As tecnologias estão por toda a parte, não é mesmo? Atualmente, é difícil encontrar algum lugar ou pessoas que não alguma coisa que a liga as inovações tecnológicas. O cenário vem mudando com o passar do tempo, e os indivíduos não param de se modernizar e criar novas tendências.
Um exemplo muito claro isso é o uso da tecnologia mobile nos últimos anos. Podemos afirmar, com toda a certeza, que essa inovação fez com que as relações humanas ficassem mais dinâmicas. Dentro desse cenário, é evidente a ascensão do cenário digital, principalmente com a criação e utilização dos famosos aplicativos (ou apps).
Você nem precisa procurar para ver como essa tecnologia invadiu a vida das pessoas e a transformou totalmente. É só você olhar ao seu redor: fica até difícil Com certeza você já ouviu alguém se perguntando: será que já inventaram um aplicativo mobile para isso?
É só você analisar os números: atualmente o Brasil conta com 230 milhões de celulares ativos, basicamente um por habitante. Quando se inclui outros aparelhos digitais, como computadores, notebooks e tablets, o número quase dobra: são cerca de 420 milhões de aparelhos. A grosso modo, são 2 aparelhos por habitante. Bastante coisa, né?
A realidade é que a facilidade de obter informações e a possibilidade de encurtar caminhos foram fatores fundamentais para que as pessoas aderissem em grande número ao mercado digital.
Pensando nisso, produzimos um artigo para tratar sobre os apps mobile e se sua empresa de circuito impresso realmente precisa de uma versão para ganhar espaço no mercado e conquistar ainda mais clientes. Vamos nessa?
Como sei que meu negócio precisa realmente de um
app mobile?
O Brasil é um país que vem se destacando, ano após ano, no mercado de smartphone. Tanto que, em uma pesquisa divulgada pela Exame, o país se encontra em sexto lugar no mercado mundial deste segmento.
Quando ampliamos esse cenário, é possível verificar que boa parte dos brasileiros que possuem um celular já realizaram, pelo menos uma vez, alguma compra online. Para você ter uma noção disso, pelo menos 45% das pessoas que possuem um smartphone já compraram por meio de aplicativo. Os números são bem significativos quando analisados profissionalmente.
Dentro desse cenário, é fácil analisar que os aplicativos se tornaram uma das principais ferramentas de aproximação das empresas para com os clientes, não é mesmo? Isso porque ele nada mais é que um belo canal de informação com o seu cliente ou usuário.
A realidade é que um app mobile pode ter diversas facetas e funcionalidades. Podemos citar: as notificações push, que enviarão promoções e informações que agregam valor às pessoas.
Ele é tão útil para qualquer tipo de empresa, como a de para raio, no qual você pode pode até combinar seu aplicativo com Wearables ou até mesmo Beacons, que enviam notificações de acordo com a localização do usuário em sua loja física.
Você pode aliar os apps com várias outras ferramentas e estratégias. Por exemplo, é possível criar um programa de fidelidade para quem usar seu aplicativo, assim, você consegue oferecer descontos ou acúmulo de pontos para quem for usuário recorrente.
Sabe aqueles códigos promocionais que a gente vive recebendo via sms? Então você pode adotar uma medida parecida. Usar o social media para permitir que as pessoas compartilhem conteúdo com os amigos também é uma boa opção.
Use o aplicativo mobile para melhorar a
produtividade
Atualmente é difícil encontrar alguém que não faça uso de nenhum aplicativo. Isso porque muitos acreditam que além de prático, eles economizam o tempo. Além disso, os aplicativos mobile os tornam mais produtivos e por possuírem alta usabilidade.
A realidade é que os aplicativos são elaborados e desenvolvidos para aumento de produtividade devem ter o mesmo foco na experiência do usuário. Muitos economizam utilizando plataformas pouco práticas e acabam prejudicando diretamente seu negócio.
Quando isso acontece, é muito claro que a experiência como um todo será ruim, tanto que em uma pesquisa divulgada conta que 12% das pessoas usam os aplicativos corporativos.
Dentro desse cenário, como um todo, a maioria das pessoas acreditam que esses tipos de apps não são práticos e funcionais, tendo péssimas experiências. Por isso é importante ter uma equipe de TI qualificada para o desenvolvimento ou contratar uma empresa especializada.
Por isso, antes de contar e iniciar o desenvolvimento deste tipo de app mobile para sua empresa, tenha plena consciência se seu negócio realmente precisa dele. E se sim, como será feito e qual será o investimento. Não adianta investir em algo pouco prático e funcional. Caso tenha um site, evite a criação do app, a menos que lá existam outras funções.
É importante ter em mente que esse tipo de app pode ser implementado em qualquer tipo de empresa. Então, se você possui uma loja de lona de caminhão e quer atingir um público mais específico, talvez a criação de um aplicativo seja o mais indicado.