A pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), transformou os modelos de trabalho e revolucionou o mercado corporativo. Afinal, uma das medidas mais assertivas no combate ao vírus é o isolamento social, que visa a redução dos níveis de contaminação da doença.
Nesse sentido, é importante destacar que na medida em que a frase ‘’fique em casa’’ ganhou destaque na população, o home office conquistou o seu espaço no mercado de trabalho e na vida de boa parte dos trabalhadores e empresários.
Dessa forma, não é difícil mencionar que o trabalho remoto se tornou uma realidade em muitas empresas. Isso porque, além de contribuir com o isolamento social, ele gera uma série de vantagens, tanto para o colaborador, quanto para a empresa.
Mas, é comum observar que muitos profissionais não conseguem manter a produtividade durante o home office. Pensando nisso, listamos a seguir, 4 dicas simples para fazer um trabalho remoto mais produtivo. Continue lendo!
1. Crie um ambiente de trabalho
Embora trabalhar em casa seja o sonho de muitos profissionais, essa modalidade pode ser um grande desafio. Afinal, o conforto de casa também é um vilão. Por isso, crie um ambiente de trabalho agradável, cômodo e que seja tranquilo.
Além disso, lembre-se de definir um cantinho inspirador, que seja livre de distrações e com itens que você precisa para executar as suas atividades, como arara de parede. Outro ponto que deve ser evitado é trabalhar no quarto ou próximo a objetos de descanso.
2. Não use pijamas
Como mencionamos acima, não é interessante trabalhar perto da cama ou demais itens que estejam associados a momentos de descanso. Nesse sentido, usar pijama durante o seu período de trabalho também pode interferir na sua produtividade.
Isso acontece porque o seu cérebro associa essas peças a momentos de descanso, fazendo com que o seu trabalho seja influenciado. Mas, isso não significa que você não deve utilizar roupas confortáveis, mas sim que deve ter cautela com os trajes.
O ideal é manter a mesma rotina do escritório: acorde cedo, tome um banho, escolha uma roupa confortável ou uniforme profissional e faça o seu café. Essa é uma ótima alternativa de manter a produtividade e o bom desempenho.
3. Faça pausas
Realizar pequenas pausas durante o expediente também é um fator que influencia na produtividade. Então, já que você está em casa, separe 15 minutinhos do seu dia para beber água, brincar com o PET, conversar com a família e checar as redes sociais.
Aproveite esse tempo para conferir as notícias, ler um livro, instalar um silestone, se alongar ou até mesmo estudar um outro idioma.
4. Faça reuniões com sua equipe
Por fim, é importante ressaltar a necessidade de alinhar informações e estratégias com a equipe. Afinal, só assim é possível trocar ideias, promover melhorias e analisar o desempenho de trabalho.
O Google, por exemplo, disponibiliza algumas ferramentas gratuitas para o home office. Duas delas são para reuniões em vídeo: O Hangouts Meet e o Hangouts Chat. Sendo assim, utilize-as a seu favor!
Gostou do nosso post sobre como ser produtivo no home office? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!