Veja como a tecnologia está mudando as instituições bancárias.
Nos últimos anos, as inovações tecnológicas mudaram diversas áreas do nosso cotidiano, desde a nossa forma de se comunicar com as pessoas até a maneira como os bancos funcionam.
Atualmente, é possível encontrar desde bancos que aprovam com score baixo até opções de carteiras digitais que rendem mais que a poupança. Isso é possível por conta do aprimoramento feito nos processos bancários, que garante que as análises de crédito sejam melhores e mais seguras.
Esse aprimoramento foi feito por conta de tendências tecnológicas que estão revolucionando o setor. Neste artigo, você conhecerá mais sobre essas tecnologias e como elas podem impactar os bancos.
1 – Pagamentos mais rápidos
Com um consumidor mais exigente e o crescimento de uma geração acostumada com processos mais instantâneos, a grande tendência do momento são os pagamentos rápidos. Já podemos ver isso surgindo com o Pix, modalidade que entrou em vigor no final de 2020 e já é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil.
Mas o Pix não é a única modalidade de pagamento rápida que existe. Além dele, também temos as E-wallets, uma tecnologia que permite pagar a partir dos dispositivos móveis, sem a necessidade de cartões de crédito. Ela é geralmente feita a partir dos QR Codes ou do NFC (pagamento por aproximação).
Outra modalidade muito utilizada é o pagamento pelas redes sociais, que se tornou famosa com a pandemia, já que os consumidores começaram a realizar mais compras online e passar mais tempo nas redes sociais.
Hoje, é possível fazer pagamentos pelo WhatsApp. Fora do Brasil, o Instagram também permite que os consumidores realizem os pagamentos diretamente pelo aplicativo.
2 – Inteligência Artificial
Também conhecida pela sigla IA, essa tecnologia está presente em muitas ferramentas do nosso dia a dia, e os bancos não ficaram de fora. Com a Inteligência Artificial, eles conseguem processar e analisar uma grande quantidade de dados e promover mais rapidez nos seus processos.
Além do rápido processamento de dados, a IA também ajuda nos procedimentos de backoffice a partir da criação de fluxo de trabalhos automatizados e inteligentes, que conseguem realizar um grande número de tarefas-padrão e, assim, trazer mais eficiência à operação.
Por conta dessas e de outras melhorias, os investimentos nessa tecnologia estão crescendo. Segundo uma pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as instituições bancárias aumentaram em 72% os investimentos feitos em Inteligência Artificial em 2019.
3 – Mobile Banking
Hoje, conseguimos acessar todas as nossas contas bancárias na palma da mão devido aos bancos digitais, que funcionam de forma totalmente online e oferecem aplicativos simples e fáceis de navegar e de cuidar das finanças.
Com o surgimento deles, até os bancos mais tradicionais se digitalizaram e criaram seus próprios aplicativos para facilitar a vida dos seus usuários e não perder seu espaço no mercado.
Por conta dessa movimentação, surgiu o Mobile Banking, uma grande tendência que faz com que o público utilize seus smartphones para realizar qualquer tipo de transação bancária.
Essa tendência também foi analisada pela Febraban, em um estudo de 2020, que mostrou que 51% das transações bancárias do país foram feitas a partir dos celulares, e que o uso do internet banking, que é feito por computadores, tem mostrado uma queda com o passar do tempo.
4 – Internet das Coisas
A Internet das Coisas, uma tecnologia em ascensão que promete fazer com que objetos comuns do cotidiano se conectem à internet e possam ser gerenciados pelos usuários por dispositivos móveis, vem mostrando crescimento no universo dos bancos.
As interações por essa tecnologia permitem que os bancos ofereçam aos seus clientes uma segurança maior nas transações entre os dispositivos, ofertas mais atrativas de produtos e serviços, atendimento personalizado e processos cada vez mais rápidos.
Com a chegada da internet 5G no Brasil, a Internet das Coisas pode ser positivamente afetada, garantindo que seu uso seja mais frequente por conta da conexão com uma internet mais rápida do que estamos habituados.
5 – Open Banking
Outra grande tendência bancária que teve uma forte expansão em 2021 é a tecnologia do Open Banking, que permite a abertura do compartilhamento de dados entre as instituições financeiras e também que cada cidadão tenha mais controle dos seus dados bancários que antes pertenciam às instituições financeiras.
Essa tecnologia, que está sendo supervisionada pelo Banco Central, promete ajudar os usuários em suas análises de crédito, além de dar mais liberdade para eles escolherem onde vão levar suas informações.
Com a tecnologia do Open Banking, as instituições financeiras conseguem aproveitá-la para criar serviços que são mais personalizados para a realidade de cada indivíduo, já que eles têm a possibilidade de ter acesso a mais dados bancários do que anteriormente.