Com a expansão da internet e das estratégias tecnológicas, muitas empresas acabam se confundindo em relação à qual estratégia de marketing digital escolher.
Afinal de contas, cada opção disponível de ação e campanha de marketing serve para uma finalidade diferente, e a escolha errada pode não somente gerar prejuízo para os gestores, como também fazer com que a empresa não se desenvolva no mercado.
E por essa razão, é importante ter muito planejamento e cuidado para escolher soluções que atendam as necessidades do seu negócio.
Especialmente para as pequenas empresas ou empreendedores que estão começando em diversas áreas, como no comércio, ramo jurídico ou em uma indústria de oxigênio medicinal, entre outros, aplicar estratégias de marketing digital da forma correta é um dos meios de expandir o negócio e se destacar diante da concorrência!
E pensando nas diversas oportunidades que o marketing digital oferece às empresas, nós elaboramos este post para mostrar quais as melhores formas de aplicá-lo em seu negócio! Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?
1- Faça marketing de conteúdo
A primeira estratégia de marketing digital é a mais utilizada por todas as empresas. Afinal, essa é uma das maneiras que mais gera retorno e visibilidade, independente do porte do negócio.
Além disso, segundo a Demand Metric, o marketing de conteúdo é que montar um planejamento custa 62% menos que as táticas de marketing tradicional e geram três vezes mais leads.
E por isso é uma das estratégias mais adequadas de marketing digital. Afinal, o que é o marketing de conteúdo?
Por sua vez, se trata da produção de conteúdos altamente relevantes, direcionados para um determinado público-alvo.
Esses conteúdos têm como objetivo atrair novos clientes (leads), expandir os canais de comunicação da empresa, gerar relacionamento e aumentar a taxa de conversão de vendas!
Além disso, é importante ressaltarmos a importância do conteúdo ser direcionado exclusivamente para um público.
Se você atua com a venda de espuma laminada, os conteúdos devem seguir a mesma área do produto e expor, mesmo que de maneira indireta, os benefícios e vantagens de comprar com a sua empresa.
2- Invista em um site otimizado
Se você tiver um orçamento apertado para investir em marketing digital, uma das melhores maneiras de investir e gerar retorno é por meio de um site otimizado.
Isso, pois o site da sua empresa é uma das melhores ferramentas de marketing digital que o gestor pode utilizar para desenvolver campanhas personalizadas.
Um bom layout e estrutura dentro do site vai fazer com que os leads tenham uma melhor visão da imagem da sua marca.
Além disso, se você tem um site de alpinismo industrial, e escrever conteúdos direcionados ao público-alvo desse setor, com um site otimizado em design em estrutura, os leitores também conseguem ter mais clareza sobre as cores, ícones e imagens presentes, além de também ajudar no tempo de permanência do mesmo em sua plataforma.
Se seu site for bem estruturado, ele pode ter uma boa velocidade de carregamento e maior funcionalidade, o que é um requisito para os sites de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo!
3- Aposte no SEO como estratégia de marketing digital
E por falar em mecanismos de busca, a principal turbina para que o seu site tenha uma boa relevância em sites como o Google é o SEO.
Também chamado de Search Engine Optimization ou traduzido como Otimização para motores de busca, o SEO são estratégias para melhorar o posicionamento de um site ou conteúdo nos mecanismos de busca.
Esse processo vai enfoque na estrutura do conteúdo, assim como em detalhes técnicos de otimização de estrutura, e até mesmo estratégias elaboradas fora da própria plataforma.
Ou seja, o SEO envolve estratégias tanto internas, quanto também externas, como o link building, por exemplo.
Agora que você já sabe quais são as melhores formas de aplicar o marketing digital, o que está esperando para utilizá-las em seu próprio negócio e se destacar? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.