Cada vez mais a tecnologia entra dentro da vida das pessoas de formas mais sutis e algumas vezes de formas mais óbvias. O caso da automação pode ser um dos exemplos que mistura o sutil com o óbvio, sendo um tipo de tecnologia extremamente prática que oferece uma série de benefícios para a vida do ser humano, ainda mais com a questão da gestão de tempo no dia-a-dia. Muitas pequenas ações que podem tomar entre 10 ou 15 minutos do tempo de uma pessoa podem ser evitadas através de tecnologias para automatizar processos dentro da residência.
A tecnologia de automação torna uma casa muito mais segura e faz a vivência dentro dela ser muito mais vantajosa, afinal a automação é feita para tornar os processos mais simples em algo ainda mais prático para o dia-a-dia da pessoa que precisa focar apenas no que mais importa. Muitos ouvem falar sobre a automação dentro de empresas, mas saber sobre o que é a automação residencial é muito importante, pois essa tecnologia pode estar presente em grande parte das residências do futuro.
Portanto, quem gosta de estar ligado com as novas tecnologias do mercado precisa saber o que é a automação residencial, se vale a pena investir nessa tecnologia e quais os tipos de tecnologia para incluir dentro de uma casa segura e automatizada, otimizada especificamente para a praticidade.
O que é automação residencial?
A automação residencial é o tipo de tecnologia capaz de tornar ações que seriam manuais pelos donos da casa em algo automático feito por máquinas que dependem ou não da conexão com a internet para funcionar. A automação residencial é, muitas vezes, resumida às câmeras, portões automáticos, luzes inteligentes e etc.
Porém, até mesmo produtos muito mais baratos podem ser itens que contribuem para a automatização de uma casa, portanto o investimento para começar a ter mais segurança e praticidade através dessas tecnologias não precisa ser extremamente alto. É possível fazer uma automação residencial sem que haja muito dinheiro gasto para o processo.
Em geral, a automação gera e agenda processos dentro de uma casa, mas também pode ser feita por meio de robôs que atendem as demandas dos donos. A automação depende de sistemas inteligentes ou integrados.
Vale a pena investir na automação?
Por sua taxa de segurança e a praticidade ao facilitar vários processos do dia-a-dia, é possível dizer que a automação pode ser o futuro para muitas residências ao redor do mundo. Apesar de ser um luxo para poucos atualmente, o plano do mercado é baratear o custo desses produtos que ajudam na automatização, permitindo que pessoas de todas as classes tenham acesso para esse tipo de segurança que evita roubos, perda de tempo e praticidade para realizar serviços diários.
Quais os equipamentos necessários para ter uma casa segura e automatizada
Apesar do que muitos imaginam, a automação residencial vai muito além de câmeras de segurança e luzes automáticas, ela pode iniciar-se com produtos muito mais em conta para todos os bolsos. Existem 7 equipamentos indispensáveis para introduzir uma residência para os benefícios da automação.
Assistente virtual
Cada vez mais é crucial ter praticidade no dia-a-dia e assistentes virtuais possuem os benefícios exatos que tornam pesquisas simples, escutar música e até relaxar em um ato muito mais rápido. Os também chamados de smart speakers são os itens de automação residencial mais populares no mundo, além de serem o primeiro passo para uma casa inteligente. Alguns exemplos dessa tecnologia seriam a Alexa da Amazon e o Google Assistente.
Controle infravermelho
O controle infravermelho é um tipo de tecnologia que se conecta a todos eletrodomésticos, sendo um controle universal ou também chamado de HUB. Eles possuem função de se conectar com eletrodomésticos que não possuem conexão com os assistentes virtuais.
Iluminação com lâmpadas inteligentes
Sendo uma tecnologia de automação mais conhecida, as luzes com lâmpadas inteligentes possuem programação que fazem elas ligarem ou desligarem de acordo com um horário específico programado. Em alguns casos, as luzes ligam de acordo com sons específicos, como o som de palmas.
Aparelhos eletrônicos smart
Outro tipo de eletrônico comum para a automação que muitos já conhecem são os eletrônicos inteligentes, como as smart TV ou eletrodomésticos smart. Eles possuem conexão com os assistentes virtuais.
Limpeza automatizada
Os pequenos robôs de limpeza podem ser controlados por controle remoto e é possível encontrar opções smart desses robôs, além de outras opções mais acessíveis com preços mais baixos.
Fechaduras eletrônicas
As fechaduras eletrônicas ou smart locks são feitas para acabar com as chaves e a necessidade de tomar cuidado para não perder essas. Quando falamos em automação residencial, muitas fechaduras digitais permitem o gerenciamento através de aplicativos para celular.
Câmeras de segurança
De forma geral, as câmeras de segurança são as mais famosas formas de automação residencial e não precisam de alto investimento para serem implementadas em casa.