Conciliar a rotina de trabalho com os filhos por perto é desafiador, mas tem como ser produtivo. Confira as sugestões da Tecnobank para um home office sem estresse!
Escolas e creches fechadas, pais trabalhando em casa, rotinas alteradas de repente pela pandemia do coronavírus. É preciso buscar soluções para minimizar o estresse, facilitar convivência e produtividade. Ainda não encontrou o equilíbrio? Veja 15 dicas da Tecnobank para seu home office funcionar bem:
1. Cronograma, mas sem exagero
Enquanto você está em home office, defina horários e ocupações para seus filhos que permitam seu trabalho. Afinal, estão sem a escola, que tem uma função essencial de disciplinar nesse sentido.
Essa dica da Tecnobank ajuda a perceber quando eles devem “trabalhar” sozinhos. A sua rotina também deve ficar clara. Em outras palavras, estipule seus horários de almoço, intervalos, começo e fim do expediente. Dessa maneira, aumenta sua chance de sucesso no trabalho em casa.
Conheça 07 ferramentas que te ajudarão a organizar as tarefas e metas da vida pessoal e profissional.
2. Espaço para as crianças
Não basta criar um cronograma perfeito. Para a Tecnobank, um home office organizado pede um ambiente específico, limpo e livre de distrações para os pequenos. Encontre formas de estimular a diversão, evitar o tédio e, consequentemente, as interrupções.
Portanto, capriche nos brinquedos, blocos de papel, quebra-cabeças, canetas coloridas e até nos fones de ouvido com cancelamento de ruído. Isso auxilia na manutenção do foco – deles e seu, claro! Fica a dica da Tecnobank.
3. Seu local de trabalho
Pode ser uma escrivaninha, a mesa de jantar, um escritório, enfim, o importante é o recado simples e objetivo: quando você estiver no seu espaço, será horário de trabalho.
4. Nada de pijama
Vestir-se profissionalmente faz diferença tanto na sua produtividade quanto no entendimento dos filhos. Não precisa ser formal demais, porém, mantenha o ritual, para o cérebro e também para as demais pessoas saberem que é hora de concentração no seu home office.
5. Tecnologia, sua aliada
Use plataformas online de atividades, como muitas escolas já fazem. Siga o exemplo em seu home office, dando preferência a programas adaptáveis, de acordo com as habilidades e o nível de aprendizado do seu filho. Não sabe por onde começar? Peça indicações aos professores.
Tecnobank: dicas para o home office ideal
6. Atividades extracurriculares adaptadas
Falando em tecnologia (e disso a Tecnobank entende), que tal recorrer às ferramentas que você utiliza em videoconferências profissionais para entreter os pequenos? Apesar de algumas aulas não serem iguais às presenciais, as adaptações diminuem o desconforto do isolamento social e ensinam a ter jogo de cintura.
7. Horário para o recreio
As crianças podem estar tranquilas brincando sozinhas. No entanto, tirar 15 minutos para interagir com elas, participar do recreio, faz bem a todos. Lembre-se: você não precisa estar ocupado full time, principalmente porque estar em home office exclui o tempo de deslocamento. Mais um motivo para ser flexível.
8. Tarefas domésticas
Tem mais louça e roupa para lavar com os filhos em casa o dia todo? Não desanime; continue elogiando pelo senso de responsabilidade e cuidados com o espaço.
Siga favorecendo os bons hábitos e tenha mais tempo.
9. Recompensas
Você gosta de ser recompensado quando seu trabalho é valorizado, não gosta? As crianças também. Quando elas cumprirem os desafios do dia, recompense-as. Pode ser com um filme juntos, brincadeiras ou uma chamada de vídeo com um coleguinha para matar a saudade.
10. Revezamento com parceiro
Tem um horário ou prazo determinado para estar em uma ligação ou projeto? Reveze a supervisão das crianças com seu parceiro.
11. Plano B
Às vezes, a rotina de quem tem filhos pequenos é imprevisível, especialmente quando ficam doentes. A sugestão da Tecnobank para seu home office não ser prejudicado é ter um plano B.
Reserve pequenas folgas na agenda, ainda mais se você for principal responsável por eles.
Home office produtivo com ajuda da Tecnobank
12. Firmeza
Nem sempre as atividades vão agradar – e seu filho vai tentar fugir delas. Seja firme, como acontece na escola, mas sem assustá-lo.
Esse período de pandemia é diferente, até nós adultos não entendemos muitas coisas. Imagine as crianças… Entretanto, explique que você precisa de compreensão para que possa trabalhar e continuar a manter a casa, refeições, diversão etc.
13. Crianças são crianças, não custa lembrar
Os pequenos ficarão entediados, frustrados, quebrarão as regras de vez em quando, embora seu planejamento de home office seja impecável. Paciência. São apenas crianças. Respire fundo e prossiga.
14. Descobertas criativas
Esteja aberto a novos olhares e, principalmente, ao seu contexto, ao que você tem em casa. O que pode ser interessante para uns, não é para outros. Não tenha medo de improvisar.
15. Autocuidado
Fazer os próprios horários não deve ser sinônimo de sobrecarga.
Reserve uns minutos por dia para você ler um livro, praticar exercícios ou, simplesmente, não fazer nada. Seu rendimento e bem-estar agradecem.
Gostou? Aproveite as dicas da Tecnobank para deixar seu home office e seu dia a dia mais tranquilo. Além disso, quando a crise passar, certamente o relacionamento de vocês terá ganhos que talvez não estivessem sendo possíveis na antiga e corrida rotina.
Pense nisso e confira mais sugestões nesse post do Instagram.
Veja também: Exercícios em casa: canais e apps para manter a saúde física e mental na quarentena