los para automatizar processos.
Embora o conceito tenha se popularizado há poucas décadas, a inteligência artificial já vem conquistando destaque desde 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, devido às necessidades da indústria bélica. E esse crescimento não é à toa, certo?
Além de ser uma ferramenta que automatiza processos e reduz os índices de erros, a inteligência artificial ‘’libera’’ os funcionários para exercerem atividades estratégicas, uma vez que atua com processos que exigem precisão, força e, claro, tempo de produção.
Pensando nisso, preparamos uma lista com as 4 principais aplicações da inteligência artificial na indústria. Neste post, você verá como a inovação revolucionou o mercado e tornou as rotinas fabris muito mais inteligentes. Continue lendo e confira!
1. Supply chain
Supply chain (ou gerenciamento da cadeia de suprimentos) abrange todo o processo de logística de produtos e materiais. O sistema permite prever e analisar demandas, que se tornam mais assertivas com a contribuição da inteligência artificial.
Dessa forma, os responsáveis conseguem tomar decisões mais assertivas no que diz respeito ao estoque de materiais, evitando desperdícios e custos desnecessários, como cinto de segurança para altura.
É importante mencionar que essa inovação pode ser adquirida por meio do machine learning (aprendizado da máquina). Com isso, a tecnologia pode-se alcançar a manutenção preditiva, ou seja, a substituição de peças sem a necessidade de mão de obra humana.
2. Gestão da equipe
Outra aplicação característica da inteligência artificial é gestão da equipe. Com ela, o departamento de recursos humanos ganhou mais agilidade, eficiência na coleta de informações e análise de processos.
O Big Data (grande banco de dados) possibilita o acesso às informações dos colaboradores. E isso vale para qualquer nicho, como relé de proteção.
Além disso, uma vez que as máquinas são padronizadas por meio do raciocínio humano, fica mais simples identificar padrões de comportamento, por exemplo. Isso contribui – e muito! – na hora de traçar perfis dos candidatos.
3. Análise de dados
Analisar dados de processos nunca foi tão fácil com o auxílio da inteligência artificial! Aliás, isso pode ser realizado até mesmo por meio dos computadores tradicionais, que armazenam e gerenciam uma grande quantidade de dados.
Para simplificar, um belo exemplo disso é o reconhecimento de padrões da caixa do seu e-mail: a partir de uma análise comportamental do remetente, é possível analisar a mensagem enviada e caracterizá-la como spam.
4. Manutenção preditiva
Por último, e não menos importante, a manutenção preditiva também é uma consequência da inteligência artificial. A análise preditiva pode ser considerada uma prática estatística, realizada a partir de uma série de dados.
Com a coleta de informações, torna-se possível antecipar padrões e tendências de equipamentos para metalização, por exemplo. Essa antecipação só é eficiente com o uso da inteligência artificial nos sistemas e ferramentas da empresa.
Como você pode perceber, a inteligência artificial revolucionou o mercado e trouxe diversos ganhos para a indústria. Por isso, ela vem se tornando um destaque em fábricas, empresas e indústrias em geral.
Gostou do nosso post sobre as 4 aplicações da inteligência artificial na indústria? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!