Praticamente todas as lojas no Brasil, hoje em dia, precisam entender os benefícios de como criar um e-commerce e digitalizar sua operação. Afinal de contas, vender pela Internet não é só algo necessário para estar dentro das mudanças e tendências atuais, mas também questão de sobrevivência básica em alguns segmentos. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como esse processo funciona. Uma delas é saber se abrir loja virtual é caro e quais são os custos atrelados ao processo.
Na verdade, em termos simples, não importa o preço pago para abrir uma loja virtual, é muito mais caro não abrir uma. Isso porque, hoje em dia, empresas de comércio sem representação comercial estão, em termos simples, perdendo dinheiro todos os dias. O alcance de vender pela Internet é muito maior do que presencialmente e, a não ser que o seu produto não possa ser facilmente enviado por uma transportadora, não há motivo para não vender em um e-commerce. Especialmente agora, com a pandemia do novo coronavírus, que tem afetado lojas presenciais no mundo todo.
Mas falando em termos mais objetivos, se você quer aprender se abrir loja virtual é caro, veio ao lugar certo. Abaixo, falaremos um pouco sobre os custos que você pode esperar!
Abrir loja virtual é caro?: conheça os custos
1. Domínio e hospedagem
Os primeiros custos para abrir uma loja virtual são os de domínio e hospedagem. Aqui, depende muito do tipo de negócio que se está tentando criar. Dependendo do seu objetivo, o custo pode ser 0, mas também pode envolver alguns milhares de reais.
O domínio é a URL da sua loja virtual. Por exemplo, suponha que sua loja virtual se chame “Exemplo Legal”. O domínio poderia ser “www.exemplolegal.com.br” ou “www.lojaexemplolegal.com.br”. Nesse caso, o registro do domínio é bem acessível, algo ao redor de 20 reais ou um pouco mais por ano. O valor só sobe muito se o domínio já estiver registrado (e você precisar negociar com o atual dono).
Já a hospedagem pode ser gratuita, caso você se hospede em marketplaces (como o Mercado Livre ou Elo7) ou paga. É claro que no caso de uso de marketplaces, você terá de pagar taxas sobre cada venda, então não é algo realmente gratuito.
A hospedagem ideal varia dependendo da quantidade de tráfego que você espera, especialmente em simultâneo. Vale a pena fazer um estudo e uma previsão de tráfego para contratar um plano adequado.
2. Sistema de loja virtual
O segundo item a ser comprado e instalado para abrir sua loja virtual é justamente o sistema de e-commerce. Esse sistema será o responsável por processar todos os pedidos, integrar com o sistema de pagamento e muito mais.
Existem alguns plugins prontos que já fazem esse trabalho para você. É só comprar e instalar no seu site. O preço de um sistema básico desses custa perto de $30 dólares por mês. Na cotação atual, daria algo como R$157,00.
Há a possibilidade de usar um marketplace para usufruir do seu sistema de loja virtual. Nesse caso, seria necessário pagar uma taxa mensal para a operadora do marketplace, como o Mercado Livre, OLX, Shoppee ou Elo7. No entanto, se você vender itens o suficiente, pode acabar pagando mais de taxa do que pagaria com um sistema próprio.
Portanto, é necessário fazer as contas e ver qual caso é o seu e se é mais vantajoso ter uma loja própria ou não.
3. Taxas do sistema de pagamento
Apesar de não ser um custo para abrir a loja, existem as taxas que você terá de pagar para mantê-la aberta. Por exemplo, a taxa do sistema de pagamento e a taxa de uso dos marketplaces.
Todo e-commerce precisa de um sistema de pagamentos. Normalmente, usa-se um sistema que exista no mercado, como o Mercado Pago, Wirecard e outros. Vale a pena olhar as taxas próprias de cada sistema e ver qual deles é o mais adequado para o seu negócio.
O mesmo vale para o marketplace, caso você queira usar um sistema desses. Eles cobram uma porcentagem em cima do valor de venda e contam com algumas regras específicas que devem ser seguidas.
4. Marketing
Por fim, o último custo a ter em mente no seu planejamento é o do marketing. Ele é necessário para atrair clientes e fechar novas vendas. No ambiente digital, o marketing pode vir na forma de investimentos na produção de conteúdo, anúncios pagos no Facebook, Instagram ou Google, além de outros.
Pronto! Agora que você já viu os custos, pode decidir se abrir loja virtual é caro ou não para os seus padrões. Lembre-se de que as taxas de sistema de pagamento, o frete e logística e marketing são custos que você provavelmente já tem com a loja física. Portanto, é questão de equilibrar as contas e ficar de olho no quanto cada elemento é cobrado para cada tipo de negócio.
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