O grande segredo do marketing digital é saber quando e como agir para conquistar clientes. O funil de inbound marketing é uma ferramenta primordial para isso.
A primeira etapa do funil é o aprendizado e a descoberta. Consiste na percepção do consumidor de que ele precisa de determinado produto ou serviço para resolver um problema.
Ele recorre ao Google para encontrar mais informações sobre esse problema. Lá, ele se depara com uma série de posts de blog destinados para essa questão.
São as estratégias de marketing de conteúdo em pleno funcionamento. A partir delas, empresas têm o poder de guiar a jornada de compra dos leads e assegurar que eles a completem.
Após se informar, a pessoa é convencida de que encontrou o que precisava, portanto, ela passa a comparar produtos de diferentes marcas e preços. Essa etapa é a de consideração da solução.
Sua escolha vai depender das vantagens que cada produto oferecerá. Os conteúdos precisam estar alinhados a esse fato.
Como usar o funil de inbound marketing
Sabendo mais sobre a jornada de compra do consumidor, é possível aplicar estratégias de inbound marketing com segurança e efetividade.
Nos tópicos a seguir, vamos apresentar estratégias para usar o funil de inbound no e-commerce da sua empresa.
Atração de visitantes
Você deve atrair visitantes para sua marca de maneira orgânica e atrativa. Uma informação crucial para isso é o perfil da sua persona.
O conceito de persona é típico do marketing digital e se trata da determinação do perfil do seu cliente ideal a partir de informações dos seus clientes reais.
Se o público-alvo é focado em dados concretos, como classe social e emprego, a persona também leva em conta as ambições, dificuldades e hobbies dos clientes.
Com essas informações, você tem uma visão mais ampla sobre o tipo de conteúdo que atrai sua base de contatos.
Geração de leads
Leads são visitantes que estão em vias de se transformarem em clientes. Captar a atenção deles é decisivo para que isso aconteça.
Portanto, é importante inserir calls to action nos textos, trechos que encorajam o lead a realizar ações no site da empresa.
Oferecer promoções também é uma prática efetiva. Não se esqueça de investir em Twitter Ads para garantir que as ofertas cheguem ao maior número de pessoas possível.
Oportunidades
É importante ter uma equipe dedicada a classificar cada lead de acordo com sua propensão a fechar negócio.
Dessa forma, os vendedores saberão quais leads estão mais perto de completar a jornada de compra e poderão investir mais tempo neles.
Os melhores podem ser alimentados com conteúdos ricos, como:
- E-books;
- Planilhas;
- Webinars;
- Newsletters.
Esses conteúdos podem ser o diferencial que os transformará em clientes assíduos da sua empresa.
Pós-venda
O trabalho não acaba depois que um cliente compra seu produto. Você precisa continuar marcando presença para que ocorra a fidelização.
Use os dados que sua equipe captou para segmentar anúncios e conteúdos relevantes.
Dessa forma, sua marca se consolidará na memória das pessoas como uma referência no ramo.
Direcionar conteúdos feitos sob medida para determinados perfis é uma forma de mostrar que a empresa domina sua área de atuação e se importa com a clientela.
Os benefícios do funil de vendas
Usar o funil de vendas como base para as estratégias de marketing da sua empresa dá mais efetividade às ações.
Se a equipe de marketing tem relatórios completos sobre todos os leads, os vendedores terão mais certeza sobre o tipo de ação que devem aplicar.
Isso agiliza o atendimento ao cliente, vantajoso tanto para a empresa, quanto para o lead.
Além disso, o funil de vendas estimula a empresa a melhorar seu posicionamento na web.
O investimento em marketing de conteúdo vai fazer com que a marca apareça nos primeiros lugares das pesquisas em mecanismos de busca.
A longo prazo, isso significa mais clientes e maior relevância no mercado.
Conclusão
Se você deseja aprimorar suas vendas, o funil de vendas para e-commerce é o que você precisa. Capacite sua equipe para gerenciar os dados dos leads e produzir posts informativos.
Não se esqueça de promover a integração entre o departamento de marketing e o departamento de vendas.
A comunicação direta entre esses dois setores é vital para que todas as estratégias surtam os efeitos desejados.