Todos os setores e atividades de uma empresa são essenciais para o objetivo final do negócio e, dentre tantas atribuições importantes é preciso investir em endomarketing e pensar nas pessoas, afinal, elas são os grandes triunfos de uma organização.
Comunicação interna, incentivo ao desenvolvimento e aprendizado, empatia com os colaboradores, foco em qualidade de vida e tantos outros aspectos são de extrema importância para os Recursos Humanos e gestores terem atenção.
E, se em “tempos normais” o trabalhador deve estar no centro das estratégias, em tempo de crise esse cuidado deve se intensificar ainda mais. Com a retomada dos trabalhos presenciais e o pensamento para o pós-quarentena é preciso que a empresa tome algumas ações corporativas pensando em seu público interno.
Sua empresa está preparada para lidar com esse momento que se aproxima? Vamos falar mais sobre ele, confira!
A comunicação corporativa
Não basta ter atenção apenas aos clientes e público externo de um negócio, afinal, o que é comunicado internamente é essencial para o bom andamento da empresa e de seu clima.
Manter uma comunicação clara e transparente faz muita diferença nas empresas, mais ainda em momentos de crises, em que os funcionários se sentem vulneráveis e com medos da falta de acolhimento do seu local de trabalho.
Com a crise do coronavírus, muitas empresas mudaram seus procedimentos, passaram a trabalhar de forma remota, com os times separados fisicamente e precisaram evoluir muito em poucos dias.
E, dentre tantos processos afetados, a comunicação interna foi um dos maiores deles, com impacto de 83% de acordo com estudo “Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional”, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Mesmo que a quarentena não tenha acabado por completo, muitas empresas e setores estão retomando suas atividades econômicas e o trabalho presencial tem se tornado mais próximo novamente. Mais do que isso, mudanças permanecerão nas estruturas corporativas, mesmo em um mundo pós coronavírus. Portanto, a comunicação corporativa terá um papel ainda mais importante daqui para frente.
Uma comunicação corporativa eficaz dá diversos benefícios para as empresas, como:
- Melhora o clima organizacional;
- Fortalece a cultura organizacional;
- Diminui de ruídos de comunicação;
- Fortalece a marca;
- Dá diferencial competitivo;
Como investir em comunicação corporativa?
Cuidar das pessoas em momento de crise é ainda mais importante para um negócio e, seja para voltar a receber os seus funcionários ou para manter o home office, vale a pena rever suas estratégias de comunicação corporativa e ter atenção a alguns pontos!
Mantenha a comunicação clara e um canal de informações oficiais
Com a grande circulação de boatos e fake news é natural que essas informações também cheguem à organização. Por isso, é preciso ter atenção aos canais de informações oficiais para que os colaboradores recebam comunicados e atualizações necessárias e não gerem burburinhos com suspeitas.
É importante ser claro e transparente em relação a possíveis impactos da crise na empresa e informar os funcionários sobre ações e procedimentos que serão tomados.
Reforce a importância da saúde física e mental
Em tempos de crise sanitária, a saúde deve ser um dos grandes pontos de atenção com os colaboradores. É essencial que, em sua comunicação interna, a empresa tenha ações para reforçar o cuidado contra o coronavírus, assim como a importância da higiene e segurança.
Mais do que saúde física, é também imprescindível que as organizações tenham atenção à saúde mental do colaborador. Em tempos como esse, o estresse e acidentes de trabalho podem ser grandes vilões da empresa.
Motive os colaboradores
Mais do que nunca, é hora de manter os colaboradores engajados para entregarem o melhor de seus trabalhos em busca dos objetivos gerais do negócio. Seja de forma remota ou presencial, é preciso criar ações para que todos se mantenham alinhados e motivados.
Além de atividades de trabalho, vale a pena investir em treinamento, desenvolvimento, troca entre times, desenvolvimento organizacional, entre outros.
Tenha atenção à volta das equipes as empresas. Mais do que investir em equipamentos de proteção individual e de higienização, é preciso fornecer insumos para de fato proteger o seu colaborador e fazer com que ele se sinta seguro nesse ambiente.
Tenha uma equipe de gestão de crise
Dependendo do tamanho da empresa, pode ser interessante montar uma equipe de gestão de crise, isto é, compor um time estratégico com integrantes de diversos setores que são capazes de agregar diferentes visões e soluções para a organização.
Ter uma estratégia de comunicação interna, com foco em objetivos e acompanhamento dos colaboradores é essencial para que eles se sintam de fato pertencentes ao negócio e, consequentemente, produzam da melhor forma.
A comunicação interna não pode ser esquecida no pós-quarentena, muito pelo contrário, deve ser reforçada com boas ações de recepção aos colaboradores, dando segurança para que seus trabalhos sejam retomados.
Como a sua comunicação tem trabalhado a favor de seus colaboradores? Tenha atenção a esse momento e não esqueça desse recorte tão essencial para seu negócio!
Por Lucas A. Silva – Via Outreach Analyst