Se sua empresa faz parte do mercado B2B (business to business ou negócios para negócios), então ter uma quantidade de vendas adequadas é mais que essencial.
Afinal, em qualquer indústria que vende para outras empresas, como as que fornecem molde de injeção plástica, por exemplo, as despesas operacionais e gerenciais podem ser extremamente altas, e por isso, também é necessário ter um faturamento sempre alinhado.
Essa é uma das principais diferenças desse mercado para o B2C (business to client ou negócios para clientes), onde a empresa que vende diretamente para o consumidor final pode ter uma maior simplicidade no controle financeiro.
Ou seja, uma empresa que atua no mercado B2B precisa ter estratégias para alavancar as vendas e a comunicação de maneira diferente e personalizada.
Tendo isso em mente, nós elaboramos este conteúdo para te mostrar como é possível como alavancar as vendas dentro do mercado B2B com estratégias do marketing industrial! Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?
1- Saiba exatamente sobre o seu cliente
A primeira estratégia é a de reconhecimento de todos os detalhes sobre o seu público-alvo. Afinal, direcionar seus produtos e serviços com o máximo de precisão para os seus clientes será a base do sucesso!
E uma das formas de conhecer melhor os seus clientes é entendendo os seu problemas e situações nos quais eles estão enfrentando.
Se sua empresa realiza manutenção de chiller, por exemplo, entenda a razão dos clientes contratarem esse tipo de serviço e quais as suas principais motivações.
Uma das formas de conseguir informações relevante sobre as características do seu público é realizado pesquisas com os atuais clientes da sua empresa. Você pode oferecer descontos, promoções, oferecer conteúdos, entre outros em troca de uma rápida pesquisa para captar informações, por exemplo.
2- Conheça a sua concorrência para alavancar as vendas
Você sabe de quantas empresas do seu ramo de atuação também realizam estratégias de marketing industrial para alavancar suas vendas?
Provavelmente, a maioria dessas empresas devem ter estratégias diferenciadas, e é essencial saber e conhecer cada uma delas.
Por isso, ao montar um plano de estratégias para alavancar as vendas, é importante atentar-se se cada estratégia pode se destacar diante da concorrência e conseguir captar ainda mais clientes.
Se você atua no ramo de manutenção de elevador, por exemplo, e analisou que os preços dos serviços estão acima do de mercado, por exemplo, adicionando um preço mais competitivo vai fazer com que o negócio consiga atrair novos visitantes.
3- Tenha multicanais de vendas
Mais uma estratégia eficiente dentro do mercado B2B é diversificar cada vez mais os seus canais de vendas.
Se os distribuidores já estão em seu limite máximo, então você pode começar a vender seus produtos e serviços em portais de vendas online e em marketplaces da internet!
Os portais de vendas e marketplaces são plataformas online, onde vários compradores e vendedores de determinados segmentos realizam os processos comerciais de compra e venda.
Ou seja, eles são basicamente um shopping online. Alguns desses portais mais conhecidos são o Mercado Livre ou o OLX, por exemplo.
4- Tenha uma boa gestão
Por fim, mais uma dica para sua empresa alavancar as vendas no mercado B2B é fazendo uma boa gestão do seu negócio, analisando e monitorando todos os resultados, além de também realizar sempre os melhores investimentos.
Acompanhe todos os setores e também a sua equipe de vendas, pois ela sempre estará mais próxima aos seus clientes!
Dessa forma, seu negócio pode se destacar e se desenvolver de maneira sustentável no mercado! E aí, gostou do nosso contéudo? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.