A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de mudanças para a vida das pessoas em todo o mundo. No nosso país, claro, não poderia ser diferente. Essas alterações não são apenas aquelas maiores e mais sentidas, mas também apenas em coisas pequenas, como a lista de aplicativos mais usados em época de quarentena no Brasil.
Os aplicativos que eram usados antes da quarentena não são aqueles que são necessariamente usados depois que a pandemia começou. Isso porque a mudança de contexto faz com que os apps que serão usados pelas pessoas mude bastante. Afinal, as necessidades são outras e as soluções para elas precisam aparecer de algum lugar.
Quer saber quais são os aplicativos mais usados em época de quarentena no Brasil? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Quais os 5 aplicativos mais usados em época de quarentena no Brasil
1. WhatsApp
O WhatsApp é o aplicativo mais usado no Brasil durante a quarentena. Não é difícil entender o porquê quando analisamos a função do app. Ele ajuda as pessoas a se aproximarem em um momento de isolamento e faz com que seja mais fácil conversar, matar saudades e muito mais. Inclusive, ele é o aplicativo “oficial” dos aniversários, já que as celebrações são todas feitas em chamadas de vídeo no WhatsApp.
O aplicativo tem se tornado tão popular que existem até mesmo outras versões no mercado, feitas de código-aberto e com funções que o app oficial ainda não tem. Um exemplo é o FmWhatsApp. Essa versão do aplicativo traz uma série de personalizações, é muito fácil de usar e permite ocultar da sua galeria certas mídias que você recebeu no aplicativo.
Outra versão é o GbWhatsApp. Ele permite que o usuário envie 100 fotos de uma só vez, permite alterar o tema, fontes, cores e muito mais nas conversas. Na prática, isso permite muita customização.
2. Caixa Tem
O Caixa Tem é um dos aplicativos mais usados em época de quarentena no Brasil por causa do auxílio emergencial. O pagamento (que foi inicialmente de R$600,00 e passou para R$300,00) só pode ser gerenciado pelo app. Há, inclusive, uma diferença de prazo entre poder usar o dinheiro pelo aplicativo e poder sacá-lo para a sua conta bancária. Isso estimula ainda mais a utilização do app.
3. iFood/Rappi
Os aplicativos de delivery, como o iFood e o Rappi, se tornaram muito populares no Brasil durante a pandemia. Eles já eram, claro, mas cresceram em 103% durante o primeiro semestre do ano.
Isso acontece porque as pessoas estão em casa, sem poder sair e precisam comprar remédios, comida no supermercado ou um jantar especial. Os apps ajudam com isso.
4. Redes sociais
Como era previsível, as redes sociais tiveram um grande aumento de utilização neste momento de pandemia. Elas ajudam as pessoas a se manter em contato, mas também a encontrar entretenimento.
Por isso, aplicativos como o Facebook, Instagram, YouTube e Twitter estão em constante crescimento desde o início da crise.
5. Streaming
Por fim, não dava para ignorar os aplicativos de streaming nessa lista. Eles são os principais responsáveis por fornecer entretenimento para as pessoas em um momento como esse.
A Netflix foi quem mais cresceu, chegando ao ponto de precisar diminuir a qualidade da resolução dos filmes para não causar um problema de tráfego na Internet. No entanto, outros aplicativos como o Amazon Prime, o Hulu e o Crunchyroll também cresceram. Vale mencionar que vem por aí o Disney+, com lançamento marcado para novembro.
Essa é a lista com os principais aplicativos mais usados em época de quarentena no Brasil. Como deu para ver, as necessidades principais da quarentena, como a necessidade de falar com a família, gerenciar o auxílio emergencial ou encontrar entretenimento, afetou bastante a lista dos aplicativos mais usados do país.
Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário dizendo quais são os seus aplicativos mais usados nesse período!