Entender o comportamento de busca da informação é essencial para todos os profissionais da área de marketing ou empreendedores que cuidam da estratégia publicitária da própria empresa. Isso porque, como ensina a Chili, agência de marketing digital, entender como pensa o usuário que faz uma busca na Internet é o primeiro ponto para poder produzir um conteúdo que realmente o atrairá.
Estudar o comportamento de busca da informação é a chave para a produção de conteúdos que são realmente de valor para o seu usuário. Afinal, se você sabe o que ele está buscando, pode não só produzir o conteúdo que ele quer, como também (e principalmente!) apresentar o conteúdo do jeito que ele quer. Isso faz toda a diferença para se conectar com ele, bem como atraí-lo, ganhar mais cliques e muito mais.
Quer aprender como funciona o comportamento de busca da informação? Então siga a leitura do artigo abaixo!
O que é comportamento de busca da informação?
Imagine que alguém vem pedir ajuda para você, mas ao invés de falar uma frase completa, a pessoa diz apenas um termo: “chave de fenda”. Só isso. E aí, o que você faz para ajudá-la?
Pode ser que você imagine que essa pessoa precisa de uma chave de fenda para usar. Ok, é um palpite justo. Mas talvez essa pessoa tenha perdido a chave de fenda dela e está perguntando se você a viu em algum lugar. Talvez ela não saiba como usar uma chave de fenda ou queira comprar uma. Talvez, quem sabe, ela queira saber o que é uma chave de fenda.
Sendo assim, como você ajudaria essa pessoa? Claro, você pode parar e pedir para ela explicar melhor ou fazer perguntas para entender o que ela quer. Mas e se você não tiver essa possibilidade? E se você souber que, todos os meses, pessoas perguntarão “chave de fenda” para você 100 bilhões de vezes (é o número de pesquisas feitas no Google em 30 dias) e, por coincidência, sua empresa vende essa ferramenta. Será que não há uma oportunidade aí?
Há sim. Para isso, no entanto, é vital entender o comportamento de busca do usuário. É entender o que ele quer. Pois, sabendo o que ele quer, será possível se preparar para entregar exatamente o que ele precisa.
Quais são os tipos de buscas na Internet?
Para poder entender o comportamento nas buscas, é importante entender o tipo de pesquisas feitas pelos usuários. Confira as principais abaixo!
1. Busca informacional
Quando o usuário faz uma busca informacional, ele quer uma informação específica, talvez a resposta para uma pergunta ou algum detalhe. Isso costuma ficar bem explícito com base na palavra-chave digitada por ele no Google.
Por exemplo, veja algumas palavras-chave que mostram a intenção da busca informacional:
- “Quem descobriu o Brasil?”;
- “Carro mais barato do Brasil”;
- “como usar uma chave de fenda”;
- “MEI pode se aposentar”.
Repare como todas as buscas deixam claro que o usuário quer uma informação em específico. Por isso, a melhor estratégia é entregar essa informação o mais rapidamente possível, mas com um gancho para deixá-lo interessado. Isso fará com que ele possa seguir lendo o artigo, mas sem voltar para o Google procurar por outro.
Por exemplo, tente algo assim:
“Uma das dúvidas mais comuns sobre o programa Microempreendedor Individual é se o MEI pode se aposentar. A resposta é Sim. No entanto, existem vários fatores a ter em mente na hora de planejar a sua aposentadoria sendo MEI. Se não considerá-los, pode se arrepender no futuro”.
Perceba que deixamos um gancho para que ele se interesse em seguir lendo e entender mais sobre o assunto, além da resposta que ele estava atrás.
2. Busca transacional
A busca transacional é aquela que denota a intenção de compra ou de transação do usuário. Normalmente, essas palavras-chave não são tão interessantes assim de buscar no tráfego orgânico, mas são mais disputadas no pago.
Afinal de contas, são palavras-chave que denotam intenção de compra. Vale a pena investir para trazer esse consumidor para o seu lado. Alguns exemplos:
- “pneus 175/55 r14”;
- “mochila Pokémon”;
- “ps4 barato”.
3. Busca local
A busca local é um tipo de busca muito usado e que denota tanto a necessidade de investir em micro-momentos (jornadas de compra de poucos segundos, feitas no Google), quanto de ter um trabalho de SEO local e um perfil no Google Meu Negócio.
Normalmente, essas palavras-chave também denotam intenção de compra (embora não sempre), mas estão sempre ligadas a uma localização. Por isso, é importante ter essa busca em mente caso seu negócio seja regionalizado.
Alguns exemplos são:
- “pizzaria perto de mim”;
- “chaveiro 24 horas”;
- “onde comer no Centro”;
- “pontos turísticos da Gávea”
Pronto! Agora que você já entende o comportamento de busca da informação, pode colocar esse conhecimento em prática para otimizar a sua estratégia de marketing digital, especialmente a parte focada em buscas no Google. É verdade que muitos usuários também fazem buscas em outros locais, como o no Facebook e no Instagram, além do Reddit e em outros fóruns, mas o Google será o maior motor de tráfego para você.
E aí, gostou das dicas? Então não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto!