A divulgação adequada do seu negócio é a chave para o sucesso, seja qual for o tamanho dele. É por meio dela que se alcança o público certo além de se posicionar no mercado. Sem essa atividade a empresa fica estagnada e, consequentemente, fadada a falir.
Porém, divulgar a sua empresa não deve ser um trabalho aleatório, pois sem o devido planejamento você só irá desperdiçar recursos e orçamentos. Além disso, falhas na divulgação podem prejudicar outras áreas da empresa e colocar tudo a perder.
Pensando em te ajudar, listamos alguns erros cometidos no momento da divulgação de produtos e serviços para você e sua empresa não os cometerem mais.
1 – Não conhecer seu público-alvo
Quando dizemos para você conhecer o seu público-alvo não estamos falando simplesmente de saber quem contrata os seus serviços. Para fazer um trabalho de divulgação eficiente é necessário conhecer o público a fundo.
Isso quer dizer saber o nome, idade, nível social, ocupação, formação familiar, necessidades, expectativas e outras informações que te ajudarão a falar com as pessoas certas no momento certo.
Muitos profissionais e empresas têm dificuldade em produzir resultados positivos nas suas ações de marketing justamente por acharem que as mesmas estratégias e linguagens servem para todo o tipo de público.
Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Se a sua empresa atende outras organizações, a sua divulgação deve ser diferente do que é feito por aquelas destinadas ao público em geral. Caso contrário ficará muito difícil convencer empreendedores de que você é a melhor opção para realizar o serviço.
Por exemplo, para uma empresa de paisagismo que presta serviços de empresa de paisagismo é de suma importância entender dos gostos do cliente, que tipo de plantas em geral ele aprecia, qual é o orçamento médio disponível, o tamanho das áreas a serem trabalhadas, entre outras coisas. Desse modo, fica mais fácil saber quais os tipos de serviços devem ter maior destaque na divulgação.
2 – Linguagem inadequada
Outro erro comum está ligado à linguagem utilizada nas peças de divulgação. O que acontece é que muitas empresas usam uma linguagem não condizente com o perfil do público. Isso acaba gerando resultados negativos e falhas na comunicação com possíveis clientes.
Como o objetivo é atrair mais clientes para o negócio, o importante é falar de uma forma que o seu público entenda e se identifique. É como se você fosse um vendedor tentando convencer o comprador a levar o seu produto: se a sua loja é mais popular não adianta utilizar uma linguagem rebuscada e cheia de termos técnicos pois o outro lado não vai entender ou se convencer.
No exemplo do tópico anterior a empresa não deve utilizar termos técnicos para explicar em sua redes sociais sobre os serviços oferecido quando as postagens forem destinadas ao público em geral.
No entanto, se a persona em questão é alguém que já conhece e contrata regularmente um projeto de jardim residencial, por exemplo, vale a pena investir em conteúdos e peças de divulgação mais específicos sobre a área, que a ajudem aprimorar ainda mais seus conhecimentos.
3 – Cópia de sucesso sem adaptação
Obviamente se você não tem muita experiência em divulgar o seu negócio é super válido dar uma olhada no que a concorrência está fazendo para atrair e fidelizar clientes. No entanto, é preciso ter em mente que inspiração não deve ser sinônimo de cópia.
Sendo assim, para começar a estruturar sua divulgação, por exemplo, não há problema uma empresa de reforma ter como guia exemplos de fórmulas de sucesso da concorrência, o erro está em não adaptar para realidade da sua empresa.
Pense só, nem tudo que está em alta no marketing voltado para a construção civil de fato se encaixa no seu nicho ou tamanho de negócio. Portanto, simplesmente usar o que é tendência sem nenhum contexto é jogar dinheiro fora.
Além disso, a sua empresa corre o risco de perder a identidade própria e não passar confiança e credibilidade.
Portanto, ao montar o planejamento de divulgação seja honesto consigo mesmo e escolha estratégias e ferramentas que realmente façam sentido para os seus objetivos e recursos disponíveis.
4 – Não ter estratégias de marketing bem definidas
Ao contrário do que muitos pensam o marketing é uma área extensa repleta de recursos e estratégias. Por isso, as peças que formarão o seu planejamento
serão definidos a partir dos objetivos esperados.
