4 Tecnologias para deixar a sua empresa mais segura

6 minutos de leitura

Com a violência crescente em nosso país é de extrema importância investir em segurança, seja para sua casa ou empresa, precisamos estar bem equipados para evitar qualquer tipo de ataque. 

Se você tem uma empresa e deseja estar com um olho mais atento para a segurança dela, fique a final da leitura que vamos te orientar com algumas dicas de segurança que você pode implementar na sua empresa.

Com a tecnologia crescente, ela com certeza só tem a somar quando o assunto é segurança. A tecnologia pode fazer a sua empresa muito mais segura. O preço das instalações pode ser um pouco salgado, mas isso é um ótimo benefício para seu negócio além de trazer segurança para você e seus funcionários. 

Hoje em dia existem muitas empresas especializadas que você pode contratar para fazer esse tipo de serviço na sua empresa. Na qual eles vão te apresentar soluções bem práticas e modernas para o dia a dia. 

Assim como um expurgo hospitalar é importante para um hospital, a segurança do seu patrimônio também é. Você deve cuidar desse assunto com quem entende e oferecer o melhor para sua empresa.

Veja a seguir algumas das tecnologias que podem ajudar na hora de fazer a segurança do seu local de trabalho.

Faça o controle de acesso

Quando o assunto é controle de acesso, a tecnologia só tem a agregar, com esse tipo de ferramenta a empresa consegue fazer o controle de quem entra e sai, entre pessoas, cargas e veículos.

Com esse recurso fica muito mais fácil acompanhar o movimento fazendo com que o dia a dia fique mais seguro. Além disso, você consegue acompanhar tudo o que está acontecendo dentro da empresa em tempo real, é como se fosse algo fora da caixa, muito mais acessível.

Hoje em dia você pode fazer o controle de acesso por diversos meios, como, cancelas ou catracas e o acesso pode ser liberado através de tags, biometria, crachás, cartões, entre outras coisas. 

Circuito Fechado de Televisão (CFTV) 

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV), é uma ferramenta que possibilita otimizar a segurança, dando mais praticidade para empresa no cotidiano. Esse recurso conta com câmeras de monitoramento instaladas dentro e fora das dependências do local, isso permite que tudo seja vigiado 24 horas por dia, todos os dias da semana.

E se for ligado a uma central a equipe especializada poderá fazer o monitoramento e agir quando necessário. Além disso,  o recurso pode ser acessado de celulares, computadores, notebooks e tablets.

Isso permite que o gerente ou dono da empresa acompanhe as imagens, mesmo que não esteja nas dependências.

Alarme perimetral

Esse é um recurso muito útil para as grandes indústrias, fábricas e empresas. O objetivo do alarme perimetral é acompanhar o que está acontecendo na parte de fora do local, isso inclui seus pontos de acesso principais.

Com esse sistema é possível evitar que uma ação criminosa aconteça disparando um alarme sonoro sempre que ver algo suspeito. Dessa forma você vai evitar algumas situações de perigo, proteger seu patrimônio, evitar prejuízos e protege seus funcionários.

Detector de incêndios

Em uma grande empresa os cuidados devem ser frequentes em todas as áreas do local. Além de todos esses itens de segurança mencionados acima, é muito importante que seu patrimônio conta com um bom sistema para detectar incêndios.

Por meio desses detectores, vários danos podem ser evitados e também vai proteger a vida de seus colaboradores. Assim como o próprio nome já sugere, essa ferramenta serve para sinalizar início de incêndio.

O detector de incêndios é composto por diversos itens, que são:

  • Detector de chama e fumaça;
  • Sensores de mudança de temperatura;
  • Vídeo analítico.

Todos esses itens são instalados nas dependências do prédio da sua empresa, fábrica ou indústria. Todo esse sistema é ligado a uma central de alarme que também é instalada no prédio e vai emitir um sinal quando alguma coisa anormal for detectada. 

Segurança de dados

Além da segurança do prédio em si, você também deve se preocupar com a segurança dos dados da sua empresa. Para isso, você também pode contar muito com a ajuda da tecnologia. 

Você deve proteger suas informações e de seus clientes tanto quanto você protege seu patrimônio físico. Pois, ter informações roubadas pode te causar um enorme prejuízo e muita dor de cabeça. 

Por essa razão também deve investir em uma equipe de TI para garantir a segurança dos seus dados. Veja a seguir alguns passos para deixar suas informações guardadas a sete chaves.

  • Saiba proteger sua rede de Wi-Fi (coloque uma senha forte);
  • Mantenha seus sistemas sempre atualizados;
  • Tenha um bom antivírus;
  • Use o certificado de SSL no site da sua empresa;
  • Nunca deixe de fazer o backup dos dados;
  • Faça um bom treinamento com sua equipe, para a segurança de dados;
  • Use uma proteção legalizada.

Com todas essas dicas você está mais que informado para deixar seu patrimônio com toda a segurança necessária.

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo