Ter os quartos reservados durante o ano é o sonho de qualquer hoteleiro. Mas essa não é uma tarefa tão fácil de executar, não é mesmo?
Apesar de viajar ser um dos desejos mais presentes na vida das pessoas, nem sempre existe um destino ou hotel ideal.
Com as transformações digitais, os viajantes passaram a buscar pelas melhores opções de reserva e começaram a analisar as avaliações de outras pessoas.
Para ganhar destaque no mercado e se tornar uma autoridade no assunto, é preciso investir em estratégias do marketing digital – que, inclusive, deixou de ser uma opção há muito tempo.
Para se ter uma ideia, de acordo com o Google Trips, mais de 70% das pessoas utilizam a internet para planejar a próxima viagem. Além disso, 83% dos viajantes se inspiram nos seus novos destinos por meio do Facebook e 55% pelo Instagram.
Ou seja, não precisamos nem falar que esses números justificam o uso das estratégias de marketing digital para hoteleiros, não é?
E, para que você tenha os quartos cheios, separamos 9 tendências do marketing digital para que você possa aplicar no seu hotel. Ficou curioso? Acompanhe!
Marketing digital para hotéis
Se você chegou até aqui, certamente precisa dar um ‘’up’’ nas reservas. Por isso, veja as 6 melhores formas de usar essa estratégia no setor hoteleiro!
1. Use o Google Adwords
Implementar os recursos do Google Adwords corretamente pode alcançar um número maior de visitas e gerar um tráfego intenso a página do seu hotel.
Essa é uma das plataformas mais eficientes em questão de publicidade, pois apresentam anúncios em forma de links patrocinados e oferece um leque de opções para quem busca algo na internet.
Funciona mais ou menos assim: o usuário pesquisa por envelope awb. O mecanismo de busca já apresenta uma quantidade enorme de anúncios voltados a esse material, constando preço, imagem, entre outros elementos.
Nos dias de hoje, o mercado hoteleiro vem ganhando cada vez mais espaço entre os negócios mais concorridos do mundo virtual. Para destacar o seu hotel no meio dessa competição, o Google Adwords pode ser um excelente aliado. Confira as razões:
- Aumenta o tráfego do site;
- Gera publicidade a marca;
- Fornece informações precisas sobre os concorrentes;
- Destaca o seu empreendimento no ramo dos negócios.
2. Deixe seu site atrativo e funcional
Os responsável pelo hotel precisam ter em mente que a página da web é o seu negócio online. Afinal, é por meio dele que as pessoas conhecerão o seu hotel. Por isso, uma organização na internet precisa reunir uma série de tributos que garantem a visibilidade do negócio.
Então, para garantir uma boa experiência de navegação ao usuário e atrair mais hóspedes, a apresentação da sua página deve ser interessante, agregar valor e fazer com que o visitante se sinta à vontade lá.
Além disso, uma página da web deve ser responsável por uma grande quantidade de reservas, pela boa usabilidade e por uma aparência estritamente profissional. Claro, sem contar que um design bonito – com cores atraentes, pode influenciar no momento da reserva.
Aliás, nada de informações desnecessárias. Não há necessidade de falar sobre manutenção de elevadorse a finalidade do seu negócio não é essa.
Para melhorar a funcionalidade do seu site, atualize as informações periodicamente, desenvolva um relacionamento com os visitantes e mantenha um suporte adequado para responder aos questionamentos dos clientes.
3. Use as redes sociais
De acordo com dados da We Are Social, os brasileiros estão no segundo lugar do ranking dos países que mais passam tempo nas redes sociais. Além disso, a mesma pesquisa mostrou um aumento de 19 milhões de pessoas com perfis nas mídias digitais por todo o país.
Apesar do número grandioso, você não precisa sair criando perfis em todas as redes sociais: o segredo para o sucesso é descobrir em qual delas o seu público está e interagir com eles com uma linguagem mais clara e descontraída.
Além disso, existem alguns outros aspectos que merecem um pouquinho mais de atenção. Veja os principais:
- Criatividade nas campanhas publicitárias;
- Fornecer informações sobre o serviço de forma clara;
- Disponibilizar meios para contato, como: e-mail, telefone, endereço e o link do site;
- Utilizar as redes como forma de apresentar o local (fotos e vídeos são ótimos para isso);
- Identificar o estilo e hábitos dos hóspedes.
4. Marketing de conteúdo
É impossível falar sobre marketing digital e não mencionar o marketing de conteúdo. Afinal, ele é o responsável por gerar novos leads, convertê-los em clientes e alcançar as primeiras páginas do Google.
Além de sinalizar a geração de novos leads para o site, o marketing de conteúdo também é uma ótima ferramenta para melhorar a imagem da organização no seu ramo de atuação.
Isso porque essa estratégia tem como objetivo gerar valor em forma de conteúdos interessantes e atrativos para o público-alvo. Essa é uma das melhores maneiras para aprimorar o relacionamento com o clientes e fidelizá-los.
Por exemplo: você vende fita de led e desenvolve conteúdos de automatização residencial. Consegue imaginar a relação disso? Uma vez que o usuário procura maneiras de otimizar o seu imóvel, ele vai ler no seu conteúdo os benefícios deste produto. Com isso, logo analise a possibilidade de fechar negócio.
Além do mais, as estratégias do marketing de conteúdo impactam em outros aspectos do seu hotel. Veja:
- Gera uma imagem positiva sobre a marca;
- Engloba o conteúdo fornecidos com os valores da instituição;
- Atrai o público dos mais diversos gostos e aumenta o número de visitas;
- Promove o engajamento com empresários resultando em mais oportunidades para o seu negócio.
5. Considere os feedbacks
Geralmente, os hóspedes se baseiam em feedbacks de outras pessoas para escolherem hotéis. Ou seja, uma avaliação negativa pode causar um impacto enorme na imagem de um hotel.
Dessa forma, procure sempre responder as avaliações, embora os comentários sejam negativos, já que a postura da organização diz muito sobre ela. Vá muito além disso: leia e examine atentamente os apontamentos do cliente e busque meios para melhorar.
Garanta as suas reservas!
Por fim, para criar uma boa presença digital, não é preciso investimentos altíssimos. Basta implementar as ferramentas tecnológicas específicas para o ramo de atuação. Com essas ações, é possível descobrir novos recursos e maneiras de fidelizar os clientes.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.