5 dicas pra quem pretende começar a produzir vídeos para o Youtube

5 minutos de leitura

Confira cinco dicas importantes de audiovisual para planejar e começar a produção de vídeos para seu canal do Youtube.

O Youtube é uma das maiores e mais populares plataformas para produção de conteúdos audiovisuais da atualidade. Podemos dizer que todos usamos o site para assistir alguma coisa diariamente, tendo em vista que o Youtube conta com uma série de canais que apresentam diferentes tipos de conteúdo para entretenimento, comunicação e marketing digital.

Para quem está interessado em investir na produção de vídeos, o Youtube é um campo aberto para que criadores de conteúdo audiovisual criem seus canais e divulguem seus vídeos visando atingir um público-alvo que navega pelo site.

Por conta disso, tanto criadores de conteúdo independentes quanto empresas, profissionais do audiovisual, artistas e influencers podem investir na produção de vídeo para youtube para conquistar espectadores, aumentar o alcance do seu conteúdo e gerar lucro.

Que tal abrir seu canal e se tornar um produtor de vídeos para youtube? Nós separamos cinco dicas que com certeza irão te ajudar a começar sua produção de conteúdo para o site de vídeos mais popular do mundo! Confira abaixo:

●     Defina um tipo de conteúdo

Todo canal do Youtube segue uma determinada linha de produção de conteúdo. Sendo assim, é muito importante definir qual conteúdo será o foco para que o material publicado no site atinja o público-alvo de espectadores que você deseja atingir.

Pense a respeito sobre o que você deseja comunicar ao público do Youtube. Após isso, produza roteiros de acordo com o tema que você deseja tratar em cada vídeo, pense na duração que seu vídeo deve ter e para qual público a linguagem deve ser direcionada.

●     Faça um cronograma de produção

Tão importante quanto saber qual tipo de material você irá produzir para o Youtube, é estabelecer um cronograma de produção para que o canal que você possui tenha conteúdos novos com frequência.

A maioria dos canais do site realiza atualizações constantes, aumentando a quantidade de vídeos semanalmente ao subir um novo material na plataforma. Pensando nisso, determine um dia ou dois na semana no qual sairão novos vídeos e foque em produzir vídeos para cumprir com essa demanda auto estabelecida.

●     Adquira um bom equipamento

Para produzir um material de qualidade é preciso contar com bons equipamentos de produção audiovisual para gravar e editar seus vídeos.

Os canais de grandes produtoras e empresas tendem a investir em equipamentos profissionais de alto desempenho. Contudo, se você é um criador de conteúdo amador e não conta com um bom valor de investimento, foque em adquirir equipamentos que consigam filmar imagem com qualidade, lidar bem com a iluminação artificial e natural e captar um som limpo.

●     Saiba como gravar seus vídeos

Em um canal do Youtube, é importante priorizar imagem, áudio e iluminação para criar vídeos interessantes, bem feitos e que conseguem transmitir a mensagem do conteúdo de maneira clara para que o espectador não se sinta incomodado ao ver seu vídeo.

Outras questões que também devem ser pensadas é a criação de um cenário interessante para gravar os vídeos do canal no mesmo ambiente, a instalação de um microfones para captar o áudio e a adequação da luz artificial para que a pessoa em frente ao vídeo tenha uma imagem nítida.

●     Elabore uma linha de edição de áudio e vídeo

A edição de um vídeo para Youtube é o ponto final definitivo da produção audiovisual para o site, tanto para adequar a duração do vídeo de acordo com o público-alvo, quanto para definir uma estética própria para seus vídeos.

O ponto básico da edição é organizar o que está gravado. Portanto, adquira um bom software de edição de vídeos e invista em edições para melhorar a luz, destacar imagens, limpar o áudio e encaixar o som com a filmagem. De maneira adicional, vale a pena inserir trilha sonora e efeitos que complementam o trabalho final.

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo