Localizada na região metropolitana de Campinas, a cidade de Sumaré parece, à distância, um município de médio porte normal. São 282 mil habitantes em uma área de 153,465 quilômetros quadrados, o que garante uma densidade padrão para o porte da região.
No entanto, quando olhamos mais perto, percebemos que a cidade se destaca acima da média do seu porte, especialmente pelas suas excelentes condições econômicas. A começar pelo seu PIB, que é de R$6,796 bilhões, o equivalente a R$45.632,87 por habitante. No IDH, o valor é bem acima da média nacional: 0,762, que é considerado alto pelos padrões mundiais.
O que faz com que a cidade de Sumaré se destaque tanto assim? O seu grande potencial econômico é uma das respostas.
A FDI Magazine, uma revista britânica especializada em investimentos e economia, montou um ranking com as principais cidades da América Latina para se investir e a cidade de Sumaré ficou no Top 10 dos melhores municípios latinos.
Uma das razões para isso é bem simples de entender: o seu excelente custo-benefício em termos de investimentos.
A região se destaca por ter um valor médio de compra e aluguéis de imóveis muito mais baixo do que a concorrência de outras cidades da América Latina, inclusive para imóveis comerciais ou industriais.
Além disso, os insumos para empreendedores, como a energia elétrica, taxas e impostos, estão entre os mais baixos da América Latina inteira. Para se ter uma ideia, apenas uma cidade na Bolívia e uma no Ceará tiveram resultados melhores do que Sumaré em termos de custos para empreender.
No entanto, nenhuma delas consegue superar Sumaré em relação aos benefícios de investir na cidade. Em primeiro lugar, Sumaré está a apenas 1:30 hora de distância de carro de São Paulo, a capital financeira do país. Por isso, quem investe em Sumaré tem um dos menores custos de empreender na América Latina (e o menor do Sudeste brasileiro), mas ainda pode usufruir da proximidade com a cidade de São Paulo para vender seus produtos, receber de fornecedores ou ter reuniões com investidores.
Outro excelente motivo para empreender em Sumaré é o mercado interno da cidade e da sua região em si. Sumaré tem o segundo maior mercado consumidor da Região Metropolitana de Campinas, mas se destaca por poder suprir as demandas dessa região, mas também de toda a Região Metropolitana de São Paulo, isso sem falar no resto do Brasil.
Por causa disso, empreender em Sumaré é muito positivo. Não é à toa, por exemplo, que a cidade recebe uma grande variedade de multinacionais de médio e grande porte, dando empregos para os funcionários e vendendo para o mercado interno.
Além disso, existem muitas empresas nacionais de médio e grande porte em Sumaré. A oferta de produtos para o mercado interno é muito grande e positiva. Existem empresas de todos os segmentos na cidade e, por isso, os consumidores podem encontrar suprimentos para todas as suas necessidades.
Existem boas empresas de tecnologia, comida, roupas, brinquedos e auto peças em Sumaré SP. Uma das vantagens disso é que bons profissionais são atraídos mais facilmente para morar na cidade, além da excelente qualidade de vida e do baixo custo de aluguel.
Outro elemento que atrai e retem bons talentos dentro da cidade é o bom nível de salários médios que a população recebe, especialmente em comparação com o baixo custo de vida da cidade.
Na prática, isso faz com que Sumaré seja uma cidade melhor para os trabalhadores do que rivais próximos como Campinas ou Americana, além de ter condições melhores do que a capital São Paulo.
É claro que, na prática, Sumaré não conta com algumas das atrações e benefícios de São Paulo, mas tem compensações (como um clima mais tranquilo e menos correria). Além disso, caso o trabalhador queira aproveitar as vantagens de São Paulo, está a pouco menos de 1 hora e meia de distância.
Com tantas vantagens para os moradores, a cidade de Sumaré é um elemento que ajuda a atrair os melhores talentos, o que faz com que se crie um ciclo de crescimento: existem elementos materiais que atraem as melhores empresas, elas atraem os melhores talentos, os talentos são retidos e geram novos elementos materiais para novas empresas.
Não é à toa que o potencial econômico de Sumaré tem crescido de maneira sustentável e constante nos últimos anos e a cidade não parece ter atingido o seu teto ainda.
Desse modo, é seguro afirmar que ainda existe muito para que as empresas locais possam crescer, transformando Sumaré e região em um aquecido polo tecnológico e de negócios no estado de São Paulo, capaz de concorrer com o ABC e a própria região da capital paulista.
Até onde o potencial econômico de Sumaré levará a cidade? É difícil dizer. Já um dos melhores IDHs do estado, a perspectiva é que o município possam ensinar muitas coisas para o Brasil nos próximos anos.