Muitas empresas, inclusive, erram ao adotar apenas uma estratégia ou ao definir que caminhos seguir porque não consideram fatores como: orçamento disponível, objetivos, metas e prazos. Tudo isso é fundamental para estabelecer onde se quer chegar e acompanhar se as ações realmente está dando certo.
Por isso, usar as ferramentas de marketing certas é imprescindível. Dentro da divulgação você pode optar pela produção de conteúdo para sites e blogs, conteúdos para as redes sociais, email marketing, participação em feiras especializadas, palestras, entre outras coisas.
Uma ótima forma de observar quais são os canais mais utilizados pelo seu público é pesquisando por palavras-chave do seu segmento na internet.
Por exemplo:
Se você tem uma empresa do ramo de dedetização pesquise por termos específicos como “preço dedetização ratos” ou “desinsetização preço”. Assim, será possível verificar quais os principais tópicos de interesse da clientela, onde eles o consomem, entre outras coisas.
Na hora de decidir escolha as soluções de marketing que possam ajudar da melhor forma a fortalecer a sua marca, fazê-la ser reconhecida e chegar aos seus clientes de forma rápida e direta.
4 – Escolher as plataformas erradas
Assim como existem linguagens e estratégias ideais para cada tipo de público e empresa também existem as plataformas certas para o sucesso da divulgação.
Pela grande facilidade proporcionada pelos meios digitais muitas empresas focam em todos os sites e formatos disponíveis e no final não conseguem atingir ninguém.
O que acontece é que cada plataforma tem um público e propostas diferentes. Por isso, é importante ter consciência das possibilidades de alcance de cada meio e qual se encaixa melhor na sua estratégia.
No caso da construção civil as plataformas mais indicadas são o linkedin e instagram e sites especializados em divulgar serviços e empresas deste ramo, como.
5 – Ausência nas redes sociais
Por falar em plataformas, um dos piores erros a ser cometido quando se fala do marketing moderno é não investir nas redes sociais. Seja qual for os seus objetivos com a divulgação eles precisam, obrigatoriamente, passar por elas.
Por ser uma ramo muito específico profissionais e empresas da construção civil deixam de investir em conteúdos para as redes sociais por acharem que ninguém irá se interessar.
Entretanto, o que acontece é exatamente o oposto. As redes sociais servem não só para divulgar marcas, mas também para passar credibilidade.
Portanto, a empresa de paisagismo do exemplo anterior pode mostrar ao seu público que realmente entende de projeto de jardim de inverno ou que tem experiência em grandes projetos da construção civil por meio de seus perfis.
Por isso, não deixe de estruturar um plano exclusivamente para esse meio contando com o auxílio de um planejamento redes sociais para organizar melhor o calendários de postagens, a identidade visual dos perfis, entre outras coisas.
6 – Falta de interação
Esse é outro item relacionado ao uso das redes sociais. Pense no seguinte cenário: Você conhece seu público, faz postagens nas redes regularmente, mas os resultados continuam sendo muito fracos.
Bom, para que a comunicação nas redes sociais realmente seja efetiva é preciso engajamento por parte dos seus seguidores. Isso quer dizer fazer com que eles falem de você e com você.
A melhor forma de fomentar o engajamento é por meio da interação com os seguidores. Isto é, se comunicar diretamente com as pessoas para que elas sintam que estão sendo vistas e ouvidas e que podem contar com a sua empresa.
Um escritório de projetos de engenharia, por exemplo, pode e deve fazer postagens com dicas e curiosidades sobre a área e fotos e vídeos do dia a dia dos projetos realizados.
No entanto, para que esses conteúdos tenham um bom alcance e realmente despertem a curiosidade de quem os vê será necessário que o escritório responda os comentários, faça posts que convidem os seguidores a dar opiniões e tirar dúvidas e encorajar clientes a compartilharem suas experiências com a empresa.
Agora que você sabe alguns erros que prejudicam a divulgação da sua empresa, chegou a hora de rever as suas ações de marketing para detectar se há algum deles impedindo que os resultados positivos cheguem.
Texto produzido por Business Connection